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Estado lança pacote bilionário de investimentos em rodovias para 2025

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quinta-feira (19) seis editais para execução de obras, conservação do pavimento e serviços de operação de tráfego, chegando a quase R$ 6 bilhões em investimentos que deverão ser contratados em 2025.

Serão três novas obras rodoviárias, todas na região central do Paraná. A primeira é a pavimentação da PR-239, entre Mato Rico e Roncador, em uma extensão de 19,89 quilômetros, com investimento de R$ 119 milhões. A abertura das propostas está prevista para janeiro de 2025. “Nós já estamos finalizando o trecho que vai de Pitanga a Mato Rico e agora teremos a licitação para ligar Mato Rico a Roncador, um sonho de mais de 50 anos e que vai criar um corredor de desenvolvimento e geração de emprego para a região”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Será restaurada também em concreto, por meio da técnica de whitetopping, e ampliada a capacidade da PRC-466, entre Pitanga e o acesso à subestação de Furnas, no território de Manoel Ribas, com extensão de 43,05 quilômetros. A abertura dos envelopes será em fevereiro, no portal de compras do Governo Federal.

Também em concreto, será restaurada e ampliada a capacidade da PRC-487 e da PR-460, em uma extensão de 51,52 quilômetros, de Pitanga até a ponte sobre o Rio Muquilão, em Nova Tebas. A abertura das propostas será em fevereiro.

“Além de ser de concreto, também serão feitas terceiras faixas para aumentar a capacidade de carga dessas rodovias. Isso tudo faz parte de um projeto de reorganização da infraestrutura do Estado, fazendo com que possamos levar mais infraestrutura para acompanhar o forte crescimento registrado no Paraná nos últimos anos”, acrescentou o governador.

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Estas duas últimas serão licitadas na modalidade Contratação Semi-Integrada, que prevê a elaboração de projeto executivo de engenharia e execução da obra no mesmo contrato, e tem orçamento sigiloso. Como ambas foram objeto de audiência pública, reservada para obras de grande valor, cada uma conta com orçamento acima dos R$ 200 milhões.

INSPEÇÃO – Também foi lançado o edital do novo Programa de Operação de Tráfego Rodoviário, com investimento de R$ 397,8 milhões, que vai levar serviços de inspeção de tráfego, guincho leve, guincho pesado, apoio operacional, apreensão de animais, limpeza emergencial de pista e sinalização temporária luminosa para 11,5 mil quilômetros de rodovias estaduais.

O DER/PR conta atualmente com uma iniciativa de operação de tráfego somente nas rodovias do antigo Anel de Integração, com os serviços sendo encerrados conforme vão sendo realizados os leilões dos novos lotes de concessões rodoviárias pelo governo federal. Nesta quinta-feira foi leiloado o Lote 6, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu e Cascavel a Pato Branco, enquanto que na semana passada foi a leilão o Lote 3, da Malha Norte do Estado, conectando Londrina a Curitiba e o Porto de Paranaguá.

PAVIMENTO – Completando o pacote estão os editais de dois programas de conservação. O ProIntegra, com orçamento de R$ 102,4 milhões, vai garantir a realização de serviços de conservação do pavimento e da faixa de domínio de rodovias estaduais que em breve serão concedidas nas novas concessões rodoviárias. Ele prevê o encerramento dos contratos conforme as concessionárias forem assumindo os trechos.

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Já o Programa de Manutenção e Conservação de Rodovias (ProMAC) vai atender cerca de 10 mil quilômetros de rodovias estaduais com serviços de reperfilagem, microrrevestimento, camada de reforço, remendos superficiais, remendos profundos e selagem de trinca, garantindo mais segurança, qualidade e conforto na malha estadual. Para esta iniciativa o investimento é de R$ 4,8 bilhões.

ANTEPROJETOS – Além dos editais publicados nesta quinta-feira, recentemente o DER/PR também lançou o edital do Programa de Contratação de Estudos de Nível de Serviço e Elaboração de Anteprojetos para Adequação de Capacidade e Segurança de Rodovias Estaduais, iniciativa de R$ 16,5 milhões.

Este programa vai estudar e elaborar projetos de terceiras faixas, correções de geometria e outras melhorias em cerca de 1,7 mil quilômetro de rodovias que registram redução de velocidade devido à quantidade de veículos pesados trafegando.

A autarquia estadual também lançou o edital do anteprojeto da restauração e ampliação da capacidade da PRC-158, em Vitorino, Região Sudoeste, até a divisa com Santa Catarina, com extensão de 13,13 quilômetros. O investimento é de R$ 688 mil.

No caso destas duas licitações de anteprojetos, não está prevista a realização das obras em si, mas são iniciativas que permitem futuras contratações integradas de obras, contemplando elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia e a realização dos serviços da obra na mesma empreitada.

Fonte: Governo PR

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Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

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O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

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O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

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Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

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