NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Sessão Solene na Assembleia Legislativa vai homenagear Moto Clubes e Motociclistas Cristãos do Paraná

Publicado em

A Sessão Solene promovida pelo deputado Delegado Tito Barichello (União) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) reflete uma homenagem significativa aos Moto Clubes e Motociclistas Cristãos do Paraná. Esse evento, marcado para quarta-feira (04), às 18h30, destaca a relevância social, cultural e econômica do motociclismo no Paraná.

“Este encontro reafirma o papel do motociclismo não apenas como uma paixão, mas também como uma forma de promover valores comunitários, solidariedade e turismo no Paraná. A união de autoridades políticas e representantes de moto clubes reforça a relevância do movimento para a sociedade paranaense”, diz o deputado delegado Xerifão.

A solenidade contará com uma mesa de autoridades composta por importantes representantes do motociclismo e lideranças políticas. Além do proponente, Deputado Estadual Delegado Tito Barichello (União), a mesa terá: recém eleita vereadora de Curitiba, Delegada Tathiana (União), o Presidente Abutres Moto Clube PR, Denis Barbosa da Silva Marciano, presidente do moto clube Ceifeiros da Meia Noite, Gilvan dos Anjos Rocha, Cerrado Moto Aventura (CMA Brasil) Capelão Sivaldo Camargo da Diretor Estadual do Esquadrão Quadrangular Silva Ivanir Bianchi (Mano).

Leia Também:  Lançamento de

Além disso, o evento contará com a presença de lideranças importantes da comunidade motociclista cristã: presidente moto clube Águias de Cristo, Valter Muchenski, diretor regional do Rota da Cruz Curitiba, Giovani Carlos Jussen e do regional do MC Profetas do Aslfato, Romualdo Schreoede.

Iniciativas Legislativas

O deputado é autor de ações voltadas ao fortalecimento do motociclismo no estado, em parceria com o Governador Carlos Massa Ratinho Junior. Entre suas conquistas e iniciativas legislativas estão:

  • Isenção de IPVA para motos de até 170 cilindradas no Paraná, em parceria com o Governador Carlos Massa Ratinho Junior.

  • Pedágio Zero para motociclistas no estado, parceria com o Governador Carlos Massa Ratinho Junior.

  • Lei 21602/2023, que institui o Dia do Mototurismo no Paraná, celebrado em 23 de agosto.

  • Projeto de Lei nº 493/2023, que visa instituir a Rota Turística Moto Pioneira do Paraná.

  • Projeto de Lei nº 558/2024, que Institui a Rota Moto Turística Rolê de Quinta no Estado do Paraná.

  • Projeto de Lei nº 201/2023, que dispõe Sobre a Disponibilização de Cancelas Exclusivas em Praças de Pedágios para Motocicletas no Estado Do Paraná.

  • Projeto de Lei nº 493/2023, que Institui a Rota Turística Moto Pioneira do Paraná.

  • Projeto de Lei nº 153/2023, que Dispõe sobre a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de veículos automotores novos para utilização exclusiva em prestação de serviços para igrejas e templos de qualquer culto.

  • Projeto de Lei nº 276/2024, que Institui a Rota Moto Turística – Rota 090 no Estado do Paraná.

  • Projeto de Lei nº 519/2023, que Institui a Rota Moto Turística Velha Graciosa.

Leia Também:  Comissão de Saúde faz reunião na segunda-feira (28) para discutir projetos que promovem o bem-estar físico e mental

Barichello diz que essas medidas “não apenas fortalecem a prática do motociclismo, mas também impulsionam o turismo e valorizam a cultura dos motociclistas no Paraná. Esses avanços demonstram a crescente atenção ao segmento e sua importância na economia e lazer estadual”.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Debate e palestra sobre inclusão, homenagens e seminário fazem parte da programação do Parlamento

Published

on

By

O papel da igreja na inclusão, homenagens aos 120 anos do Rotary e ao Dia do Kung Fu, além de um seminário e o lançamento de um prêmio, compõem a agenda legislativa da próxima semana, que será mais curta devido ao feriado de Tiradentes. Audiência pública, sessões solenes e demais eventos dividem espaço com as sessões plenárias, reuniões de comissão e de grupos temáticos.

Três eventos contam com a participação ou organização da Escola do Legislativo com seminário, lançamento de premiação e palestra. Na quarta (23) e na quinta-feira (25), representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de gestores públicos, empresários, profissionais e dirigentes da sociedade civil, participarão do seminário “Captação de Recursos, Prestação de Contas e Normatização para as Organizações da Sociedade Civil e Fundos Municipais”.

A abertura do evento será feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), às 14 horas. O objetivo é apresentar e discutir as melhores práticas e estratégias para a captação, gestão e prestação de contas de recursos destinados a entidades sem fins lucrativos. Na quinta, a programação começa 9h30.

Premiação

Reconhecer e valorizar gestões municipais que se destacam pela inovação, criatividade e promoção do desenvolvimento local é o objetivo da 13ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP-PR). A cerimônia de lançamento ocorrerá na quarta-feira (23), às 11 horas, no Plenarinho, com abertura das inscrições.

O tema deste ano é “Acessibilidade e Inclusão: o espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. A iniciativa busca incentivar os municípios de todo o Paraná a adotarem práticas eficientes de planejamento, execução e controle de projetos e programas governamentais. Criado em 2013, o prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná e parceria da Escola do Legislativo.

Trabalho e Meio Ambiente

A Assembleia vai receber o seminário sobre Trabalho e Meio Ambiente, promovido pelo DIEESE e as Centrais Sindicais. O tema desse ano é Transição Justa – rumo à COP 30. A Jornada Nacional de Debates, dessa vez conta com o apoio do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno. O evento, realizado nas capitais dos 17 estados onde o DIEESE possui escritórios, será na quinta-feira, às 9 horas, no Plenarinho. O proponente é o deputado Requião Filho (PT).

Inclusão

O papel das igrejas na inclusão será tema de uma audiência pública promovida pelo Bloco Parlamentar da Neurodiversidade, coordenado pelo deputado estadual Alisson Wandscheer (SD), em parceria com o Ministério Pão Diário. O evento integra as atividades do Bloco no Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. O objetivo é apresentar experiências e iniciativas já desenvolvidas por igrejas, destacando as adaptações necessárias para que os espaços religiosos sejam verdadeiros locais de acolhimento físico e espiritual. O evento será realizado na quarta-feira, às 18 horas, no Plenarinho.

Leia Também:  Assembleia aprova proposta de aporte de R$ 23 milhões para investimentos na Ceasa

E, sexta-feira (25), haverá a palestra Diversidade e Inovação: Autistas no mercado de trabalho, que é proposta pela Escola do Legislativo em parceria com a Empresa de Educação em Neurodiversidade beeMyra. O evento será às 10 horas, no Auditório Legislativo.

Homenagens

A Assembleia Legislativa do Paraná realizará, por proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), uma sessão solene em comemoração aos 120 anos de fundação do Rotary International e ao Dia do Rotariano Paranaense. A data foi instituída pela Lei estadual nº 17.009/2011, do ex-deputado e rotariano Rasca Rodrigues. O evento acontecerá na sexta-feira (25), às 9 horas, no Plenário, e destacará a atuação de homens e mulheres que, ao longo do tempo, promoveram ações voltadas à melhoria da qualidade de vida por meio dos projetos desenvolvidos pelos clubes rotários.

Mestres e praticantes do kung fu, arte marcial originária da China com cerca de cinco mil anos de história, também serão homenageados em sessão especial na quinta-feira (24), às 18 horas, no Plenário. O evento será promovido pelo deputado Alexandre Amaro (REP), autor de um projeto de lei em tramitação que propõe instituir o dia 11 de abril como o Dia Estadual do Kung Fu. O parlamentar também é autor da Lei nº 20.337/2020, que criou o Dezembro Faixa Preta, no calendário oficial do Paraná, com o objetivo de popularizar as artes marciais como ferramentas de desenvolvimento humano.

Sessão plenária

Três proposições iniciarão tramitação em plenário na sessão da próxima terça-feira (22), às 14h30. O projeto de lei 105/2025, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), altera a Lei nº 17.826/2013, que trata da concessão e manutenção do título de utilidade pública a entidades do Paraná. A proposta busca atualizar a legislação estadual para permitir a remuneração de dirigentes que exerçam funções executivas em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, em conformidade com as Leis federais nº 9.790/1999 e nº 13.019/2014.

O projeto de lei 225/2025, do Poder Executivo, solicita aprovação para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 8.211.000,00 ao orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O recurso será utilizado para a criação do programa Paraná Saúde Digital, destinado a cobrir despesas com contratação de serviços de pessoas jurídicas, locação de equipamentos, contratação de instrutores, produção de materiais gráficos, e aquisição e desenvolvimento de softwares para atendimento do SUS Digital.

Leia Também:  Comissão de Saúde faz reunião na segunda-feira (28) para discutir projetos que promovem o bem-estar físico e mental

Já o projeto de lei 112/2025 autoriza o Estado a doar um imóvel ao município de Cerro Azul. Em turno único, será votado o projeto de lei 80/2025, que autoriza a doação de imóvel à Associação dos Moradores, Amigos dos Idosos, Esportivos, Cultural dos Bairros Laranjeiras, Karla, Petrópolis, Estrela, Paraná, Belvedere I e II e Porto Seguro, de Foz do Iguaçu.

Segundo turno

Retornam à pauta para votação em segundo turno o projeto de lei 451/2023, de autoria da deputada Mabel Canto (PSDB) e do deputado Ney Leprevost (União), que institui o Novembrinho Azul. A campanha, a ser realizada anualmente no mês de novembro, visa promover a conscientização e ações de cuidado com a saúde de meninos de até 15 anos de idade.

Também será discutido o projeto de lei 307/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Dia dos Heróis Paranaenses e cria o Livro Memorial Oficial dos Heróis do Paraná, com o intuito de preservar a memória histórico-cultural de atos e ações de paranaenses homenageados por seus feitos.

Redação final

Estão em redação final o projeto de lei 763/2023, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), que estabelece prioridade no atendimento a pessoas com Diabetes Mellitus em estabelecimentos de saúde no Paraná, especialmente em exames que exigem jejum prévio; e o projeto de lei 1/2025, do Tribunal de Justiça do Paraná, que autoriza a doação de imóvel ao município de Castro.

Além disso, serão apreciadas duas propostas de concessão de título de utilidade pública: o projeto de lei 90/2025, do deputado Thiago Bührer (União), à Associação Para Vida Sem Drogas, de São José dos Pinhais; e o projeto de lei 97/2025, da deputada Cloara Pinheiro, à Associação de Voleibol Ibiporã.

Transmissão

A sessão plenária da próxima terça-feira (22) será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, pelo canal 10.2 (TV aberta) e canal 16 (Claro/NET). O conteúdo também estará disponível no canal do YouTube da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA