NOVA AURORA

PARANÁ

Com novo sistema da Celepar, Portos do Paraná moderniza credenciamento em Paranaguá

Publicado em

A Portos do Paraná está usando desde o começo do mês o Sistema Integrado de Credenciamento e Serviços (SICS). A ferramenta desenvolvida pela Celepar traz agilidade e eficiência ao processo de credenciamento de empresas, autônomos e profissionais que necessitam de acesso ao Porto de Paranaguá. Com o novo sistema, é possível realizar todo o processo online, de forma centralizada, eliminando a troca constante de e-mails e a entrega física de documentos.

“O SICS é fruto de um trabalho em conjunto multissetorial visando a melhoria contínua dos portos, trazendo mais agilidade na tramitação de documentos e solicitações de usuários, bem como a maximização da eficiência na segurança da Autoridade Portuária”, explica Thiago Matozo, coordenador de Monitoramento da Unidade Administrativa de Segurança Portuária da empresa pública e coordenador do Grupo de Trabalho de Controle de Acessos.

O SICS foi desenvolvido para atender a demanda por um sistema unificado que permita à Portos do Paraná melhorar o controle de credenciamentos e oferecer mais segurança e transparência ao processo. Antes da implantação do sistema, empresas precisavam encaminhar documentos e aguardar longos períodos para cada etapa de aprovação.  

Leia Também:  Destinos turísticos paranaenses se preparam para receber visitantes neste fim de ano

“A digitalização permitiu uma mudança radical no credenciamento. Agora, todos os envolvidos podem acompanhar o andamento do processo em tempo real e a empresa pode emitir seu certificado de credenciamento ao final”, explica Cassiano Marin Beltrame, um dos coordenadores técnicos da Celepar que atuou no desenvolvimento da solução.

Com o SICS, as empresas cadastradas passam a ter maior visibilidade sobre o status de seus processos, o que resulta em economia de tempo e redução significativa na burocracia. Além disso, o sistema permite que a empresa pública tenha uma gestão mais eficiente dos credenciados, facilitando a consulta e a análise dos dados de maneira mais precisa. 

“O sistema já trouxe resultados expressivos, com mais de 70 empresas que já deram entrada para o cadastramento já na primeira semana de operação,” destacou Beltrame.

Ele afirma que a criação do sistema representou um desafio técnico significativo para a equipe, que precisou se adaptar a uma nova tecnologia. “O empenho das equipes técnicas da Celepar e da Portos do Paraná foi fundamental para superar os obstáculos e garantir a viabilidade do sistema, mantendo a qualidade e o cumprimento dos prazos estabelecidos para o projeto”, afirmou.

Leia Também:  Estado promove na terça Mutirão Emprega Mais Curitiba com a oferta de 3,5 mil vagas

PRÓXIMOS PASSOS – A implementação do SICS é apenas o início de um projeto com grande potencial de expansão. Os portos paranaenses e a Celepar já planejam melhorias no sistema, como a integração com um ERP (sistema de gestão) para a geração de crachás de acesso, permitindo que a própria autoridade portuária emita crachás de forma automática e personalizada. As futuras melhorias ainda irão contemplar mais serviços, como análise de planos de trabalho, solicitações de visitas, dentre outros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Destinos turísticos paranaenses se preparam para receber visitantes neste fim de ano

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Perto de 80% da costa paranaense está própria para banho, aponta Boletim de Balneabilidade

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA