NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia Itinerante chega à 20ª edição e marca a agenda da próxima semana

Publicado em

A Assembleia Itinerante alcança a marca de 20 edições e será o destaque da programação do Poder Legislativo na próxima semana. O projeto da Mesa Executiva, que tem como objetivo ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado, promoverá, na quinta-feira (20), um grande evento aberto ao público para receber reivindicações e homenagear personalidades de Telêmaco Borba. A sessão especial de interiorização retorna ao município durante a VI Expo Telêmaco 2025. A solenidade será realizada às 18 horas, no Centro de Eventos Mieceslau Malinowski.

Também será montado um estande no local, onde a população poderá se reunir com os parlamentares, apresentar suas demandas e conhecer de perto o funcionamento do Legislativo estadual.

Além das sessões plenárias e reuniões das comissões, a agenda da Alep inclui audiência pública, sessões solenes e um lançamento literário.

Na segunda-feira (17), a Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Apla) fará o lançamento oficial do livro O Ontem, o Hoje e o Amanhã Edificam uma História de Superação – 34 anos. A iniciativa é do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e ocorrerá no Salão Nobre, às 18 horas. A associação busca se consolidar como entidade de classe de referência, promovendo e defendendo os profissionais da área, além de atuar em prol de ações de interesse da sociedade.

Na terça-feira (18), a Secretaria de Saúde apresentará o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA). A audiência de prestação de contas, promovida pela Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa e presidida pelo deputado Tercilio Turini (PSD), atende a exigências do Conselho Nacional de Saúde e da Lei Complementar Federal nº 141/2012. O evento será realizado no Auditório Legislativo, às 9 horas.

Também na terça-feira (18), às 19 horas, a Assembleia Legislativa do Paraná celebrará os 335 anos de São José dos Pinhais. Natural do município, o deputado Thiago Bührer (União) reunirá no Plenário líderes, autoridades, personalidades e moradores para homenagear a história da cidade e seu papel como centro de desenvolvimento econômico, cultural e social da Região Metropolitana de Curitiba.

Leia Também:  Micheletto recebe dirigente rural e discute agronegócio

Outra sessão solene marcará os 90 anos dos Portos do Paraná. A iniciativa, proposta pelo líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), homenageará personalidades que contribuíram para a história da instituição. O evento, que também contará com celebrações em Paranaguá e o lançamento de um livro, será realizado no Plenário, às 18 horas.

Sessão plenária

Na próxima segunda-feira (17), o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná analisará o projeto que institui um programa de segurança alimentar e nutricional para os estudantes das universidades estaduais. A proposta do governo busca estabelecer uma normativa legal para subsidiar o custeio das refeições universitárias, garantindo o acesso a uma alimentação saudável e adequada, especialmente para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A iniciativa (PL 787/2024) atende a uma demanda apresentada pelo grupo de reitores das sete universidades estaduais, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo é regulamentar o custeio das refeições, promovendo o bem-estar dos estudantes e contribuindo para que alunos de baixa renda consigam concluir seus cursos de graduação e pós-graduação.

Outros três projetos do Poder Executivo (PLs 35/2025, 36/2025 e 37/2025) autorizam o governo a desafetar e transferir trechos rodoviários nos municípios de Quarto Centenário, Coronel Vivida e Amaporã, respectivamente.

Em turno único, serão apreciados o projeto de lei 198/2024, do deputado Samuel Dantas (Solidariedade), que cria o Dia Estadual dos Policiais Veteranos das Forças de Segurança Pública no Paraná, a ser comemorado em 24 de maio, e o projeto de lei 717/2024, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que concede o título de utilidade pública ao Centro de Recuperação Terapêutico Reviver, de Bituruna.

Segundo turno

Será votado em segundo turno o projeto de lei 469/2023, do deputado Requião Filho (PT), que dispõe sobre a regulamentação do uso de Inteligência Artificial no Estado do Paraná. O texto, que tramita na forma de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), estabelece que o uso da IA no estado deverá seguir princípios como transparência, responsabilidade, privacidade, acessibilidade e não discriminação.

Leia Também:  Deputado Requião Filho (PT) passa Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa para Arilson Chiorato (PT)

Já o projeto de lei 528/2024, do Poder Executivo, institui o Plano de Diretrizes de Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual (PDIA-PR). O objetivo do governo é modernizar e otimizar processos, promover eficiência operacional e transparência, integrar sistemas e capacitar servidores, reduzindo entraves administrativos e estimulando a inovação no setor público.

Outro projeto em segundo turno é o PL 754/2024, que acrescenta um parágrafo ao artigo 7º da Lei nº 20.394/2020, autorizando o Poder Executivo a integrar anualmente os recursos do Programa Estadual de Habitação – Casa Fácil PR ao capital social da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), respeitando os limites da Lei Orçamentária Anual. A medida visa agilizar processos financeiros e garantir uma gestão mais eficiente e transparente.

Redação final

Quatro proposições estão em redação final. O projeto de lei 47/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Dia Estadual da Gerontologia. O 724/2024, do deputado Professor Lemos (PT), que concede título de utilidade pública à Associação Casa de Acolhimento Anjo da Guarda, em Campina Grande do Sul.

O 466/2024, da deputada Marli Paulino (SD), que institui a Semana de Conscientização e Prevenção da Síndrome Pós-Pólio; e o 622/2024, dos deputados Ademar Traiano (PSD) e Marcio Pacheco (PP), que insere no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná a Festa de Nossa Senhora de Belém, realizada anualmente entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro, em Guarapuava.

