NOVA AURORA

PARANÁ

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada 2025 celebrando os 150 anos de Maurice Ravel

Publicado em

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) dá início à temporada de 2025 com o primeiro concerto da Série Ouro, celebrando os 150 anos de nascimento do compositor francês Maurice Ravel. As apresentações acontecem no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) nos dias 20 de março (quinta-feira), às 20h30, e 23 de março (domingo), às 10h30, sob a regência do maestro titular e diretor musical Roberto Tibiriçá.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e no site Deu Balada. O concerto do dia 20 terá lugares numerados e classificação indicativa de 12 anos. No dia 23, os lugares serão livres e a classificação indicativa será de 7 anos. O evento conta com o apoio do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (Iaosp).

Programa homenageia um dos grandes nomes do impressionismo musical, Maurice Ravel (1875-1937), considerado um dos maiores orquestradores da história. Entre suas composições mais conhecidas está o icônico “Bolero”, criado em 1928. No programa do concerto, além de “Bolero”, outras obras emblemáticas do compositor estarão presentes, como “La Valse”, a suíte “Daphnis et Chloé” e o “Concerto para Piano em Sol Maior”, que contará com a participação especial do pianista Fábio Martino, solista convidado para a apresentação desta obra.

Leia Também:  Ponte na PR-323 entre Doutor Camargo e Jussara vai ser interditada nesta terça (22)

SOLISTA – Nascido em São Paulo em 1988, Martino iniciou seus estudos musicais aos cinco anos e, em 2008, mudou-se para a Alemanha para estudar na Universidade de Música de Karlsruhe. Reconhecido internacionalmente, ele já se apresentou em diversos países e é um dos principais pianistas brasileiros da atualidade.

Martino já se apresentou com a Orquestra Sinfônica do Paraná em outras três ocasiões, mas esta será a primeira sob a regência de Roberto Tibiriçá. “Há algum tempo já queríamos trabalhar juntos, e certamente fazer a abertura da temporada será muito especial. E tocar com a Orquestra Sinfônica do Paraná é sempre muito gratificante, com músicos que tocam com garra e energia e fazem a música ganhar vida”, afirmou Martino.

O concerto de abertura em homenagem a Ravel também faz parte das comemorações dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná. “Este é um ano de comemorações tanto para a Orquestra Sinfônica quanto para a música de concerto, com a celebração dos 150 anos de Maurice Ravel. Essa será certamente uma temporada memorável”, afirma Roberto Tibiriçá.

Leia Também:  Jardins de Água e Mel da Sanepar chegam a escolas do Sudoeste do Estado

ORQUESTRA – Fundada em 28 de maio de 1985, a OSP é a primeira e maior orquestra pública do Estado do Paraná. Com mais de 1.000 apresentações em seu histórico, já colaborou com diversos corpos artísticos do Teatro Guaíra em montagens de balés como “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, além de óperas como “Tosca”, “Carmen” e “Aída”. Seu repertório abrange aproximadamente 900 obras de 250 compositores, consolidando-se como uma das principais instituições culturais do país.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  DER-PR libera tráfego na Estrada da Graciosa à noite e mantém monitoramento

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Batalhão de Fronteira da PMPR apreende 503 kg de maconha em São Miguel do Iguaçu

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA