NOVA AURORA

PARANÁ

Final do mês é marcado por opções de turismo gastronômico no Oeste do Paraná

Publicado em

Com apoio do Governo do Estado, programações gastronômicas movimentam Foz do Iguaçu, na região Oeste, colocando um tempero a mais na experiência dos turistas que visitam o município. Parte do calendário da Secretaria do Turismo (Setu) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor, o Circuito Gastronômico das Cataratas e o Festival Porco Moura aquecem a economia local e ressaltam os potenciais paranaenses dentro do turismo gastronômico.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, o segmento gastronômico é um dos que mais capta turistas quando visitam o Paraná. “Quando um viajante chega ao Estado, ele busca experimentar mais da nossa culinária e reconhecer quais são os sabores daqui. Neste aspecto, o Paraná é rico em opções, influências e pratos, típicos ou contemporâneos”, disse.

De acordo com ele, dar destaque ao turismo gastronômico é reconhecer que culinária passa, sobretudo, pelos serviços oferecidos pelos estabelecimentos. “Não adianta servir uma boa refeição se o atendimento não é bem prestado, por isso o fomento a qualificação do setor são importantes. O turismo está diretamente ligado com uma boa prestação de serviços, e os órgãos estaduais do turismo estão sempre atentos a isso”, completou.

Leia Também:  Governo investe R$ 262 milhões em 89 obras da Região Metropolitana de Curitiba

CIRCUITO GASTRONÔMICO – Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Oeste), o Festival Circuito Gastronômico das Cataratas tem como objetivo celebrar e divulgar a rica gastronomia da região Oeste do Paraná. A primeira fase do festival foi realizada entre os dias 4 e 17 de novembro, nos restaurantes e bares associados.

Durante esse período, os amantes da boa comida exploraram os sabores locais, visitando os estabelecimentos participantes e degustando os menus especiais com valores promocionais.

A segunda etapa do evento acontece de 27 a 30 de novembro no Itaipu ParqueTec, simultâneo ao Festival Iguassu Inova, promovendo também inovação e a tecnologia, consolidando Foz do Iguaçu como um polo criativo no Brasil.

A proposta é integrar gastronomia, cultura e inovação em um único ambiente durante quatro dias intensos de atividades, exaltando também as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo e eleita recentemente como o principal atrativo turístico do País e da América do Sul, segundo a plataforma TripAdvisor.

Participam do evento restaurantes e outros empreendimentos do setor.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros terá drones com câmera termal e alto-falante em ação no Litoral

PORCO MOURA – O Festival Porco Moura será mais um evento gastronômico que movimentará o setor no município, ressaltando a culinária com a carne suína. O evento personalizado acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Black Bill Smoke House. O público vai encontrar 10 estações com as mais variadas apresentações do prato. O evento terá ainda open food e open bar de chopp, gin, cachaças, licores, vinhos e bebidas não alcoólicas.

O porco moura é uma raça suína histórica trazida ao Brasil durante o Período Colonial. Ele se destaca por sua carne marmorizada, suculenta, sabor marcante e qualidade superior. O prato tem sido cada vez mais valorizado por chefes de cozinha e charcuteiros – amantes e profissionais do preparo de carnes, que reconhecem o diferencial desse produto na gastronomia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Produtores de Pinhalão e São Jerônimo da Serra ganham Café Qualidade Paraná 2023

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  No Paraná, a expressão "que a Justiça seja feita" é literalmente feminina

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA