NOVA AURORA

Justiça

Projeto da Comarca de Laranjeiras do Sul promove o respeito mútuo de crianças e adolescentes por meio de atividade

Publicado em

PROJETO DA COMARCA DE LARANJEIRAS DO SUL PROMOVE O RESPEITO MÚTUO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE ATIVIDADE

Projeto possibilita que os jovens aprendam a entender suas emoções

20/12/2024

Atualizado há 1 dia

A Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) da Comarca de Laranjeiras do Sul, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), lançou o projeto “Aprender as emoções e respeitar as diferenças” no dia 12 de dezembro, que propõe uma dinâmica diferenciada com crianças e adolescentes, de 3 a 17 anos, atendidos pelo Serviço de Obras Sociais (SOS) da região. O projeto promove, através do filme "Divertidamente 2", uma reflexão e entendimento por meio das emoções e diversidade pessoais, de forma que, após a dinâmica, os participantes sejam capazes de reconhecer e respeitar a si e o outro.

Durante o projeto, as crianças e os adolescentes assistem ao filme e após é realizada uma atividade em que eles devem identificar e descrever ou desenhar sobre cada emoção baseada nos personagens – nesse contexto, eles poderão relacionar as situações em que sentiram aquela emoção. As crianças e os adolescentes que participaram do projeto puderam também escrever cartinhas com um pedido sobre o que gostariam de ganhar neste final de ano e os presentes mencionados foram doados pelos colaboradores do fórum.

Leia Também:  População indígena no Paraná faz acordo histórico com Itaipu Binacional

A equipe que compõe o projeto é integrada pela juíza da comarca, Marina de Lima Toffoli, pela servidora Helis Fabíola Inglêz Ambrosio, e pelos estagiários Gael Dassi de Almeida, Mariana Panassolo e Rafaela Cristina Alberton, das áreas de Psicologia, Serviço Social e Direito, respectivamente.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Justiça

TJPR aprova a 3ª edição do Plano de Logística Sustentável 2021-2026

Published

on

TJPR APROVA A 3ª EDIÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL 2021-2026

Documento visa estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade no Judiciário paranaense durante o período

03/04/2025

Atualizado hoje

Foi aprovada, na segunda-feira (31/03), a 3ª edição do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (PLS-TJPR) ciclo 2021-2026. O plano traz uma atualização da segunda edição, com o objetivo de estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade no uso dos recursos utilizados no Tribunal, buscando uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho.

A elaboração do PLS-TJPR resultou do trabalho integrado do Núcleo Socioambiental do Departamento de Planejamento e da Comissão de Gestão Socioambiental do TJPR com diversas unidades. O plano inclui metas socioambientais constantes no Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Paraná, ciclo 2021-2026, e outras metas associadas aos indicadores.

Entre os objetivos do plano estão: promover a transparência das despesas públicas, estimular a internalização da sustentabilidade na cultura e nas práticas organizacionais, servir como instrumento de governança nas contratações públicas, reduzir o impacto negativo das atividades do TJPR por meio da gestão adequada dos resíduos, e promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho e a capacitação do corpo funcional.

Leia Também:  Comarca da Lapa realiza capacitação sobre entrega voluntária

As diretrizes da proposta estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS) e à Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento está integrado, ainda, ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Paraná 2021-2026 e apresenta indicadores de desempenho mínimos para avaliação do desenvolvimento ambiental, social e econômico da instituição.

Além disso, o PLS ainda estabelece metas a serem alcançadas na instituição até o ano de 2026, como:

  • Reduzir em 10% o consumo de papel per capita até 2026;
  • Reduzir gradativamente em 30% o consumo de copos descartáveis per capita;
  • Manter o não fornecimento de água envasada descartável;
  • Espera-se um aumento gradativo de até 10% em relação à linha de base de 2019;
  • Destinar adequadamente 75% dos resíduos produzidos nas obras novas, reformas e manutenções, com um aumento de 5% ao ano.

Confira o Plano de Logística Sustentável do TJPR 2021-2026 na íntegra clicando aqui.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA