NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Após reunião com deputados, Sanepar fará estudo para avaliar possibilidade de isenção de tarifa em Ponta Grossa

Publicado em

Deputados estaduais se reuniram nesta terça-feira com o presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, e com representantes políticos de Ponta Grossa para debater a crise hídrica que atinge o município. O encontro foi promovido pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), a pedido da deputada Mabeli Canto (PSDB).

Mabel destacou que os moradores de Ponta Grossa enfrentam diariamente os impactos da falta de água. “Estamos trabalhando e não medindo esforços para resolver esse problema. A Sanepar afirmou que está restabelecendo gradativamente o abastecimento na cidade”, ressaltou a deputada.

Durante a reunião, ficou acordado, a pedido de todos os representantes políticos presentes, que a Sanepar iniciará estudos para reduzir a tarifa de água referente ao período de desabastecimento em Ponta Grossa.

Mabel reforçou que seguirá monitorando a situação. “O Governo do Estado está comprometido em resolver essa questão. Nós vamos continuar acompanhando toda essa situação que atinge a nossa cidade”, concluiu.

Restituição

O deputado Fabio Oliveira (Podemos), que também participou da reunião, solicitou à presidência da companhia que avalie formas de restituir os cidadãos ponta-grossenses pelo desabastecimento. “A população de Ponta Grossa precisa ser restituída por essa falta d’água. Por isso, pedi ao presidente da Sanepar que avalie a possibilidade de redução ou isenção na tarifa de água, como foi sugerido pela prefeita Elizabeth Schimidt. É uma forma de compensar os dias em que a população foi prejudicada”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Deputada destaca criação do Fórum Paranaense de Economia Circular

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirmou que a prioridade é restabelecer o fornecimento de água e se comprometeu a avaliar o pedido.

A Sanepar informou que o abastecimento segue parcial em Ponta Grossa devido a um vazamento na adutora do Rio Pitangui ocorrido durante a noite, o que exigiu uma nova paralisação da unidade operacional.

Com isso, segundo a companhia, o abastecimento está sendo regularizado nesta terça-feira apenas nas seguintes regiões: Centro, Ronda, Nova Rússia, Santa Mônica, Santa Lúcia, Mezzomo, Tânia Mara, Baraúna, Jardim Aroeira, Alphaville e Jardim Ipiranga.

Uma peça especial foi fabricada e enviada para Ponta Grossa de helicóptero, permitindo a retomada da captação no início da tarde.

A Sanepar também informou que a expectativa é de que o abastecimento seja totalmente normalizado até esta quarta-feira (19).

Participações

Também participaram da reunião os deputados Marcelo Rangel (PSD), Moacyr Fadel (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Flávia Francischini (União) e Márcia Huçulak (PSD), além dos diretores da Sanepar Sérgio Wippel, de Operações, e Bihl Zanetti, do setor Comercial.

Fonte: ALPR PR

Leia Também:  Atuação do crime organizado no comércio de combustível pode motivar instalação de CPI na Assembleia

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Itinerante e Procuradoria da Mulher são finalistas do prêmio Curitiba Mais Criativa

Published

on

By

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem duas iniciativas finalistas do prêmio Curitiba Mais Criativa, realizado pelo evento World Creativity Day 2025, que fomenta e premia ações inovadoras. A Assembleia Itinerante concorre ao prêmio na categoria Criatividade na Gestão Pública, enquanto a Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) está entre as indicadas em Inovação Social e Impacto Comunitário.

A cerimônia de premiação ocorre no dia 23 de abril, no Hard Rock Café, em Curitiba. Ao todo, 98 iniciativas foram avaliadas pela organização do prêmio, distribuídas em 13 categorias. Elas contemplam áreas como gestão pública, negócios, gastronomia, design, sustentabilidade, moda, entre outros. A realização é da World Creativity Organization.

“É o reconhecimento público de duas iniciativas da atual Legislatura da Assembleia Legislativa do Paraná que visam aproximar o Poder Legislativo da população e trazer benefícios diretos aos cidadãos e cidadãs paranaenses”, celebra o presidente da Alep, deputado estadual Alexandre Curi (PSD).

“Fico muito feliz de a Procuradoria da Mulher da Assembleia estar entre os finalistas do Prêmio Curitiba Mais Criativa, na categoria Inovação Social e Impacto Comunitário. Nosso trabalho como procuradora é dar acolhimento às mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. É dar um abraço e dar o auxílio que for necessário”, comemora a procuradora especial da Mulher da Alep, deputada Cloara Pinheiro.

Assembleia Itinerante permite políticas públicas mais assertivas, destaca Curi

Leia Também:  Atuação do crime organizado no comércio de combustível pode motivar instalação de CPI na Assembleia

Finalista da categoria que premia soluções no setor público que melhoram a vida dos cidadãos, a Assembleia Itinerante leva a Alep ao interior do Paraná desde abril de 2023 – há dois anos. Curi ressalta a importância da iniciativa para o Legislativo “compreender as diferentes realidades e voltar para Curitiba com ideias mais assertivas de políticas públicas”.

Durante as edições, o Parlamento é instalado nas feiras e festas dos municípios paranaenses, promovendo um canal direto entre a população e as ações parlamentares. Nos eventos e no site oficial da iniciativa, a população tem a oportunidade de apresentar demandas e sugestões.

Até então, foram realizadas 21 sessões de interiorização. A última, organizada entre os dias 8 e 11 de abril na ExpoLondrina, teve como novidade a oferta de serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e da Escola do Legislativo.

Concorrem também na categoria Criatividade na Gestão Pública as iniciativas “Eficiência na Gestão Pública: Aplicação da Notação BPMN em um Órgão Licenciador do Paraná” e “Fiscaliza Pedágios – Paraná”.

“Gratificante”, avalia deputada Cloara Pinheiro

Criada em 2019, a Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) defende os direitos da mulher e promove políticas públicas para proteção e empoderamento feminino. É a representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero. O órgão também recebe denúncias e promove os encaminhamentos necessários em busca de soluções rápidas e eficazes junto a qualquer outro órgão e instituição, sejam públicos ou privados.

Leia Também:  Audiência Pública vai debater classificação do tabaco no Paraná

Além disso, o órgão fortalece a criação de Procuradorias Municipais nas Câmaras legislativas dos municípios. São 182 instaladas no Paraná. “Sempre gratificante quando o nosso trabalho é reconhecido. Agradeço a organização do evento por essa indicação”, afirma Cloara.

“Com a iniciativa de nossa bancada feminina, que é a maior da história da Assembleia, conseguimos fazer atendimentos personalizados e humanizados, de mulher para mulher, na defesa dos direitos de nossas paranaenses. E mais, estamos ajudando a estruturar procuradorias em centenas de municípios do estado”, pontua Curi.

A ProMu concorre ao prêmio “Inovação Social e Impacto Comunitário” com outros quatro projetos, selecionados por conta do objetivo comum em resolver problemas sociais e promover inclusão. São eles: Floresta Edições, Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias (Incanto), Lute todos os dias e Programa Habilita.

Festival Mundial da Criatividade

O World Creativity Day 2025, realizado em Curitiba e em outras 66 cidades do mundo, traz para a capital paranaense mais de 50 atividades entre os dias 21 e 23 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fortalecer e promover a criatividade como aliada ao desenvolvimento sustentável. No site oficial é possível conferir a programação completa, tal como realizar as inscrições para os eventos.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA