POLÍTICA PR
A saúde do homem é tema do programa Assembleia Entrevista desta sexta-feira (15)
Publicado em
15 de novembro de 2024por
Itajuba TadeuO câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo o Ministério da Saúde. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. O tema é abordado pelo professor universitário e biomédico Benísio Ferreira da Silva Filho, no programa “Assembleia Entrevista”, que está no ar na TV Assembleia – canal aberto da Assembleia Legislativa do Paraná.
Especialista em análises clínicas, o biomédico afirma que um dos principais motivos desse preocupante cenário ainda é o preconceito. A desinformação em relação ao exame também influencia. Outra questão é o comportamento masculino. Os homens, geralmente, não têm grandes preocupações com a saúde, ao contrário das mulheres. “Já que é uma questão tão delicada para os homens, façam os exames e não precisam contar”, aconselha. Ele enfatiza que a melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata é, justamente, o diagnóstico precoce.
Essa questão – a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele, é o tema da campanha “Novembro Azul”, que acontece neste momento em todas as regiões do país. A mobilização tem a finalidade de incentivar o público masculino a cuidar da saúde e realizar exames preventivos. O biomédico recomenda que os homens devem ir, anualmente, ao urologista. Especialmente, a partir dos 45 anos.
É durante a consulta médica que o paciente terá a oportunidade de conversar sobre o exame de toque retal, o que permite avaliar alterações da glândula, e também receber informações em relação ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente por alteração identificada no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. O biomédico alerta que, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior será o sucesso do tratamento”, acrescenta.
É só sintonizar na TV Assembleia
O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.
Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia celebra ano de conquistas
Published
7 horas agoon
9 de janeiro de 2025By
O Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná fechou 2024 com um saldo bem positivo de ações, atividades, expansão do Programa Tampinha Paraná e arrecadação de tampinhas, brinquedos e livros. “Em 2024, o Conselho reafirmou seu compromisso de atuar como uma ponte entre a sociedade e a Assembleia Legislativa, promovendo iniciativas que ampliaram o alcance social da Casa de Leis. Nosso trabalho buscou engajar a população em ações que fomentaram a inclusão, a solidariedade e o respeito aos direitos de todos, especialmente dos grupos mais vulneráveis”, afirmou a presidente do Conselho, Rose Traiano.
O programa Tampinha Paraná ampliou sua atuação com novas parcerias como com o Museu Alfredo Andersen, a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP), a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) e a Sanepar. Parcerias estas que resultaram em grandes arrecadações de tampinhas plásticas que foram doadas ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. Em 2024, o Programa Tampinha Paraná também ganhou um jingle e um mascote.
A campanha de arrecadação de tampinhas plásticas foi lançada em maio do ano passado com o objetivo de incentivar instituições, legislativos municipais, associações de classe, entre outros a arrecadarem tampinhas plásticas que serão destinadas às entidades assistenciais. De lá para cá foram inúmeras arrecadações, adesões e doações tanto que a campanha ganhou corpo e virou a lei estadual nº 21.697/2023. A iniciativa do programa é unir esforços de entidades públicas e privadas para promover a cultura de sustentabilidade ambiental e também de proteção às pessoas vulneráveis e representa o atendimento às demandas sociais de diferentes matizes.
Demais ações do Conselho
Ainda durante o ano de 2024 foram inúmeras ações e atividades como apoio à exposição fotográfica “A Outra Face do Autismo”, em comemoração ao Abril Azul; às ações do mês de Conscientização sobre o Autismo promovido pela Casa de Leis; à campanha do Governo do Estado “SOS Rio Grande do Sul”, com o recebimento de mantimentos para os desabrigados no estado e à campanha do Outubro Rosa promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia.
Também, via Conselho, foram realizados dois Grandes Expedientes. Um para homenagear o artista Nilson Müller, ilustrador e criador do personagem Zequinha e na ocasião também aconteceu o encontro entre os personagens Zequinha (criado por Müller) e do mascote Tampinha. O outro Grande Expediente foi com a diretora do Hemepar, Vivian Raksa, que falou sobre a importância da doação de sangue em alusão ao Dia do Doador de Sangue Voluntário, celebrado em 25 de novembro. “Cada campanha, parceria e doação realizadas este ano são reflexos de um esforço coletivo para transformar vidas e criar um impacto positivo”, pontuou a presidente do Conselho, Rose Traiano.
A inclusão digital às pessoas idosas também não ficou de lado em 2024. Mais cinco Workshop “Uso Seguro e Consciente da Internet”, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) foram realizados. Um com dicas contra golpes virtuais, com o delegado titular da Delegacia de Estelionatos em Curitiba, Emmanoel David; um com a coordenadora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon/Paraná), Cláudia Silvano, sobre ações e dicas sobre os direitos dos consumidores 60+ e prevenção de golpes na internet; um curso intensivo sobre o uso básico do celular na Semana Internacional do Idoso, ocorrido em outubro e um sobre Inclusão Digital. E para fechar o ano, uma Feira de Tecnologia 60+ que apresentou aos participantes interações sem as limitações físicas do mundo real através de dispositivos dedicados, como óculos de realidade virtual e robô social autônomo, além de palestra sobre o metaverso e Inteligencia Artificial (AI).
O Conselho também promoveu duas campanhas solidárias. A “Doe uma História, Inspire um Futuro”, no mês das Crianças, com a arrecadação de mais de mil exemplares de livros infantis e infantojuvenis que foram doados às crianças em situação de vulnerabilidade. E a Campanha de Natal 2024 com arrecadação de brinquedos às crianças dos servidores terceirizados da Casa de Leis.
“Para 2025, nossa meta é ampliar ainda mais o alcance dessas ações, fortalecendo parcerias existentes e criando novas oportunidades de colaboração com instituições e a sociedade civil. Queremos tornar a Casa do Povo cada vez mais acessível, promovendo mais inclusão digital, conscientização ambiental e campanhas sociais que façam a diferença no dia a dia das pessoas. O desafio é grande, mas a vontade de construir uma sociedade mais justa e solidária nos move todos os dias”, disse a presidente do Conselho Rose Traiano.
Atribuições do Conselho
Instituído pelo ato da Comissão Executiva nº 2549/2023, o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia tem como atribuições promover o desenvolvimento de ações e incentivar o engajamento em ações voluntárias e de atos de solidariedade, visando o fortalecimento do vínculo do Poder Legislativo Estadual com a comunidade e o senso de dever cívico; identificar necessidades e vulnerabilidades sociais, organizar sistema de informações para desenvolver projetos, ações e adotar iniciativas que possam ser realizados em conjunto, pelo poder público estadual e municipal, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e cidadãos, por meio de parcerias solidárias, visando potencializar os benefícios à comunidade paranaense e participar na organização e divulgação de estudos e pesquisas voltadas ao aperfeiçoamento das ações sociais promovidas pela casa legislativa em sua área de atuação. Vale ressaltar que as atividades desenvolvidas pelo Conselho não são remuneradas, tampouco indenizadas. Também integram o Conselho: Cleusa de Fatima Caieiro, Daniela Vanzo Duarte, Kely Schiavinato, Amanda Victoria de Lima, Paulo Valente e demais colaboradores.
Fonte: ALPR PR
São Paulo desembarca em Orlando para pré-temporada 2025
Ana Castela chega a Santos para embarcar no cruzeiro: ‘Férias com a Boiadeira’
Rafa Kalimann é filmada em em clima de romance com Nattan em Portugal: ‘Home’
Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução
PARANÁ
Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução
As obras da Ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 35,3% de execução. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (09)....
BRDE alcança R$ 2,07 bilhões em contratações no Paraná em 2024
Com um total de 3.989 novas operações no Paraná, das 13.446 realizadas ao longo de 2024 em toda a região...
Programa do Estado que viabiliza caixas de água já beneficiou 12 mil famílias
O programa Caixa D’Água Boa já beneficiou cerca de 12 mil famílias em mais de 300 municípios do Paraná. Em...
POLÍCIA
Operação Verão: Polícia Militar desmantela ponto de tráfico de drogas em Porto Rico
No âmbito da Operação Verão Maior Seguro na Costa Noroeste, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou uma operação, na...
Comandante-Geral da PMPR visita Antonina e Morretes para reforçar ações da Operação Verão 2024/2025
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, esteve nos municípios de Antonina e Morretes, no litoral...
PCPR na Comunidade atende veranistas e população do litoral durante o Verão Maior Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está ofertando serviços de polícia judiciária e orientações para veranistas e para a população...
ENTRETENIMENTO
Ana Castela chega a Santos para embarcar no cruzeiro: ‘Férias com a Boiadeira’
A cantora Ana Castela, de 21 anos, embarca nesta quinta-feira (9), para seu primeiro cruzeiro temático, o Férias com a Boiadeira...
Rafa Kalimann é filmada em em clima de romance com Nattan em Portugal: ‘Home’
Rafa Kalimann, de 31 anos, está em Portugal com o namorado, o cantor Nattan, de 26, e, na tarde desta...
De biquíni, Juju Salimeni exibe resultado para carnaval 2025: ‘Tá chegando!’
Juju Salimeni já está focada no Carnaval e iniciou a sua tradicional dieta para secar e aguentar a folia na...
ESPORTES
São Paulo desembarca em Orlando para pré-temporada 2025
O elenco do São Paulo se reapresentou na quarta-feira (8) no CT da Barra Funda e, em seguida, embarcou para...
Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
O Manchester City está forte na briga pela contratação do zagueiro Vitor Reis, do Palmeiras. Representantes do clube inglês estiveram...
Corinthians atrasa salários de jogadores e comissão técnica em janeiro
O Corinthians atrasou o pagamento dos salários de jogadores e comissão técnica referentes a janeiro. O vencimento, previsto para o...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Lívia Andrade curte praia de biquíni branco e esbanja corpão: ‘Um verdadeiro violão”
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Brasil deve exportar mais de 1 milhão de toneladas em janeiro e bater recorde de produção
-
POLÍTICA PR6 dias ago
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista
-
ENTRETENIMENTO5 dias ago
Na piscina, Marina Ruy Barbosa exibe anel de mais de R$ 6 milhões: ‘Milagres 40 graus ‘