NOVA AURORA

PARANÁ

CEEBEJA de Londrina celebra 40 anos de inclusão e qualidade educacional

Publicado em

Em 2024, o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Londrina, no Norte do Paraná, comemora 40 anos consolidado como referência em inclusão e qualidade de ensino. Localizada no centro da cidade, a instituição ligada à Secretaria estadual da Educação (Seed-PR) atende alunos de 25 a 85 anos, de Londrina e região, oferecendo ensino presencial e híbrido, além de qualificação profissional por meio de parcerias, como a firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).  

A celebração dos 40 anos marca uma trajetória de conquistas e inovação no ensino. O CEEBJA se destaca pela inclusão, atendendo estudantes com histórias de superação e determinação. Para a diretora-geral Rosangela Lopes Ferreira Menoncin, a unidade é a concretização de muitos projetos dos alunos e do próprio centro estadual. “Nossa escola é inclusiva e para todos. Ela representa a realização do sonho de formar estudantes, não importando a idade que tenham”, afirma.  

O CEEBJA funciona em um prédio que é reconhecido por sua boa localização, a apenas duas quadras do Terminal Urbano Central. A estrutura possibilita a integração de diversas modalidades de ensino e atende a públicos específicos por meio de parcerias importantes. Entre elas, as Ações Pedagógicas Descentralizada (Apeds), a Socioeducação (Cense 1 e Cense 2), além da unidade especial em Tamarana, que atende um número significativo de estudantes indígenas.  

“Os alunos em conflito com a lei matriculados no CEEBJA são atendidos quando estão internados na própria unidade e, quando saem, continuam na escola sendo atendidos nas salas de aulas e inseridos nas turmas”, conta Rosângela. “Aqui na região, somos a única instituição que faz esse tipo de atendimento”. Outra iniciativa de destaque é o Centro de Apoio para Pessoas Deficientes Visuais (CAP) reforçando o compromisso da instituição com a educação inclusiva.  

Leia Também:  Curso de desenvolvedor de sistemas do BRDE forma 632 alunos de escolas públicas

Com aproximadamente 100 formandos anuais, o CEEBJA se reafirma como um espaço transformador de educação na região Norte do Estado. “Este é um lugar que faz a diferença na vida das pessoas. Nossa localização facilita o acesso, e cada estudante que passa por aqui carrega uma história de determinação e superação. A educação transforma vidas, e temos orgulho de fazer parte disso”, conclui a diretora.

INOVAÇÕES E FUTURO – O CEEBJA de Londrina avança continuamente em suas estratégias pedagógicas e, para 2025, já planeja a oferta de cursos de Espanhol, visando ampliar as oportunidades de aprendizado e melhorar os resultados no Enem. “A abordagem educacional integra metodologias ativas e práticas inovadoras, oferecendo aos alunos ferramentas diferenciadas para o desenvolvimento no aprendizado e pessoal”, reforça Rosângela.   

Nos últimos dois anos, alunos da instituição alcançaram importantes conquistas, entre elas, boas notas do Enem e aprovações nos vestibulares da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, os estudantes se preparam para o Enem por meio de um trabalho pedagógico voltado para a integração entre teoria e prática, consolidando o CEEBJA como uma ponte para o ensino superior e a realização de novos projetos de vida. 

Leia Também:  Inovação: startup cria plataforma para apoiar prefeituras na gestão de áreas rurais

“Pude concluir o ensino médio em julho deste ano e fui bem no Enem. Acredito que vou conseguir uma vaga no ensino superior graças ao empenho dos professores do CEEBJA”, afirma Luiz  Katsuaki Ueti, ex-aluno da instituição. 

EJA – A rede estadual conta com mais de 250 escolas e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Paraná. No primeiro semestre de 2024 foram atendidos cerca de 36 mil estudantes. A escola mais antiga da modalidade foi o Centro Estadual Potty Lazzarotto (CEAD), em Curitiba, criado no ano de 1980 por um grupo de professores.

A EJA é oferecida gratuitamente, tanto na modalidade presencial quanto híbrida. A partir de 2010, com a instauração da Instrução n° 017/2010 SUED/SEED, passou a ser implementada também por meio da Ação Pedagógica Descentralizada (APED) em quase todos os municípios do Paraná.

As instituições estaduais de ensino com oferta da modalidade propiciam a conclusão em dois anos do Ensino Fundamental Fase II (6º ao 9º ano), para pessoas a partir de 15 anos, e do Ensino Médio em um ano e meio para pessoas a partir dos 18 anos.

As turmas de EJA são organizadas semestralmente, entretanto as matrículas podem ser realizadas durante todo o ano. Os interessados podem consultar as instituições de preferência neste LINK.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Inovação: startup cria plataforma para apoiar prefeituras na gestão de áreas rurais

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Saúde faz recomendações sobre o consumo de pescados na Semana Santa

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA