NOVA AURORA

PARANÁ

Regimento de Polícia Montada ganha picadeiro coberto para prática de equoterapia

Publicado em

Foi inaugurado nesta terça-feira (17), em Curitiba, o novo picadeiro coberto do Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar do Paraná. O espaço é destinado à prática da equoterapia, atividade terapêutica que promove desenvolvimento físico, emocional e social a pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

O novo espaço proporciona maior conforto e segurança para os praticantes, profissionais e cavalos, evitando a necessidade de suspensão das sessões devido a chuvas ou exposição ao sol intenso. Sem necessidade de interrupção, os atendimentos serão ampliados. 

A estrutura, que simboliza um marco no atendimento terapêutico ofertado há mais de 30 anos pelo Centro de Equoterapia do RPMon, é resultado da colaboração entre a PMPR, a Associação Terapêutica e Paradesportiva Equocavalaria e o Instituto Iguais. A obra foi viabilizada através dos recursos das instituições. A junção de esforços foi destacada na inauguração.

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, disse que o empreendimento foi concretizado graças à participação ativa de parceiros. “Este evento tem uma simbologia muito especial. O espaço só foi possível com a participação ativa de seletas pessoas e parceiros que deram vida a essa obra que agora é entregue. A Polícia Militar do Paraná agradece a parceria que resulta em entregas eficazes, garantindo qualidade às atividades desenvolvidas nesse local tão especial”, afirmou. 

Leia Também:  Obra da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu mantém bom ritmo em abril, aponta boletim

O evento contou ainda com o descerramento da placa inaugural pelos presidentes das instituições parceiras e o comandante do RPMon, tenente-coronel Juliano Caciatori.

“O picadeiro representa a realização de um sonho coletivo, fruto do esforço de muitas pessoas. Diversos atendimentos já foram cancelados por conta da chuva ou do sol, causando um impacto significativo para crianças que dependem desse único tratamento. Hoje, esse picadeiro simboliza não apenas conforto, mas a continuidade de um trabalho essencial para tantas famílias”, afirmou.

Para o presidente do Instituto Iguais, Rodrigo Anderson Marques, a obra realiza o sonho de várias crianças. “Isso foi feito com o esforço de muitas pessoas. Contamos com o Governo do Estado, com o município e com amigos da sociedade civil. A meta agora é atender uma fila de espera de crianças”, disse Marques.

HOMENAGEM – Em homenagem aos participantes do programa, o novo espaço recebeu o nome de “Picadeiro Luis Rafael Alves Langer”. Luis Rafael nasceu com duas síndromes raras – IFAP (Ictiose Folicular, Alopecia e Fotofobia) e Bresheck, sendo este o primeiro caso diagnosticado no Brasil e o segundo no mundo. 

Leia Também:  Investimentos do Estado e praias de água doce estimulam desenvolvimento do Noroeste

Durante a inauguração, Luis Rafael foi o primeiro a entrar no picadeiro, montado na égua Lady Charlote e acompanhado pelos cabos Aquino e Branco, da equipe de Equoterapia. 

Seus pais, Eliane Alves da Silva Langer e Luis Carlos de Moura Langer, também participaram do momento simbólico. “Com essa estrutura, vai melhorar muito a qualidade da terapia também. É um ambiente que vai ficar propício não só para o nosso filho, mas para outras crianças, famílias e profissionais”, ressaltou.

EQUOTERAPIA – A Equoterapia no RPMon tem como foco principal o bem-estar e a inclusão de pessoas especiais. “Ajudamos hoje 150 famílias na terapia. Esse picadeiro vai permitir dobrar o atendimento, garantindo que as crianças sejam atendidas independentemente da chuva ou do sol”, disse a terapeuta Maró Barreto, da Associação Terapêutica e Paradesportiva Eco-Cavalaria.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Portos do Paraná concede cessão de área para sede de grupo de escoteiros do Mar de Antonina

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Pintura e fotografia: MON promove atividades educativas gratuitas no Mês das Crianças

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA