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Com “estreia” do Sudoeste, Lote 6 vai duplicar rodovias entre Cascavel e Pato Branco

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O edital do Lote 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vai duplicar 141,08 quilômetros das rodovias BR-163, PR-182, PR-483, PR-180, PRC-280 e PRC-158, entre Cascavel, na região Oeste, e Pato Branco, no Sudoeste. O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. É a primeira vez que a região terá rodovias concedidas para a iniciativa privada.

Nesta última matéria da série da Agência Estadual de Notícias (AEN) sobre o Lote 6 serão detalhadas as obras nesta ligação entre as duas regiões, passando também pelos municípios de Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Ampére, Manfrinópolis, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença, Vitorino e Pato Branco. Como a maior parte da BR-163 já é duplicada nesse trecho, não estão previstas obras nesta via dentro dos territórios de Cascavel e Santa Tereza do Oeste.

Devido à grade extensão do trecho, as reportagens anteriores da série abordaram obras na BR-277 desde o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, até o entroncamento com a PR-473 em Nova Laranjeiras; e as duplicações entre Foz do Iguaçu e Cascavel e Cascavel e Nova Laranjeiras.

LINDOESTE – O município de Lindoeste vai ganhar um novo contorno rodoviário, com 6,8 quilômetros de pistas duplas, retirando o tráfego de veículos pesados da BR-163 do centro da cidade. Também serão construídos dois viadutos do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos pela pista da direita, no km 168+500 e km 163+500, e uma passarela no km 172, todos na BR-163.

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SANTA LÚCIA – As obras de Santa Lúcia, também na BR-163, estão concentradas no perímetro urbano. Será construído um viaduto do tipo Diamante no km 148+580 e duas passarelas, no km 148+630 e km 148+545. Novas vias marginais serão implantadas em ambos lados da rodovia, do km 147+800 ao km 148+940, além de um trecho de duplicação de 505 metros, do km 147+870 ao km 148+375.

CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES – As obras no território de Capitão Leônidas Marques incluem um Diamante no km 141, entroncamento com a PR-484 (acesso para a Usina de Salto Caxias), uma correção de traçado no km 140+593, e a duplicação da BR-163 entre o km 138+890 e o km 140+825. No perímetro urbano também serão construídos um Diamante, no km 137+660, e duas passarelas, no km 138+080 e km 137+060. E logo antes de chegar na ponte sobre o Rio Iguaçu, mais um trecho de duplicação, do km 131 ao km 131+690.

REALEZA – Após a ponte sobre o Rio Iguaçu, será implantada uma via marginal no km 128 ao km 128+500, executado o último segmento de duplicação da BR-163, entre o km 124 e o km 127+510, e construído um viaduto do tipo Trombeta, que possui três ramos de acesso, no km 123+700, entroncamento com a PR-182.

A partir deste ponto a concessão continua pela PR-182, que terá 69,05 quilômetros duplicados, até chegar no entroncamento com a PR-483, já em Francisco Beltrão.

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Ainda em Realeza, antes de chegar na cidade, serão construídos mais cinco Diamantes, no km 469+200, km 472+230, km 475+680, km 479+200, km 481+500, duas passarelas, no km 469+150 e km 480+600, e um Trombeta no km 484+300, substituindo a rotatória com a Avenida Rubens César Caselani.

No perímetro urbano de Realeza serão construídos novos Diamantes no km 486+350, entroncamento com a PR-281 (acesso para Planalto), no km 487+425, substituindo a rotatória com a Avenida Bruno Zuttion, e no km 489+700, próximo ao campus local da Universidade Federal da Fronteira Sul.

As obras incluem ainda a construção de duas passarelas para pedestres no km 486+900 e no km 487+750, implantação de vias marginais em ambos sentidos da PR-182 do km 485+800 ao km 487+460, e a partir deste ponto uma via marginal até o km 490+300 e outra marginal até o km 488+000. Também haverá duas ciclovias a partir do km 487+600, uma até o km 487+800 e outra até o km 489+700.

Um pouco mais distante, já próximo do limite com Ampére, será construído um Diamante no km 493+900.

AMPÉRE – No território de Ampére serão construídos um Diamante no km 497+253, um Trombeta no km 502+300, entroncamento com a PR-886 (acesso para Santa Izabel do Oeste) e outro Trombeta no km 504+900, entroncamento com a PR-481 (acesso para a sede de Ampére). Dois Diamantes serão construídos, no km 510+080 e km 514+420.

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Francisco Beltrão é uma das cidades da região que terá rodovias novas. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

MANFRINÓPOLIS E FRANCISCO BELTRÃO – O trecho final de duplicação da PR-182 fica no limite entre os municípios de Manfrinópolis e Francisco Beltrão, e vai incluir três viadutos do tipo Diamante, no km 521+345, km 525+105 e km 531+100.

FRANCISCO BELTRÃO – Um viaduto do tipo Trombeta no entroncamento da PR-182 com a PR-483, no território de Francisco Beltrão, marca o início do trecho concedido da PR-483, que será duplicada por 26,41 quilômetros, até o entroncamento com a PR-180 em Marmeleiro.

No perímetro urbano de Francisco Beltrão será implantado um Diamante no km 5+500, substituindo a rotatória com a Rua Porto Alegre, bem como uma passarela no km 5+570.

Também será implantada uma passarela no km 3+770, um Diamante no km 2+400 e um Diamante no km 0, substituindo a rotatória com a PR-180 e a Rua Antônio Carneiro Neto. A PR-483 vai ganhar ainda vias marginais e ciclovias em ambos os sentidos das pistas, do km 0 ao km 5+570.

MARMELEIRO – No limite entre Francisco Beltrão e Marmeleiro será duplicada a PR-180, do km 499+870 ao km 500+500, com implantação de vias marginais em ambos lados da rodovia.

Entre este trecho da PR-180 e a PRC-280 será executado o Contorno de Marmeleiro, com 6,9 quilômetros de pistas duplicadas e dois viadutos do tipo Diamante, desviando o tráfego de veículos pesados da PR-180 e do centro de Marmeleiro.

Além do contorno, ainda no território de Marmeleiro, tem início a duplicação da PR-280, com extensão de 30 quilômetros, seguindo até Pato Branco.

RENASCENÇA – No perímetro urbano de Renascença serão construídos um viaduto e uma passarela no km 249+500, na altura da Rua Nilo Peçanha, e outra passarela no km 249. A cidade também vai ganhar vias marginais nos dois sentidos da PRC-280 do km 249+690 ao km 249+120, e, a partir deste ponto, uma marginal até o km 247+000 e outra até o km 248+500. E serão implantadas ciclovias do km 248+000 ao km 250+100 de um lado da rodovia e, do outro, do km 249+690 ao km 250+100.

No território de Renascença ainda será duplicada a ponte sobre o Rio Santana, construídos três novos viadutos do tipo Diamante no km 244+600, km 241+800 e no km 237+300, e uma segunda ponte sobre o Rio Forquilha, no limite com Vitorino.

VITORINO – No território de Vitorino serão construídos um Diamante no km 224+500 e outro no km 228+550, seguido por um viaduto do tipo Trombeta no entroncamento entre a PRC-280 e a PRC-158.

Entre Vitorino e Pato Branco será duplicado um trecho de 8,35 quilômetros da PRC-158, que conecta dois segmentos da PRC-280. Nesta rodovia está prevista a implantação de uma via marginal entre os km 542+500 a km 543+150, e duas marginais entre o km 541+600 e o km 542+000.

Também serão construídos Diamantes no km 541+600 e km 539+900, uma passarela no km 541+100 e uma nova ponte sobre o Rio Caçadorzinho.

PATO BRANCO – Ainda na PRC-158, em Pato Branco serão implantadas vias marginais do km 534+800 ao km 535+300, e substituído o trevo do km 534+800, entroncamento com a PRC-280, por um novo viaduto Diamante.

Prosseguindo no perímetro urbano da cidade, no último segmento de duplicação da PRC-280, serão implantadas vias marginais e ciclovias desde o viaduto mencionado acima, até um novo Diamante no km 213+250, substituindo uma rotatória com a Avenida Tupi.

De Pato Branco em diante a nova concessão encontra a PRC-280 em concreto, obra que está sendo realizada pelo Governo do Paraná em lotes: o primeiro (Trevo do Horizonte a Palmas) está concluído, o segundo (Palmas a Clevelândia) está em obras e o terceiro (Clevelândia a Pato Branco) começa no ano que vem.

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Lote 6 contempla melhorias em toda a região. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

LOTE – O edital do Lote 6 das concessões rodoviárias prevê investimentos de cerca de R$ 12,6 bilhões em obras e R$ 7,4 bilhões em conservação e operação de tráfego nesta concessão de 662,10 quilômetros de rodovias federais e estaduais.

Confira neste mapa a localização das obras mencionadas neste texto.

Confira no edital todas as informações completas sobre as obras.

Fonte: Governo PR

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1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

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Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.

Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.

Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.

“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.

Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.

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Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.

Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.

CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.

“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

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O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.

A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.

“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.

CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.

As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.

Fonte: Governo PR

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