Transmissão

A sessão plenária da próxima segunda-feira (17) será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, nos canais 10.2 (TV aberta) e 16 (Claro/NET). O conteúdo também estará disponível no canal do YouTube do Legislativo.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Em Sessão Solene, Assembleia Legislativa celebra os 80 anos da Porcelana Schmidt

Published

on

By

Os 80 anos da Porcelana Schmidt foram celebrados nesta terça-feira (08), em sessão solene, no Plenário da Casa de Leis. A empresa se tornou um símbolo de qualidade e tradição na produção de porcelanas que estão presentes na mesa e na memória afetiva de milhões de paranaenses. “A Porcelana Schmidt é um verdadeiro patrimônio da indústria paranaense. “Essa homenagem é um reconhecimento à sua história, à sua contribuição econômica e ao orgulho que representa para todos nós”, afirmou o autor da homenagem, deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos). Ele lembrou ainda que Campo Largo já é a Capital da Louça e hoje quase 75% da louça que é colocada em bares, restaurantes, hotéis, é produzida no Paraná, em Campo Largo.

“São tão poucas indústrias no Brasil, ainda mais indústrias familiares que conseguem chegar nessa data, 80 anos. É uma vida toda dedicada ao negócio. Então, pra nós é um motivo de muito orgulho. Nós temos uma empresa que mantém a tradição, que ainda hoje tem o maior nome dentro do mercado de porcelana no Brasil, e acredito que tem sido um esforço muito grande que temos feito, porque não é fácil ser empresário no Brasil, ainda mais com tantas dificuldades e sobe e desce que acontece na economia”, disse o gestor da Porcelana Schmidt, Nelson Luiz Vieira de Morais Lara. Para ele, o grande diferencial da empresa é o produto de extrema qualidade. “É um produto que se você perguntar para nove entre dez mulheres no Brasil elas vão dizer que a Schmidt é o nome de maior referência dentro do setor, apesar de não sermos mais os maiores, mas evidentemente nós somos os melhores”, afirmou.

Leia Também:  Frente Municipalista da Assembleia Legislativa discute proteção da água e solo

Na mesma linha, o presidente do Sindicato da Indústria de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica, Louça e Porcelana no Paraná (Sindilouças), Fábio José Germano da Silva, destacou a qualidade dos produtos Schmidt no cenário nacional. “Ela é responsável hoje por uma linha que o Brasil inteiro a reconhece, que é a linha destinada ao setor de gastronomia e de hotelaria. E, apesar da concorrência, o setor ainda é muito forte no Paraná devido a qualidade deste produto”, disse.

“O saber fazer, a questão artesanal, porque a cerâmica não é uma coisa industrial, ela é semi-artesanal com muitas peças feitas à mão ainda. Então quando eu coloco uma linha de produção robotizada, eu perco a sensibilidade e esse é o que traz o diferencial para a Campo Largo, a qualidade dos produtos, que nenhuma outra região no Brasil tem”, afirmou Germano.

História
A trajetória da Porcelana Schmidt teve início em 1945, na cidade de Pomerode (SC), com a fundação da primeira unidade fabril pela família Schmidt. Mas a história começou antes, em 1937, quando a família Schmidt chega a Mauá, no estado de São Paulo, com Fritz Erwin Schmidt, e funda a Porcelana Mauá. Após desentendimentos com os sócios, Fritz Erwin Schmidt pediu demissão e fundou a Porcelana Real, em Mauá, em 1943.

Em 1945, a família Schmidt se muda para Santa Catarina e funda a Porcelana Schmidt. Na década de 1950, a empresa se expande para São Paulo e Paraná, adquirindo as fábricas Porcelana Real em Mauá e Porcelana Steatita em Campo Largo. Em 1991, as três fábricas passaram por uma reestruturação e não usaram mais as marcas Steatita e Real, trabalhando todas sob a marca Porcelana Schmidt.

Leia Também:  Deputada destaca mudança que barateia preço de remédios no Paraná

Hoje, a Porcelana Schmidt tem uma unidade no Paraná, grande variedade de produtos para casa e gastronomia e é uma das principais representantes do comércio de mesa posta do Brasil. Sua marca é reconhecida pela sofisticação de suas peças, que atendem lares, hotéis, restaurantes e estabelecimentos de diversos segmentos, no Brasil e no exterior. A empresa é ligada à Federação das Indústria do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Sindicato das Indústrias de Louça de Cerâmica do Paraná (Sindilouça) e atualmente fabrica mensalmente 1,3 milhão de peças de porcelana e conta com mais de 700 colaboradores.

Também participaram da solenidade a vice-prefeita de Campo Largo, Chrystiane Barbosa Pianaro Chemin; os vereadores de Campo Largo, André Trevisan Gabardo, Athos Martinez, Junior Polaco Preto e Victor Augusto Bini, além de familiares e colaboradores da empresa.

Capital da louça

Em 2010, a lei nº 16.773 reconheceu o município de Campo Largo como Capital da Louça e Porcelana de Mesa e da Cerâmica do Paraná. O objetivo da lei, proposta pelo ex-deputado estadual e atual deputado federal Stephanes Junior (PSD), foi ajudar a cidade à captação de recursos ou investimentos referentes à porcelana de mesa, à cerâmica e à louça.

Com uma média anual de 36 milhões de peças, Campo Largo é o maior polo de produção do País. Hoje, mais de 70% da louça profissional do Brasil, que é vendida a hotéis e restaurantes, por exemplo, são produzidas na cidade. Além disso, o setor é o segundo maior empregador do município, movimentando a economia local e também a do Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA