NOVA AURORA

PARANÁ

Unespar aplica provas do vestibular neste domingo

Publicado em

As provas para o Vestibular Unespar 2025 acontecem neste domingo (8). O ensalamento está disponível desde o dia 25 de novembro no site vestibular.unespar.edu.br. Neste documento os candidatos conferem o endereço, o bloco e a sala onde farão a prova.

Os portões abrirão 12h e fecharão 13h. A prova começará 13h30. Ela será aplicada em Curitiba, União da Vitória, Paranaguá, Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí e Loanda. São 5,9 mil inscritos concorrendo para 1,7 mil vagas.

Conforme o edital, somente entrará nos locais de prova quem estiver portando documento original de identificação, tais como: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título de Eleitor, carteira de estudante, carteira funcional de natureza pública ou privada e protocolo de requerimento de expedição de qualquer tipo de documento.

Para realizar a prova o candidato deverá portar caneta esferográfica com tinta azul-escura ou preta, escrita grossa e de corpo transparente.

Para preparar os candidatos, a Unespar ofereceu Aulões Online e Presenciais voltados aos terceiros do ensino médio das escolas públicas, entre agosto e outubro deste ano. As gravações estão disponíveis no canal da Unespar no YouTube, para todos que tiverem interesse em acessar.

Leia Também:  Com apoio do Estado, propriedade do Oeste transforma dejetos em energia

Neste ano, as provas serão divididas em dois grupos: Grupo I – Prova de Redação e Prova Objetiva de Múltipla Escolha; e Grupo II – Prova de Redação.

Cada curso da Unespar optou por qual grupo de prova seus futuros estudantes deverão resolver. Para conferir informação acerca dos conteúdos programáticos da prova, acesse o Manual do Candidato e da Candidata.

O resultado do Vestibular 2024 da Unespar, será divulgado no dia 10 de janeiro de 2025.

Em casos de dúvidas, entre em contato com a Unespar pelo endereço vestibular@unespar.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1844.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  No Cosud, Paraná apresenta propostas de políticas de atenção e proteção às mulheres

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Estado destina R$ 28,6 milhões para projetos voltados ao desenvolvimento regional

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA