7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Museu Paranaense apresenta peça-instalação “O COVEIRO” no Festival de Curitiba

    Publicado em

    Em uma intersecção entre teatro, artes visuais e cinema, o Museu Paranaense (Mupa) apresenta dez sessões da peça-instalação “O COVEIRO” entre os dias 26 a 30 de março e 02 a 06 de abril, sempre de quarta a domingo, às 19h. O espetáculo integra a Mostra Interlocuções, do Festival de Curitiba, com entrada livre e gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes da sessão.

    Durante o percurso da peça, o ator Diego Marchioro monta, diante do público, uma instalação a partir de uma coleção de vídeos, obras de arte e fragmentos de textos. O trabalho convida os espectadores a viver uma experiência multidirecional — fruir uma peça de teatro, que durante sua duração, se transforma em uma instalação de artes visuais. A instalação resultante da peça fica aberta durante os horários de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 10h às 17h30, e ocupa a Sala Lange de Morretes.

    A ação propõe uma reflexão sobre arte, natureza, as relações entre espécies, nascimento e morte. Durante a apresentação, o ator se relaciona com vídeos dos artistas Beto Bruel, Isabel Teixeira, Cida Moreira, Ná Ozzetti, Nadja Naira, Edith de Camargo e Fernando de Proença — diretor da montagem.

    Leia Também:  Municípios devem indicar pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes até o final do mês

    Ele também interage com objetos visuais como uma “Máquina de Cavar”, criada pelo artista Guto Lacaz; a obra “Segunda Natureza”, de Milla Jung; um adereço de cabeça, criado pelo estilista Walério Araújo; e um mobiliário de cena, criado por Erica Storer – que também assina a cenografia de “O COVEIRO”.

    A trilha sonora é de Edith de Camargo e a iluminação de Beto Bruel. “O COVEIRO” também apresenta uma canção inédita composta por Ná Ozzetti.

    Para Gabriela Bettega, diretora do Museu Paranaense, não é por acaso que o Mupa se soma por mais um ano à programação do Festival de Curitiba. “Esta proposta transita entre teatro e artes visuais, alinhando-se a uma das nossas diretrizes, que é promover o diálogo transdisciplinar não apenas entre diferentes expressões artísticas, mas também entre a arte e ciência e a cultura em sua amplitude”, afirma.

    MESA DE CONVERSA – Além da peça, o Mupa promove uma mesa de conversa com Milla Jung e Paulo Reis, intitulada “Misturas – entrelaçamentos em ‘O COVEIRO’”.

    Leia Também:  Miniauditório do Guaíra receberá a peça BULL que aborda relações tóxicas

    No dia 05 de abril, sábado, às 15h, Milla Jung, autora de uma das obras mobilizadas na peça, e o pesquisador e curador Paulo Reis propõem percursos entre as artes cênicas e as artes visuais, que conectam diferentes linguagens, circuitos e recursos em experimentações que não se esgotam nelas mesmas, mas que se estendem e instituem territórios em aberto nessa mistura heterogênea e com futuros por vir. A entrada é gratuita.

    Serviço:

    “O COVEIRO” no Festival de Curitiba

    Data: 26 a 30 de março e 02 a 06 de abril, sempre de quarta a domingo, às 19h

    Entrada livre e gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes da sessão

    Local: Museu Paranaense | Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

    Mesa de conversa “Misturas – entrelaçamentos em O COVEIRO”, com Milla Jung e Paulo Reis

    Data: 05 de abril, sábado, 15h

    Entrada gratuita sem necessidade de inscrição prévia

    Local: Museu Paranaense | Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Carreta da Inovação chega a Cambé e Mauá da Serra com atividades gratuitas

    Published

    on

    By

    A Carreta da Inovação segue seu roteiro pelo Paraná e agora leva suas atividades aos municípios de Mauá da Serra e Cambé, na região Norte do Estado. O projeto oferece programação gratuita e aberta ao público, com foco em inovação, tecnologia, lazer e serviços ao cidadão.

    As atividades nas duas cidades ocorrem de terça-feira (08) a sábado (12). O atendimento funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado, das 9h às 12h.

    Em Mauá da Serra, a carreta ficará na Avenida Ponta Grossa, 480, Centro, em frente à prefeitura. Em Cambé, as ações acontecem na Rua Otto Gaertner, no Centro Cultural de Cambé.

    O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro. Entre as atrações estão demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.

    Leia Também:  Rede estadual: plataformas de apoio à aprendizagem se destacam no 1º semestre

    O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressalta que o objetivo é estimular o interesse de crianças e jovens pela ciência e tecnologia. “Temos observado grande participação de estudantes e da população idosa nas cidades por onde a carreta passou. Esse é nosso objetivo: popularizar a cultura da inovação no interior”, afirma.

    Desde janeiro, a Carreta da Inovação já visitou 16 municípios, incluindo Cândido de Abreu e Jandaia do Sul, onde encerrou suas atividades no sábado (5).

    Com duas unidades itinerantes equipadas com sala de aula, computadores, internet via satélite e estrutura multimídia, a carreta continuará percorrendo o Estado em 2025, oferecendo capacitação em robótica, inteligência artificial e transformação digital.

    Para acompanhar a programação completa e os próximos destinos da Carreta da Inovação, os interessados podem consultar o site ou o perfil no Instagram da SEIA.

    Serviço:

    Mauá da Serra – Avenida Ponta Grossa, 480, Centro (em frente à prefeitura)

    Cambé – Rua Otto Gaertner, no Centro Cultural de Cambé

    Leia Também:  Miniauditório do Guaíra receberá a peça BULL que aborda relações tóxicas

    Data: 08 a 12 de abril

    Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábado, das 9h às 12h

    Entrada gratuita

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA