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Hospitais paranaenses ganham sustentabilidade e economia de energia com apoio da Copel

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A geração de energia solar e a troca de equipamentos estão garantindo economia no consumo de energia elétrica a hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. Os benefícios são resultado de uma chamada pública realizada pelo Programa de Eficiência Energética da Copel. O edital dedicado exclusivamente aos hospitais ofertou um valor de R$ 35,2 milhões, que estão sendo investidos na troca de equipamentos de climatização, iluminação e de cuidados hospitalares por itens mais modernos e eficientes, além da possibilidade de instalação de geração própria de energia.  

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa disponibiliza o financiamento a fundo perdido para as ações desenvolvidas em 41 hospitais paranaenses, em 33 municípios. Com o uso mais eficiente da energia, a redução no valor da conta de luz já está liberando recursos para outras necessidades dos serviços de saúde voltados à população. A estimativa de economia é de 11 mil megawatts por ano, o que representa a demanda anual de cerca de 6 mil residências paranaenses. 

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Até o momento, foram investidos R$ 29,8 milhões do total de R$ 35,2 milhões previstos, com 79% das obras executadas. Dezesseis dos 41 hospitais estão com as ações concluídas e 34 usinas fotovoltaicas, de um total de 36, já foram implantadas. A oferta de um edital para o incentivo do uso eficiente da energia em hospitais foi pioneira no Brasil.  

QUALIDADE NO ATENDIMENTO – O Hospital São Lucas, de Pato Branco, integra a lista das instituições que tiveram projeto aprovado e já colhe os resultados. Na unidade, que tem sete décadas de serviços prestados no município, foram substituídos 72 equipamentos de ar-condicionado e instaladas 320 placas fotovoltaicas.

Segundo o superintendente do hospital, Sergio Luiz Wolker, o conjunto de ações visando a eficiência energética é de extrema importância para a instituição que, mensalmente, registra mais de mil internamentos e realiza uma média de 12 mil consultas. “Além da economia financeira, temos a sustentabilidade ambiental. Com a economia que tivemos, conseguimos melhorar a estrutura física e adquirir novos equipamentos. Com isso, melhoramos a qualidade no atendimento aos pacientes”, afirma.  

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O Hospital do Coração Bom Jesus, de Ponta Grossa, também teve seu projeto contemplado na seleção. A instituição, nos Campos Gerais, teve a substituição de 192 pontos de iluminação e a instalação de uma usina fotovoltaica com 302 placas solares.  

De acordo com o gerente de Gestão da Inovação e da Eficiência Energética da Copel, Marcio Biehl Hamerschmidt, os benefícios gerados pelo Programa de Eficiência Energética são compartilhados com toda a sociedade. “Esse programa é gratificante para a Copel porque representa a redução do consumo dessas instalações, deixando o recurso disponível para a aplicação na atividade fim, que é atender a população”, afirma.  

Ele destaca que o programa contempla não só a melhoria estrutural das instalações, mas, também, algo que sensibiliza a mudança de comportamento quando o assunto é otimização do uso de energia elétrica. “Nós também implementamos palestras e cursos que promovem a conscientização dos profissionais que atuam nos hospitais. Isso provoca uma sensibilização que vai além das próprias instituições”, conclui.  

Fonte: Governo PR

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Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução

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As obras da Ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 35,3% de execução. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (09). O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve no canteiro de obras junto a engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) para vistoriar os trabalhos. O índice refere-se à medição mais recente, de dezembro.

“Nós viemos no canteiro de obras para que vocês possam acompanhar a grandiosidade desta obra, que tem mais de 1 km de extensão de ponte e 3 km de obra. É uma solução definitiva que a gente vai trazer para essa travessia”, destaca o secretário.

“A gente espera que a próxima temporada seja a última temporada do ferry-boat. Nós estamos um passo à frente do cronograma e vamos entregar a obra em abril de 2026”, disse Sandro Alex.

O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, também acompanhou a última medição do ano de 2024 e diz que a célere execução representa um marco para o Estado do Paraná.

“Nós estamos com cronograma em dia e temos um compromisso contratual, e essa obra deve finalizar em abril de 2026. Lembrando que a obra não é somente a obra da ponte. Tem toda uma preocupação ambiental e ainda fazemos a construção com a operação no ferry-boat. Nós chegarmos hoje com o cronograma em dia, é uma vitória”, enfatiza Furiatti.

Segundo a engenheira do DER/PR Larissa Vieira, o avanço da obra mostra o comprometimento de toda a equipe e o investimento do Governo do Estado, que não mede esforços para fazer dessa uma das maiores obras do Paraná.

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“Finalizamos 2024 com as obras dentro do nosso cronograma de forma satisfatória. Todas as etapas são realizadas com o rigor da segurança, eficiência e qualidade. Tudo isso é para entregar à população uma das maiores obras já executadas pelo Estado e tão aguardada no Litoral”, enfatiza a engenheira.

PROGRESSOS – No mês de dezembro, os trabalhos de infraestrutura prosseguiram na execução das estacas do trecho pré-moldado e estaiado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e execução das travessas do trecho pré-moldado.

Houve também a continuidade da concretagem dos blocos do trecho estaiado e o lançamento das vigas longarinas.

INFRAESTRUTURA – Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 34 estacas concretadas, sendo 16 do trecho estaiado e 18 do trecho pré-moldado. Ao total, são previstas 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.

Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, são 6 travessas finalizadas. Já na superestrutura, aconteceu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 52 estruturas fabricadas.

Ao final do mês de dezembro chegou-se também ao acumulado de 15 vigas longarinas lançadas nas travessas.

ACESSO LADO GUARATUBA – Acontece a execução das obras de contenção no Morro de Caieiras por meio de uma técnica conhecida como solo grampeado.

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A Avenida Antônio dos Santos Miranda, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, segue em sentido único com duas faixas de trânsito, sendo uma no sentido Caieiras e uma sentido ferry-boat.

ACESSO LADO MATINHOS – Do lado de Matinhos, as equipes já realizaram a retirada da vegetação e o manejo da fauna local, além da remoção das camadas superficiais do solo e de materiais orgânicos.

Atualmente, o tráfego na região opera com duas faixas: uma no sentido ferry-boat/Cabaraquara e outra no sentido Matinhos.

Quem sai do ferry-boat em direção ao centro de Guaratuba, deve acessar a Avenida Marechal Hermes, que tem o trânsito em duas faixas.

PONTE DE GUARATUBA – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026.

Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de dezembro de 2024, mostram que o contrato está com um avanço de 35,3% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 12.613.059,88 a preços iniciais.

A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Fonte: Governo PR

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