POLÍTICA PR
CCJ realiza reunião especial em homenagem às mulheres
Publicado em
18 de março de 2025por

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná desta terça-feira (18) dedicou um espaço às mulheres, em função do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Diante disso, uma parte da reunião foi dedicada aos projetos relacionados à temática feminina, com a reunião sendo presidida pela deputada Mabel Canto (PSDB), e a outra parte para discutir demais propostas.
“Nosso objetivo, além de homenagear às mulheres, foi debater projetos que contribuam para uma sociedade mais justa e inclusiva, garantindo às mulheres o pleno exercício de seus direitos e o reconhecimento de suas conquistas”, disse o presidente da CCJ, deputado Ademar Traiano (PSD). A deputada Mabel Canto agradeceu a inciativa. “Que alegria mais uma vez termos uma reunião temática com projetos relacionados com o direto das mulheres”, afirmou.
Entre os projetos dedicado às mulheres, retornou de diligência, a proposta 218/2022 que estabelece diretrizes para a proteção e atenção integral aos órfãos do feminicídio no Paraná. De autoria das deputadas Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PP) e Cloara Pinheiro (PSD) e dos deputados Arilson Chiorato (PT), Goura (PDT), Professor Lemos (PT) e Requião Filho (PT), e pelo ex-parlementar, hoje deputado federal, Tadeu Veneri (PT), a proposta visa estabelecer diretrizes para a instituição de uma política pública de enfrentamento e amenização do impacto do feminicídio na sociedade, algo para desacelerar o aprofundamento de uma tragédia social na vida dos menores, visando promover os direitos à assistência social, à saúde, à alimentação, à moradia, à educação e à assistência jurídica gratuita. Essa política deve integrar os serviços da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A pauta especial contou ainda com o projeto de lei 821/2023, que altera e acrescenta dispositivos na Lei Nº 21.053/2022, que trata sobre a presença de doulas no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, mediante solicitação da parturiente das deputadas Mabel Canto (PSDB), Cloara Pinheiro (PSD), Luciana Rafagnin (PT), Cristina Silvestri (PP), Ana Júlia (PT), Marli Paulino (Solidariedade), Cantora Mara Lima (Republicanos) e dos deputados Gilson de Souza (PL) e Goura (PDT) e o projeto de lei 130/2025 que altera a lei estadual nº 21.926/, que cria o Código Estadual da Mulher Paranaense também foi aprovado. A proposta do deputado Hussein Bakri (União) prevê prioridade para atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar no Instituto Médico Legal (IML) quando requerida a realização de exames periciais pela autoridade policial ou pelo magistrado para constatação de agressões e outras formas de violência física, e não existindo outras urgências sob pena de perda da prova.
Saúde da mulher
Outras propostas que tratam da saúde das mulheres paranaenses também foram aprovadas. São eles: o projeto de lei 111/2024, das deputadas Cristina Silvestri (PP), Márcia Huçulak(PSD), Mabel Canto (PSDB), Marli Paulino (Solidariedade), Maria Victoria (PP), Luciana Rafagnin (PT), Flávia Francischini (União), Cantora Mara Lima (Republicanos), Cloara Pinheiro (PSD), Ana Júlia (PT) e dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Ney Leprevost (União) que institui o Programa Paranaense de Atenção à Saúde no Climatério; o projeto de lei 644/2024, da deputada Marli Paulino (Solidariedade), que institui a Campanha Permanente de Orientação, Predição e Prevenção à Pré-Eclâmpsia e o projeto de lei 104/2025, da deputada Flavia Francischini (União), que institui a Política Estadual de Proteção e Combate Contra o Vírus Papilomavírus Humano (HPV) no Paraná. O projeto de lei 105/2023, do deputado Renato Freitas (PT), que institui o Programa de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres em Cárcere no Paraná foi encaminhado à diligência para o Departamento da Polícia Penal do Paraná (Depen/PR).
Cidadania honorária
Os deputados também aprovaram duas propostas que concedem título de cidadania às mulheres que contribuem com o desenvolvimento do Paraná. O projeto de lei 519/2024, do deputado Goura (PDT) e da deputada Ana Júlia (PT), que concede o título de Cidadã Honorária do Paraná à irmã Anete Giordani, gestora do Centro de Assistência Social Divina Misericórdia (CASDM), entidade que presta serviços de assistência social e educacional para crianças, adolescentes e famílias da Cidade Industrial de Curitiba e o projeto de lei 454/2024, da deputada Cristina Silvestri (PP), que concede o título de Cidadã Benemérita do Paraná à atriz, coreógrafa e diretora de cinema Denise Stoklos.
Delegacia da Mulher
Também na pauta, o projeto de lei 621/2024 que cria a Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral no Paraná, a ser celebrada anualmente no dia 08 de março no Paraná e o projeto de lei 78/2023, deputada Ana Júlia (PT), que acrescenta dispositivo ao decreto Nº 6.668/85, que trata sobre o funcionamento da Delegacia Da Mulher. O texto acrescenta os parágrafos três parágrafos ao artigo 4º do Decreto incluindo a necessidade dos postos de comando e gestão serem ocupados, necessariamente, por mulheres; o primeiro atendimento às vítimas de violência doméstica ser realizado, preferencialmente, por mulheres e garante às vítimas que elas não tenham nenhum contato com agressor, inclusive que não ouça o interrogatório de maneira direta ou indireta. E para finalizar a pauta especial às mulheres, foi aprovado o projeto de lei 750/2024, da deputada Marli Paulino (Solidariedade), que concede o título de utilidade pública à Associação de Mulheres e Meio Ambiente do município de Pinhais.
Pedreira do Atuba e programa de parcerias
Os integrantes da Comissão também voltaram a analisar e aprovaram o projeto de lei 88/2025, do Governo do Paraná, que autoriza a concessão de uso da Pedreira do Atuba, em Colombo. A proposta visa transformar a pedreira em um espaço de lazer e turismo, aproveitando seu potencial para atividades recreativas, culturais e ambientais. A concessão, explica o Governo, busca equilibrar desenvolvimento sustentável, valorizar o patrimônio público e fomentar a economia, sem comprometer recursos do Estado.
A área concedida possui cerca de 120.000 m² e está registrada em três matrículas imobiliárias. A concessão será realizada por meio de licitação, o que garante transparência no processo e a empresa vencedora poderá realizar obras, melhorias e reformas no local, de acordo com os termos da concessão. Ainda segundo a proposta, os investimentos feitos pela concessionária não serão reembolsados pelo Estado e todas as melhorias serão incorporadas ao patrimônio público ao final do contrato, sendo a concessionária responsável por todos os custos de conservação e manutenção.
Também do Poder Legislativo foi aprovado o projeto de lei 89/2025 que altera as leis nº 17.046/2012, que dispõe sobre normas para licitação e contratação de parcerias público-privadas, e lei nº 19.811/2019, que cria o Programa Parcerias do Paraná. A proposta visa modernizar a legislação estadual sobre PPPs, trazendo avanços para a segurança jurídica e financeira dos contratos, além de atualizar e alinhar a legislação estadual com a legislação federal, especialmente com as Leis Federais nº 13.529/2017 e nº 14.133/2021, modernizando mecanismos e criando novas fontes de garantia para os contratos de PPPs.
ICMS de medicamentos
Os deputados também aprovaram o projeto de Decreto Legislativo 1/2025, da Comissão Executiva, que homologa o Decreto do Poder Executivo nº 9.086, que altera o regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). O objetivo é ajustar descrições de medicamentos ali contidos, atualizar e uniformizar regras adotadas em âmbito nacional acerca do imposto, especificamente em relação ao código NCM dos fármacos “pramipexol” e “dicloridrato de pramipexol”, destinados ao tratamento de câncer.
Também foi aprovado o projeto de lei complementar 2/2025 que visa modificar a Lei Complementar nº 26/1985, que trata do Estatuto da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e a Lei nº 14.234/2003, que institui o Fundo Especial da PGE, além de revogar a Lei nº 18.919/2016, que permitia à PGE celebrar composições em execuções fiscais; o projeto de lei 528/2024, do Poder Executivo, que institui o Plano de Diretrizes de Inteligência Artificial (IA) na administração pública estadual e altera as leis que especifica e duas emendas de Plenário, do deputado Arilson Chiorato (PT), ao projeto de resolução 2/2025, da Comissão Executiva da Assembleia, que altera o anexo único da resolução nº 11/2016, que trata do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná.
A próxima reunião da Comissão acontece dia 25 de março, a partir das 13h30, com transmissão ao vivo das redes sociais da Assembleia, site, YouTube e TV Assembleia – canais 10.2 da TV Aberta e 16 da Claro/Net.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Deputado Fabio Oliveira (Podemos) representa Assembleia Legislativa no “Dia do Porto – Happy Comex”
Published
15 horas agoon
3 de abril de 2025By

Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) participou, nesta quinta-feira (3), do evento Dia do Porto – Happy Comex, realizado na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba.
O encontro reuniu representantes do setor produtivo, como Sistema Fiep, além da Receita Federal, Portos do Paraná, empresas portuárias, especialistas e lideranças para discutir as principais tendências, desafios e oportunidades do comércio exterior e da logística portuária no Paraná.
Durante sua fala, o deputado destacou a importância da logística para o desenvolvimento do Estado.“Nós entendemos a importância da logística para o nosso Estado. Rodovias, ferrovias, portos e aeroportos são estruturas essenciais que precisam de investimento e inovação. O Porto de Paranaguá é um ativo estratégico para o Paraná, e a Assembleia está atenta a esses assuntos que impactam diretamente o nosso cotidiano e o futuro do nosso desenvolvimento”, afirmou o parlamentar, que coordena a Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura.
A programação do evento contou com painéis temáticos que abordaram desde tecnologias emergentes para 2025, passando pelos gargalos logísticos, projeções para o agronegócio até 2030, e o papel do relacionamento estratégico no comércio exterior.
Fabio Oliveira reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa com os temas estruturantes do Paraná. “Estamos trabalhando para fortalecer a infraestrutura e criar sinergias entre o setor público e privado. Coloco meu mandato à disposição para construirmos juntos soluções que aumentem a competitividade e a eficiência logística do nosso Estado”, completou.
Fonte: ALPR PR

Relatório aponta desafios no crédito rural e oportunidades para exportação

MT realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’

Mato Grosso realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Mato Grosso enfrenta o caos, sem caminhões e com preços despencando
PARANÁ


Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas...


Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do...


OSP no MON, fim do Festival de Curitiba e visita noturna a museu marcam a agenda cultural
Com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais, a agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva...
POLÍCIA


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...


PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica. A...


Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deflagrou a Operação...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍCIA7 dias ago
Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 2.000 vagas