NOVA AURORA

PARANÁ

Estado incentiva doações ao Hospital Pequeno Príncipe durante o Verão Maior Paraná

Publicado em

Os milhares de turistas que estão frequentando as arenas esportivas do Verão Maior Paraná montadas pelo Governo do Estado nas praias de Guaratuba e Matinhos estão sendo incentivados a contribuir com o Hospital Pequeno Príncipe (HPP). Além de servirem como palco de apresentações artísticas, esportivas e recreativas, os telões das estruturas montadas nas areias das duas cidades incentivam a realização de doações para o HPP, que é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil.

A divulgação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o HPP, que foi responsável pela produção do conteúdo. As doações estão sendo concentradas pela chave PIX doacoes@hpp.org.br, que é recorrentemente divulgada nos telões via QR Code que facilitam o acesso por meio do celular.

Além de incentivar o envio de doações de qualquer valor, o site da campanha apresenta uma série de orientações aos pais e responsáveis sobre os cuidados com as crianças na praia. Também estão disponíveis 12 vídeos explicativos feitos pela equipe médica sobre como prevenir e tratar os problemas de saúde mais comuns destes ambientes, como viroses, queimadores, desidratação e afogamentos.

Quatro dos vídeos, que foram produzidos especificamente para esta temporada, também estão sendo veiculados ao longo do dia nos telões das arenas do Verão Maior Paraná. Eles abordam a importância do uso correto do filtro solar e de repelentes, as viroses mais comuns nesta época e como evitá-las; dicas de alimentação para este período mais quente; e a importância do vínculo familiar e a oportunidade da prática de esportes para reforçá-la.

Leia Também:  Anjo Inovador: inscrições para edital do programa de incentivo a startups iniciam nesta terça

Além da conscientização dos veranistas, a iniciativa também visa promover o trabalho do Pequeno Príncipe, que está entre os principais hospitais pediátricos do mundo. “É uma honra e um orgulho muito grande firmar essa parceria para dar visibilidade ao trabalho incrível que é feito pelo Pequeno Príncipe, que é um hospital de grande importância não apenas para o nosso Estado, mas é uma referência internacional no atendimento de crianças e adolescentes”, afirmou a primeira-dama Luciana Saito Massa durante a oficialização da parceria, que aconteceu em 19 de dezembro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“O Verão Maior tem um alcance muito bom, reúne as famílias no nosso Litoral e tem também grandes atrações nacionais. E essa parceria com o Pequeno Príncipe vem para complementar e levar esse olhar social, empático e solidário. Além de promover diversão, cultura e turismo, agora vamos levar também esse lado social ao Verão Maior Paraná”, ressaltou a primeira-dama.

Na mesma oportunidade, a diretora Executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Forte Carneiro, explicou que o objetivo é atingir principalmente as crianças e as famílias para não deixarem a saúde de lado mesmo nos momentos de diversão. “Vamos falar sobre cuidados com a saúde, cuidados preventivos, alimentação, hidratação, hábitos de vida saudável e, principalmente, como aproveitar esse momento sem telinha, ao ar livre, na natureza, para a família poder ter ótimos momentos de troca”, disse.

Leia Também:  Banco de Alimentos Comida Boa da Ceasa conquista prêmio internacional na Turquia

PEQUENO PRÍNCIPE – Com sede em Curitiba, o Pequeno Príncipe é referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há 105 anos para crianças e adolescentes de todo o Brasil.

Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Pequeno Príncipe atende em 47 especialidades e áreas da pediatria, que contemplam diagnóstico e tratamento, com equipes multiprofissionais. No total, 60% dos atendimentos são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS).

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  IDR-Paraná leva ao Show Rural agroecologia e ações de conservação do solo e da água

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  No Paraná, mais de dez empresas oferecem descontos no Feirão Nacional do Turismo

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA