11 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Primeira Ouvidoria estadual do Brasil completa 34 anos com confiança em ascensão

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    A Ouvidoria do Estado completa neste sábado (15) 34 anos de existência e registra aumento de quase 10% na participação social, em janeiro e fevereiro, comparados com o mesmo período do ano passado. O serviço, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), é a ponte entre a população e a administração estadual, para o aprimoramento de serviços e políticas públicas.

    O ano de 2025 foi o que acumulou mais elogios nos dois primeiros meses, 14,5% a mais que no ano passado. No mesmo período, as solicitações de informações foram as demandas mais recebidas e responderam por 38% das manifestações dos paranaenses. A Ouvidoria também recebe sugestões, reclamações, denúncias e pedidos de acesso à informação.

    O Paraná foi o primeiro Estado a instituir o serviço de ouvidoria por meio do Decreto 22/1991, que nomeou o primeiro ouvidor-geral do Estado. Atualmente, a Coordenadoria de Ouvidoria coordena 77 ouvidorias setoriais, instaladas nos órgãos e entidades do Executivo paranaense. Desde 2011, quando as manifestações passaram a ser registradas no sistema atual, são 1.495.637.

    De acordo com a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, o aumento na procura pelas ouvidorias consolida a confiança do cidadão com os gestores estaduais. “Quando uma pessoa procura por esse serviço é porque ela confia no retorno e na ação da administração pública. Caso não tivesse obtido respostas, a população não voltaria a procurar pela Ouvidoria”, disse.

    Ela também ressaltou a importância de o Estado saber o que as pessoas esperam dos serviços e políticas públicas. “Por isso, convidamos sempre para que a população utilize a Ouvidoria. Com base nas informações registradas é possível ao gestor ajustar o trabalho para melhor atender aos anseios dos paranaenses”, acrescentou.

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    OUVIDORES – No mesmo dia do aniversário do serviço de ouvidoria, é comemorado o Dia do Consumidor e, no domingo (16), é o Dia do Ouvidor. A Coordenadoria de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem se tornado ferramenta para orientar gestão e é referência para a população e servidores estaduais.

    O trabalho é feito por mais de cem trabalhadores das ouvidorias instaladas nos órgãos e entidades do Estado. “São pessoas fundamentais na execução desse serviço. Os gestores e a CGE têm muito a agradecer pela dedicação e comprometimento desses profissionais, no fortalecimento da administração focada nas necessidades da população”, afirmou Leticia Ferreira da Silva.

    AMBIENTE – No ano passado, a Ouvidoria da CGE inaugurou a Sala de Acolhimento, também destinada a atender quem busca a Ouvidoria da Mulher Servidora, criada um ano antes, em parceria com a Secretaria estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O objetivo é fornecer ambiente reservado e adequado para a escuta ativa de assuntos sensíveis, no caso da procura presencial.

    A forma de contato mais escolhida pela população é pelo formulário online disponível no site da CGE e em todas as páginas de órgãos e entidades do Governo do Estado. Para se ter uma ideia, só neste ano, o contato feito pela internet foi a opção de 25.773 pessoas; o presencial, de 4.791; pelo Whatsapp, 3.629; e pelo telefone, 2.861. Os outros meios disponíveis, e-mail, carta ou fax e pelo chat online de determinadas secretarias, somam 2.987.

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    “Trabalhamos integrados, as ouvidorias setoriais são fundamentais e sem as quais não faria sentido existir a Coordenadoria de Ouvidoria. São servidores que se empenham em tratar as demandas e apresentar soluções”, disse o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza.

    Ele elogiou o comprometimento de todos os ouvidores setoriais na busca por melhorias nos serviços prestados pelo Estado. Todos usam o Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria – Sigo, desde 2011. Assim, as manifestações que chegam na ouvidoria de qualquer órgão estadual são acompanhadas pela Coordenadoria.

    GESTÃO – As informações captadas no sistema geram gráficos e tabelas que podem apontar demandas e assuntos mais procurados pela população. Para analisar as centenas de manifestações recebidas diariamente foi criado o Núcleo de Informações Estratégicas, dentro da Coordenadoria de Ouvidoria.

    “Esse olhar mais apurado nas manifestações do cidadão nos permite identificar áreas ou serviços com demanda de atendimento. A informação é levada ao gestor, que passa a ter mais dados para tomar suas decisões”, explicou Souza.

    Serviço:

    Registre sua reivindicação na Ouvidoria:

    Formulário online, com link em todas as páginas do Governo do Estado

    Pelo telefone: 0800 041 1113

    Por WhatsApp: (41) 3883-4014

    Por e-mail: ouvidoria@cge.pr.gov.br

    Pessoalmente ou por correspondência: na Rua Mateus Leme, nº 2018, Centro Cívico, 80.530-010 – Curitiba/PR (atendimento presencial – de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h).

    Fonte: Governo PR

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    Com 175 inscrições, equipes do Cuida Paraná se preparam para início das aulas em Maringá

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    Com previsão de início das aulas no dia 28 de abril, equipes envolvidas no projeto Cuida Paraná estão trabalhando nos alinhamentos finais para o início da capacitação. Durante esta semana, foram realizadas integrações em Maringá, no Noroeste, entre os grupos de trabalho envolvendo servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania, equipe pedagógica e técnicos de ensino do Senai e representantes dos locais que serão revitalizados.

    Foram revisados, por exemplo, os pontos de encontro, formatos das aulas práticas, conteúdos e a contextualização dos migrantes. Também estão sendo validadas as 175 inscrições, através da conferência dos documentos e habilitações dos candidatos.

    Este é o segundo ciclo do Cuida Paraná, que acontece em Maringá e região, como política governamental para promoção da dignidade humana. De olho na qualificação profissional de migrantes e pessoas em situação de rua, são ofertados cursos na área de auxiliar de manutenção predial com noções de seis profissões, sendo carpinteiro, eletricista, encanador, pintor, pedreiro e jardineiro. Os alunos recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 3 mil, vale-transporte e alimentação.

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediará tanto aulas teóricas quanto práticas, num grande laboratório do projeto.

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    “Foi uma semana intensa de trabalho para garantirmos que esteja tudo pronto para o acolhimento dos alunos e o início das aulas”, disse o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda. “O Cuida Paraná é um projeto-piloto que está sendo coordenado com toda a dedicação da Secretaria da Justiça para que os resultados de fato melhorem a vida destas pessoas, alinhado à orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior de levar o Governo do Paraná para perto de todos os cidadãos”.

    O reitor da UEM, Leandro Vanalli, afirmou que a parceria chegará a quem realmente precisa de apoio. “Estamos muito felizes com a possibilidade de a UEM participar do Cuida Paraná, que certamente vai transformar para melhor a vida de muitas pessoas que precisam de capacitação e aperfeiçoamento para entrar no mercado de trabalho”, ressaltou.

    “As cidades contempladas pelo projeto estão sendo prestigiadas com essa formação de mão de obra qualificada. E o mais legal de tudo é que os alunos terão oportunidade de colocar os aprendizados em prática executando reparos nos locais pré-determinados”, disse o coordenador de Educação Profissional do Senai/Maringá, Clemente Vieira dos Santos.

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    PRESERVAÇÃO – Além do aprendizado teórico, o programa promove preservação do patrimônio público com reparos e manutenções das estruturas físicas onde acontecem as aulas práticas. Em Maringá, receberão as atividades o Centro de Socioeducação, a Universidade Estadual de Maringá, o Colégio Estadual Presidente Kennedy e o Colégio do Distrito Floriano; em Ivatuba, o Colégio Estadual São Francisco de Assis; em Mandaguari o Colégio Estadual Vera Cruz; e em Astorga o Colégio Estadual Rui Barbosa.

    O diretor do colégio estadual Presidente Kennedy, Cleber Gabriel Popov, disse que o Cuida Paraná garante acesso ao conhecimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Será uma formação de qualidade e eficiente para uma futura inserção no mercado de trabalho, além de dar oportunidade à manutenção da escola”, disse.

    A diretora da Escola Estadual do Campo de Floriano, Marcia Divanira Pereira, agradeceu que a instituição foi contemplada. “Esse projeto vai auxiliar as nossas escolas na parte de infraestrutura, com pintura nova, revitalização da jardinagem, e por isso ele é muito bem recebido”, destacou.

    Fonte: Governo PR

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