NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Audiência Pública debate ampliação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Publicado em

Na próxima segunda-feira, 9, o auditório legislativo será palco de uma Audiência Pública para discutir o futuro das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde do Paraná (SUS-PR). O evento, agendado para às 9h, é uma iniciativa do deputado Professor Lemos e pretende propor melhorias fundamentais para o setor.

As PICS, que incluem tratamentos baseados em evidências científicas como fitoterapia, acupuntura e terapias complementares, são uma alternativa eficaz para ampliar o acesso da população a cuidados integrais de saúde. A audiência visa assegurar maior transparência, capacitação técnica e segurança na implementação dessas práticas.

Outro ponto em debate será o incentivo à produção de fitoterápicos e outros insumos ligados à agricultura familiar. A proposta busca alinhar saúde e sustentabilidade, fortalecendo a economia local, respeitando normas ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável no estado.

“A regulamentação das PICS não é apenas uma questão de saúde, mas também de desenvolvimento econômico e social”, destaca o deputado Lemos.

O evento é aberto ao público e espera contar com a participação de especialistas, gestores, profissionais de saúde e cidadãos interessados em contribuir com o aprimoramento das políticas públicas no setor.

Leia Também:  Em 2025, investimentos do Estado no Paraná superam R$ 6,3 bilhões, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Serviço:

Audiência Pública – “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)”

Data: 09/12/2024

Horário: 09h

Local: Auditório Legislativo

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Itinerante promove Sessão Especial em Londrina nesta quinta-feira (10)

Published

on

By

Nesta quinta-feira (10), às 18h, na ExpoLondrina, a Assembleia Legislativa do Paraná promove a 21ª sessão especial de interiorização da Casa. A Assembleia Itinerante completa dois anos de existência com novos serviços ofertados à população, como emissão de títulos de eleitor, atendimento da defensoria pública entre outros, mas continua com a essência inicial do projeto, que é aproximar o Poder Legislativo da sociedade, ouvir demandas e buscar avanços.

O presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), convidou toda a população de Londrina e região para participar do evento e de usufruir dos novos serviços disponibilizados. “É uma parceria que faremos agora na próxima Assembleia Itinerante, dentro do nosso estande, para oferecer vários atendimentos à população. Nós entendemos que muitas pessoas têm dificuldade de ir até alguns desses órgãos e pretendemos expandir para todas as edições de interiorização”, comentou Curi.

O presidente também deu um exemplo prático da importância dos novos serviços: “Acabamos de aprovar o projeto do governo do Estado que criou o Programa Recomeço, que dará um auxílio financeiro às mulheres vítimas de violência doméstica. Nós queremos que a Procuradoria da Mulher também possa receber essas denúncias durante a feira”, disse.

Leia Também:  Projeto de lei concede Título de Cidadão Benemérito ao magistrado Frederico Mendes Junior

Para o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Gugu Bueno (PSD), a Assembleia Itinerante é a materialização do compromisso que os deputados têm com a descentralização dos trabalhos legislativos. “Quando saímos da sede em Curitiba e vamos ao encontro da população, promovemos uma escuta qualificada e levamos, junto com os parlamentares, uma estrutura de atendimento que faz a diferença na vida das pessoas. Isso fortalece o papel do Legislativo como agente ativo na construção de soluções para o Estado”. Sobre os novos serviços ofertados Gugu disse que é uma ação concreta, que aproxima a população dos seus direitos e fortalece os laços entre a sociedade e o Parlamento paranaense.

A segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada estadual Maria Victoria (PP), destaca que pelo terceiro ano consecutivo o Poder Legislativo se faz presente em uma das feiras agropecuárias e industriais mais importantes do Brasil.

“Uma iniciativa de sucesso que aproxima a Assembleia Legislativa da população, permite receber as demandas da região Norte, garantindo transparência e participação cidadã. Nesse ano, temos a ampliação dos serviços oferecidos no estande da Assembleia com a presença do TRE, Defensoria Pública, Procuradoria da Mulher e Escola do Legislativo”, enumerou Maria Victoria.

Leia Também:  Empresário Ademar Batista Pereira recebe título de Cidadão Honorário do Paraná

Assembleia Itinerante

Criada em 2023, a Assembleia Itinerante já está em sua 21ª edição. As sessões especiais aconteceram, em 2023, nas cidades Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. Em 2024, os deputados passaram por Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí, Astorga e Ivaiporã. Em 2025, Arapongas, Cascavel, Paranavaí, Umuarama, Telêmaco Borba e agora novamente Londrina.

Já são 5 mil sugestões e demandas recebidas pelos deputados estaduais desde o início do projeto. Todas elas são respondidas e encaminhadas aos órgãos estaduais responsáveis. Além dos novos serviços oferecidos no estande, os visitantes tem acesso a como funciona a Casa de Leis, a um tour em realidade virtual pelos prédios da Assembleia e também a possibilidade de fazer suas revindicações na urna.

Serviço

21ª Sessão Especial de Interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná

Horário: 10/4/2025 – 18h

Local: 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina,

Endereço: Parque Ney Braga Eventos, Recinto Horácio Sabino Coimbra, Avenida Tiradentes, nº 6275, Jardim Rosicler – Londrina/PR

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA