NOVA AURORA

PARANÁ

Caravana náutica de jetskis chega a Foz do Iguaçu após mais de 400 km pelo Rio Paraná

Publicado em

O grupo com mais de 160 jestskis que partiu quarta-feira (27) de Rosana (SP) chegou às 17h desta quinta-feira na Internacional Boat Show, evento ligado ao turismo náutico, em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná. No total, a expedição navegou 418 quilômetros pelas águas do Rio Paraná, parando em municípios com prainhas de água doce, como Porto Rico e Porto Camargo. A expedição foi recepcionado pelo secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, e demais autoridades em um trapiche no Iate Clube do Lago de Itaipu.

Organizada pela empresa MSJet, a iniciativa contou com apoio da Itaipu Binacional e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu). A expedição trouxe até o evento participantes paranaenses, paulistas, sul-mato-grossenses e de pelo menos outros 6 estados e até do Paraguai.

O secretário Marcio Nunes participou presencialmente da expedição até Guaíra, onde o grupo pernoitou na quarta-feira antes de continuar o trajeto rumo a Foz do Iguaçu. Ele afirma que mais expedições devem acontecer e consolidar o trajeto como uma grande rota de turismo náutico. “Estamos muito felizes em receber esses pilotos que fizeram mais de 400 quilômetros de jetski no nosso grande Rio Paraná. Outras expedições estão mais que convidadas, e terão total apoio da Secretaria do Turismo, porque nós entendemos a importância desses eventos e atividades para o setor do Turismo no nosso estado”, disse.

Leia Também:  R$ 100 milhões: Governo lança maior edital de projetos voltados para crianças e adolescentes

PARTICIPANTES – Ao chegarem, os navegantes comemoraram. “Foi uma experiência diferente, mesmo com as adversidades do tempo, ficamos encantados porque o Paraná é lindo”, disse Tiago Laureto de Souza, de Santa Fé do Sul, em São Paulo.

De Peruíbe, Litoral de São Paulo, Rogerio Gomes da Conceição agradeceu ao Governo do Paraná pelo apoio. “Amo esse Estado e essa expedição foi incrível. Agradecemos muito a organização e ao Governo do Paraná por todo o suporte e apoio à essa iniciativa”, vibrou.

BOAT SHOW – A Foz Internacional Boat Show começou nesta quinta-feira e segue até 1° de dezembro, no Iate Clube do Lago de Itaipu, com expectativa de receber mais de 6 mil visitantes durante a programação. 

A primeira edição do Foz Internacional Boat Show, em 2023, superou a expectativa de expositores e gerou cerca de R$ 30 milhões em negócios, impactando diretamente a geração de empregos do setor náutico.

Foram mais de 30 marcas expositoras e, além de barcos dos principais estaleiros brasileiros, de 19 a 42 pés, o público conheceu as novidades em acessórios ligados à náutica, caminhonetes, helicópteros, experiências aquáticas e até barcos em forma de carro esportivo.

Leia Também:  China recebe 91,8% da soja exportada pelo Porto de Paranaguá

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  MIS-PR integra o Festival de Curitiba com Mostra Warly Ribeiro sobre espetáculos teatrais

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Exposição "Luz e Espaço" vai até dia 7 de maio no Museu Oscar Niemeyer

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA