NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Projeto de lei que inclui fibromialgia nos direitos das Pessoas com Deficiência avança em primeira discussão

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (04/12), em primeira discussão, o projeto de lei 520/2021 que reconhece os portadores de fibromialgia como Pessoas com Deficiência no Paraná. A deputada Márcia Huçulak (PSD) é co-autora do texto em conjunto com os deputados Gilson de Souza (PL) e Anibelli Neto (MDB).

O reconhecimento legal de que os pacientes da doença se enquadram como uma Pessoa com Deficiência permite o acesso a vários benefícios e políticas públicas.

De acordo com Márcia, isso contribui para melhorar o atendimento de saúde e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

“Tem sido uma satisfação, nesta minha jornada na Assembleia Legislativa do Paraná, contribuir com o aprimoramento de leis que fazem a diferença na vida das pessoas”, disse a deputada, que é líder do Bloco de Saúde Pública na Casa.

O texto aprovado amplia o alcance da Lei federal 13.146/2015, que em seu artigo 2 considera Pessoa com Deficiência “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial” – situações que criam barreiras a “sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Leia Também:  Deputada Luciana Rafagnin (PT) pede informações à SEED sobre falhas no processo seletivo de professores da rede estadual

Doença crônica

A fibromialgia afeta principalmente mulheres (sete em cada dez pacientes, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia). É uma doença crônica e ainda sem cura caracterizada pela inflamação dos nervos, que provoca dor intensa e grande sensibilidade dos músculos ao toque, fraqueza muscular e perda de coordenação de pernas e braços – fatores que prejudicam a qualidade de vida.

Estima-se que a fibromialgina atinja cerca de 3% da população no país.

A segunda votação deve ocorrer na semana que vem.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputado Moacyr Fadel (PSD) destaca importância de investimentos em educação

Published

on

By

A importância dos investimentos em educação que colocaram o Paraná no topo do ranking nacional foi destacada pelo deputado estadual Moacyr Fadel (PSD), 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, durante o Lançamento do Programa Escola Mais Bonita, em Ibaiti, nesta sexta-feira (11).

“Se tem um conselho que eu posso dar é: invista em educação. Se queremos ser um país de primeiro mundo, temos que investir em aprendizado para que esse conhecimento possa ser transformado em ações que melhorem a vida das pessoas”, ressaltou o parlamentar.

Os colégios que integram o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ibaiti, Norte Pioneiro, serão contempladas com mais de R$ 2,2 milhões para pequenas reformas e melhorias nas estruturas.

“Minha missão como deputado é lutar para garantir que os recursos cheguem onde é preciso. E temos conseguido graças à parceria governador Ratinho Junior, que é comprometido com a educação”, completou Fadel.

Durante a solenidade também foram entregues 123 novos chromebooks e headsets que serão utilizados pelos alunos.

Leia Também:  Vida Nova: Alep autoriza Governo a pegar empréstimo para construir casas

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA