NOVA AURORA

PARANÁ

Unespar promove três projetos de extensão no Verão Maior Paraná

Publicado em

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participará ativamente do programa Verão Maior Paraná 2024/2025, promovendo uma série de projetos de extensão que visam integrar cultura, lazer e sustentabilidade no Litoral. O projeto “Unespar Verão Sustentável: Cultura, Lazer e Preservação no Litoral” inclui diversas iniciativas que acontecerão entre dezembro e fevereiro.

O “CINESPAR Itinerante: Cinema nas ruas paranaenses” busca democratizar o acesso à cultura audiovisual no Paraná e levará exibições de filmes para locais públicos de 26 de dezembro a 6 de janeiro. São sessões de longas-metragens, curtas-metragens e documentários, incentivando debates sobre questões sociais e culturais. Ele ocorre em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A programação final, com endereços e filmes, ainda está sendo fechada.

Outro projeto é o “Verão em Jogo: Atividades Lúdicas e Recreativas para Todas as Idades”. Ele oferece uma variedade de atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo, social e físico de pessoas de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. As atividades promovidas por professores e estudantes na Arena do Governo do Paraná em Matinhos incluirão jogos, brincadeiras, oficinas e dinâmicas, promovendo saúde, bem-estar e criatividade.

Leia Também:  Empreendedoras da Beleza: 799 mulheres em vulnerabilidade se formam para o mercado

Além de proporcionar momentos de interação e aprendizado, o “Verão em Jogo” divulga os cursos de graduação e pós-graduação da Unespar, aproximando a universidade das comunidades e visitantes da região litorânea. O projeto será realizado de 6 a 20 de janeiro.

E o “Projeto Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável” cuida das cascas de coco verde nas praias do Litoral, especialmente durante o verão, em parceria com uma cooperativa. Ele promove o reaproveitamento do material na produção de fibras, casquilho e substratos. A iniciativa visa também a inclusão social e econômica de pessoas em situação de vulnerabilidade, gerando empregos e renda, principalmente na coleta seletiva durante a alta temporada e na produção de subprodutos ao longo do ano.

As atividades do projeto ocorrerão em três etapas principais: capacitação dos bolsistas e planejamento logístico, coleta e armazenamento do coco verde, e realização de oficinas para turistas. As ações acontecerão de 20 de janeiro a 2 de fevereiro.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Leia Também:  Oficina da Sanepar ensina paranaenses a produzir sabão e cuidar da natureza

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Estado licenciou 102 projetos de hidrelétricas desde 2021; Paraná tem 2ª maior potência do Brasil

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Força Nacional recebe autorização para atuar no Paraná

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA