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Copel Mercado Livre expande número de clientes e reafirma protagonismo nacional

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Com a ampliação do mercado livre de energia em 2024, a Copel Mercado Livre concluiu como referência no setor energético brasileiro. Desde sua criação, em 2016, a subsidiária tem sido um pilar estratégico para empresas que buscam reduzir custos e ganhar previsibilidade no consumo de energia elétrica. 

Em 2024, a Copel Mercado Livre comercializou 2,7 gigawatts médios de energia, atendendo a uma carteira de mais de 1,5 mil clientes distribuídos em 22 estados brasileiros e o Distrito Federal. A empresa acompanhou a expansão do mercado livre e investiu em soluções operacionais para aprimorar a experiência de seus clientes. 

Com a entrada em vigor das novas regras para o mercado livre de energia, estabelecidas pela Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia, todos os consumidores atendidos em alta tensão podem ser beneficiados, permitindo uma economia de até 35% na conta de luz de empresas de médio e pequeno porte.  

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), 2024 foi um ano de recordes. Até o mês de novembro, o órgão havia registrado 23.698 migrações para o ambiente de Contratação Livre (ACL) – um volume aproximadamente três vezes maior do que o registrado em todo ano de 2023 (7.397). 

Deste total, cerca de 74% dos consumidores que estão chegando ao mercado livre são pequenas e médias empresas, como supermercados, produtores rurais, restaurantes, clínicas e pequenas fábricas, que veem no ambiente uma oportunidade de liberdade de escolha e negociação. No Paraná, 4% do consumo de energia provém do mercado livre – o estado fica atrás apenas de Minas Gerais e Pará.  

TECNOLOGIA – Em 2024, a comercializadora do grupo Copel consolidou suas estruturas digitais, marcando um ano de avanços significativos em tecnologia e atendimento. A implantação de um novo sistema de gestão operacional trouxe mais agilidade e eficiência à gestão de contratos, medições e previsões de consumo dos clientes.

Com atualizações constantes, o sistema permite escalabilidade nos negócios, otimiza o tempo de atendimento e oferece aos clientes que contratam o serviço de gestão da energia da Copel Mercado Livre, acesso a um portal exclusivo para consulta de informações. 

No campo do relacionamento com clientes, a comercializadora iniciou um projeto de modernização da sua solução de CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente). O objetivo é trabalhar de forma mais produtiva, melhorar o tempo de resposta e oferecer soluções individualizadas às empresas que desejam migrar para o mercado livre. Hoje, a jornada para contratação de energia é 100% digital, e permite que os clientes realizem todo o processo de forma prática e segura, desde a simulação de consumo até a assinatura dos contratos. 

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ENERGIA LIMPA – Comercializando energia 100% renovável, gerada exclusivamente em usinas próprias do Grupo Copel, a Mercado Livre também se destacou no campo da sustentabilidade. A certificação I-REC (sigla em inglês para o modelo internacional de certificados de energia renovável), que comprova a origem limpa da energia, foi um diferencial oferecido pela Copel para clientes comprometidos com metas ambientais. 

Desde 2022, mais de 6,5 milhões de MWh foram comercializados com certificação, sendo 3,1 MWh somente em 2024. Atualmente, 82 empresas já consomem energia certificada pela Copel Mercado Livre.

O diretor da Copel Mercado Livre, Rodolfo Lima, explica que a certificação pode ser utilizada para neutralizar emissões de gases de efeito estufa no Programa GHG Protocol. “Além disso, a energia certificada contribui para que essas empresas conquistem diferenciais competitivos em mercados que valorizam iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, completou. 

De olho no crescimento do mercado livre de energia, Lima explicou que a Copel planeja consolidar sua presença no mercado nacional e investir no desenvolvimento de novos produtos. “Estamos focados em desenvolver soluções cada vez mais personalizadas, que atendam às novas demandas do setor energético e seus consumidores, e que também gerem valor real para nossos clientes”, ressaltou. 

CLIENTES SATISFEITOS – A Copel Mercado Livre encerrou 2024 afirmando a confiança de seus clientes, refletida em um excelente índice de satisfação obtido na pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas, instituição especialista em opinião pública. Com uma pontuação de 74,9 no Net Promoter Score (NPS), o braço da Companhia Paranaense de Energia cresceu 8,08% na satisfação de seus clientes em relação ao ano de 2023.  

O NPS é uma métrica amplamente utilizada para medir a lealdade dos clientes, baseada na probabilidade de recomendarem a empresa a outros. Com resultados que vão de -100 a 100, pontuações acima de 75 são consideradas de excelência. Para Rodolfo Lima, esse indicador não apenas atesta o sucesso das estratégias voltadas à experiência do cliente, mas também reforça o compromisso em evoluir constantemente para oferecer serviços de excelência. 

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MERCADO LIVRE – O mercado livre de energia é um ambiente em que vendedores e compradores podem negociar energia elétrica e têm liberdade para acordar preço, quantidade a ser adquirida, período de fornecimento e condições de pagamento. Esse sistema se diferencia do mercado tradicional cativo, pelo qual a maioria dos clientes compra energia das distribuidoras.  

No mercado livre, os consumidores podem escolher de quem vão comprar energia, o que torna o mercado mais diversificado e competitivo. A modalidade leva a uma redução de preços e permite que os clientes possam planejar seus gastos com energia e se proteger de oscilações no custo deste insumo.  

Para fazer a migração, estes consumidores precisam, primeiro, informar à empresa de energia que lhes atende atualmente sobre a intenção de fazer a mudança. E processo se chama denúncia do contrato e, na maior parte do Paraná, deve ser feito com a Copel Distribuição, que atende 394 municípios do estado. Além disso, é necessário fazer um contrato de compra de energia com uma das comercializadoras autorizadas a atuar no mercado livre.   

Para verificar se a sua empresa integra o grupo A, o consumidor pode procurar a informação na conta de luz. 

COPEL MERCADO LIVRE – Criada para atuar no mercado livre de energia, a Copel Mercado Livre é a comercializadora do grupo Copel, uma das maiores empresas integradas de energia do país. A Copel atua também nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia, contando com um parque gerador de 6,5 GW de capacidade instalada, 10 mil quilômetros de linhas de transmissão e mais de 200 mil quilômetros de redes de distribuição.

A comercializadora do grupo figura entras as maiores do setor desde que foi criada, em 2016, e oferece garantia e confiança para ajudar os clientes a reduzir custos com energia elétrica.  

Fonte: Governo PR

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Em Foz do Iguaçu, 150 agentes de viagens participam da Convenção da Abreu, primeira de 2025

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A  Convenção da Agência Abreu abriu neste sábado (15) a série de grandes convenções turísticas que serão sediadas no Estado ao longo deste ano, como resultado do trabalho do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor, vinculado à secretaria estadual do Turismo (Setu). A programação em Foz reúne 150 colaboradores da empresa, que são impactados com as informações sobre potenciais e destinos turísticos paranaenses. As atividades prosseguem neste domingo (16).

A Abreu é uma agência de viagens de origem portuguesa, datada de 1840, que atualmente conta com mais de 1,5 mil colaboradores, nacionais e internacionais. A convite do Viaje Paraná, também participam da Convenção a Prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto Municipal de Turismo (IMT); a Prefeitura de Foz do Iguaçu; e o Visit Iguassu, instituição de promoção do Destino Iguaçu. 

“Iniciamos o ano das Convenções no Estado com a Abreu e teremos tantas outras ao longo de 2025. Com isso, mostramos o quanto o Paraná está engajado em trazer a iniciativa privada do setor de turismo cada vez mais próxima do poder público. Esse é um momento único, em que apresentamos destinos e mostramos, principalmente, às agências de viagens e operadoras, o grande potencial do nosso turismo”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Nas convenções é reunido todo o time de vendas de uma empresa e seus principais fornecedores, no caso, agências de viagens. O propósito é que, após os eventos, os profissionais e colaboradores estejam preparados para comercializar os destinos, atrativos e potenciais paranaenses, inserindo-os no mercado do setor.

Ronnie Correa, representante da Abreu, disse estar impressionado com as informações que recebe, porque seu conhecimento sobre o Paraná era básico, muito condicionado apenas às experiências de trabalho.

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“Hoje aprendi como esse Estado é rico em opções e atrativos turísticos. Mostrar um destino com tanto potencial turísticos e de investimento, é impressionante”, afirmou. “Já está trazendo e vai trazer ainda mais resultados fortes ao Estado em pouco tempo, à exemplo da nossa convenção, em que tudo isso está sendo mostrado e explicado a quem está na ponta vendendo. Esse é um case que deve servir de exemplo para outros Estado, porque beber água na fonte é muito diferente de beber água no rio, ou seja, a gente veio conhecer de perto o que tem no Paraná e estamos impressionados”, explicou.

PLANO DE AÇÃO – Em 2025, o Estado deve receber cerca de 5,3 mil agentes do setor de todo o Brasil em 10 convenções, graças ao esforço coordenado pelo Viaje Paraná. As convenções fazem parte dos planos de ação do Governo do Estado, que tem como foco trazer grandes operadoras para que seus representantes possam desfrutar dos atrativos e conhecer de perto a infraestrutura e a rica gastronomia paranaense. Somente neste mês de março, três grandes Convenções acontecem na Terra das Cataratas e em Curitiba, reunindo um público de aproximadamente 1,1 mil agentes.

O Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrikoski, disse que é um privilégio receber a primeira das grandes convenções do ano no município. “É muito bom observar, ao vivo, todos esses agentes de viagens conhecendo e vivenciando as experiências turísticas paranaenses, em especial as de Foz do Iguaçu. Essa oportunidade precisa ser aproveitada, porque através deste incentivo conseguimos trazer mais resultados ao nosso turismo. O Estado tem feito um excelente trabalho ao atuar nessa frente, possibilitando às operadoras terem um treinamento adequado sobre o destino, o que trará muitos resultados ao Paraná”, destacou.

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EXPECTATIVA – O presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), José Luis Veloso, também esteve presente na convenção da Abreu, em Foz do Iguaçu. Ele afirmou que as expectativas são positivas, porque a Capital recebe, entre os dias 28 de março a 1° de abril, a Convenção da Schultz Operadora, que vai reunir 400 empresários e agentes de viagens. Na ocasião, devem ser apresentados os potenciais turísticos curitibanos, como a Zombie Walk, que reuniu mais de 20 mil pessoas no último Carnaval e já esta sendo comercializado na operadora, com pacotes para a edição de 2026.

“É muito importante essa parceria que o Governo do Estado tem feito com as prefeituras, em especial com Curitiba. É um sucesso e grandiosidade ter a oportunidade de mostrar os atrativos e o turismo de Curitiba para o Brasil e  o mundo. O trabalho do Viaje Paraná é relevante ao que nós queremos para a Capital, que é o protagonismo, colocando a cidade nas vitrines do turismo mundial”, disse Veloso.

CALENDÁRIO – Ainda nesta domingo (16), Foz do Iguaçu recebe a Convenção da Visual/Rextur, que capacitam outros 350 agentes de viagens, até o dia 19.

Confira o calendário completo de capacitações, convenções e eventos do setor que contam com a participação do Estado neste mês de março, clicando AQUI.

Fonte: Governo PR

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