NOVA AURORA

PARANÁ

Ganhando o Mundo 2025: emoção de pais e alunos marca primeiros embarques do ano

Publicado em

Para as famílias de 75 estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, o ano de 2025 começou com frio na barriga, abraços apertados e despedidas cheias de emoção no saguão de embarques do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nesta quinta-feira (02), os primeiros grupos de alunos da maior edição do programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado, embarcaram rumo à Irlanda, onde permanecerão por cinco meses estudando e vivenciando nova cultura e experiências.

O primeiro grupo, composto por 60 alunos, partiu ainda de madrugada, por volta das 5h, enquanto o segundo grupo, formado por 15 estudantes, embarcou às 11h. A Irlanda, que estreia como destino do programa nesta edição, acolherá 150 alunos paranaenses que partem ao longo do mês de janeiro.

O Ganhando o Mundo está em sua maior edição, alcançando um total de 1.300 estudantes da rede estadual de ensino que terão a oportunidade de intercâmbios de quatro a cinco meses em países de língua inglesa. Além da Irlanda, os outros destinos contemplados neste ano são Austrália (para onde irão 200 alunos), Canadá (500 alunos), Reino Unido (150 alunos) e Nova Zelândia (200 alunos). Além destes, mais 100 alunos de colégios agrícolas do Estado participarão do Ganhando o Mundo Agrícola, cujo destino é o estado norte americano do Iowa.

O programa, que já contemplou 1.240 alunos desde o seu lançamento, em 2019, dá a oportunidade para que alunos da rede pública estudem um semestre letivo fora do país com as despesas pagas pelo governo estadual.

Leia Também:  Ana Carolina, Elba Ramalho e tributos a Elis e Elvis: confira a agenda do Guaíra no semestre

“Com a ampliação do programa, um número ainda maior de meninos e meninas terá a oportunidade de aprimorar o inglês, conhecer novas culturas e ampliar horizontes, preparando-se para integrar o mercado de trabalho com o diferencial desta experiência internacional em seus currículos”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

APRENDIZADO À VISTA – Daniele Alves da Silva, de 16 anos, é aluna do Colégio Estadual Presidente Afonso Camargo, do município de Loanda, no Noroeste do Estado. Prestes a embarcar, a jovem não escondeu a grande expectativa em relação aos próximos meses. Daniele passará 5 meses estudando na Dominican College de Dublin, tradicional instituição de ensino da Irlanda, onde realizará  curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

“Pesquisei sobre a escola onde vou estudar, e vi que é um colégio somente para meninas, o que vai ser bem interessante. Vi também que a escola oferece uma série de esportes diferentes e que as equipes esportivas de lá tem notoriedade no cenário esportivo estudantil da Irlanda. Quero aprender o máximo que puder para viver a cultura irlandesa dentro e fora da sala de aula”, afirma.

Em relação à moradia, Daniele afirma estar ansiosa para conhecer a nova família. “Para me preparar, já fiz contato com minha host family, a família anfitriã, e tenho muitas coisas em comum com eles, o que me deixou bastante à vontade”, revelou.

EMOÇÃO EM DOBRO – Por falar em família, para Ana Júlia Lupges, também de 16 anos, a emoção do intercâmbio veio em dose dupla. A irmã gêmea, Ana Clara, também foi selecionada nesta edição do Ganhando o Mundo. Ambas são estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, de Cascavel, mas, durante o intercâmbio, irão para destinos diferentes.

Leia Também:  Encerra nesta quarta o prazo de inscrição no concurso de melhor merenda do Paraná

“Meus pais não podiam acreditar quando viram que nós duas vamos fazer intercâmbio ao mesmo tempo. Eu vou pra a Irlanda e ela para a Nova Zelândia. É a primeira vez que viajamos para fora do país. Também é a primeira vez que viajamos de avião. A sequência de ‘primeiras vezes’, somada à emoção de enviar as duas filhas ao mesmo tempo, provocou uma chuva de emoções lá em casa”, brincou a estudante. 

GANHANDO O MUNDO – Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação, como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países da América do Norte, Europa e Oceania. O programa também já enviou professores e diretores para períodos de imersão cultural e acadêmica em outros países.

AGRÍCOLA – Pela primeira vez na história do programa, haverá uma edição especial destinada a alunos dos colégios agrícolas e florestais do Estado. A edição levará 100 estudantes de escolas técnicas e rurais para os Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Qualifica Paraná: programa do Estado forma 63 alunos em Tijucas do Sul e Agudos do Sul

Published

on

By

O programa Qualifica Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, com a parceria do Senai Paraná, formou 63 alunos em cursos profissionalizantes nos municípios de Tijucas do Sul e Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em Tijucas do Sul, 31 alunos concluíram o curso de Soldagem. Já em Agudos do Sul, 32 formandos fizeram o curso de Mecânica Industrial. A entrega dos certificados aconteceu na segunda-feira (14) em solenidades realizadas nos municípios com a presença do secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Desde que começou as atividades, em janeiro de 2024, o Qualifica Paraná já contabilizou mais de 11 mil matrículas, com 622 turmas espalhadas por 311 municípios, somando um investimento de R$ 31 milhões. Os números consolidam o programa como ferramenta de transformação social no Estado.

Por meio de 46 escolas móveis, sendo 45 carretas e um ônibus articulado, o programa leva capacitação profissional de qualidade para diferentes regiões do Paraná. Os cursos oferecidos incluem áreas como usinagem, panificação, elétrica, mecânica, informática, entre outras, promovendo qualificação profissional de forma acessível e de qualidade.

Leia Também:  Inesquecível, Verão Maior Paraná fortaleceu a economia do Litoral

A solenidade foi marcada por depoimentos emocionantes de alunos que definiram a formação como oportunidade concreta de crescimento pessoal e profissional.

Thainá Ribas, aluna do curso de Mecânica Industrial em Agudos do Sul, que está grávida, compartilhou sua experiência. “Eu realizei o curso de Mecânica Industrial e para mim foi muito importante. Valeu muito para eu aprender muita coisa porque é uma área totalmente diferente da que eu estudei e da que eu trabalho. Com certeza se somará para o meu currículo e vai gerar muita oportunidade também.”

Thiago Felipe Moreira, formado em Soldagem, em Tijucas do Sul, destacou a relevância do aprendizado mesmo para quem atua fora da área técnica. “Foi um curso que agregou bastante. É uma área que eu tinha interesse e o curso me ajudou na parte de conhecimento técnico, normas, a parte de eletrodos, parte de maquinário, como funciona. É um projeto bem interessante não só para a área de atuação, mas para conhecimento no geral.”

Leia Também:  Ana Carolina, Elba Ramalho e tributos a Elis e Elvis: confira a agenda do Guaíra no semestre

O secretário Do Carmo e reforçou o impacto do programa para os participantes e para o Estado. “O Paraná, através da parceria com o Senai, tem feito qualificação com mais de 42 carretas circulando pelos municípios e mais de R$ 30 milhões em investimentos”, disse. Ele lembrou que o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, posiciona o Paraná como o terceiro estado que mais gera empregos e o primeiro no Sul do País.

“Receber um diploma é um passo a mais. Não se deve parar, porque o estudo e a qualificação sempre são importantes. Com ações como essas, o Governo do Paraná segue firme no compromisso de preparar os trabalhadores para os desafios do mercado e ampliar as oportunidades de emprego e renda para a população”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA