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Sanepar discute universalização do saneamento com lideranças internacionais do setor

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Nesta quarta-feira (13/11), o presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, participou de uma discussão internacional sobre as metas para a universalização dos serviços de água e de esgoto, apresentando as soluções e os desafios da Companhia durante evento da Associação Internacional de Água (IWA), realizada em Curitiba. A discussão ocorreu em uma mesa redonda com representantes da Iniciativa 300 Líderes Mundiais da Água, grupo de profissionais que ocupam cargos na alta direção de instituições ligadas ao saneamento no mundo, e que participam da 17.ª Conferência de Sistemas de Água e Esgoto de Pequeno Porte (SWWS) e a 9.ª Conferência de Saneamento Orientada a Recursos (ROS), realizadas em Curitiba, de 10 a 14 de novembro.

“A Sanepar faz parte da Iniciativa 300 Líderes Mundiais da Água, que busca contribuir para o ODS6, expandindo os serviços de água e de esgotamento sanitário para alcançar mais 300 milhões de pessoas no mundo até 2033, conforme as metas mundiais da Organização das Nações Unidas”, explica Bley.

Como a pergunta principal da discussão era ligada à possibilidade ou não do atingimento de metas do sexto Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS6) até 2030, ele trouxe os dados de abrangência da Sanepar no Estado e comentou sobre as iniciativas e desafios da empresa em busca da universalização.

“Temos 100% da população das cidades atendidas com água e 80,7% com serviços de esgoto, sendo que 100% de todo o esgoto coletado é tratado. Estamos trabalhando para elevar o atendimento com o esgotamento sanitário e levar o serviço a todos os municípios porque nossa meta é atender a todos que precisam, buscando soluções inovadoras, mantendo o diálogo com a sociedade”, disse.

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Questionado sobre o desafio diário dos custos do saneamento, Bley falou do compromisso social da empresa com o atendimento de toda população, e que a saúde financeira passa pela inovação.

“É um desafio diário, precisamos ter equilíbrio e foco porque o saneamento é uma questão de qualidade de vida, saúde pública e de transformação social. Na Sanepar, temos o subsídio cruzado que permite que cidades menores, mais afastadas ou com outras especificidades sejam atendidas com a mesma qualidade, ainda que sejam financeiramente deficitárias. Outra questão é que buscamos tarifas módicas, que permitam que o serviço seja muito bem executado com o menor custo possível. Entendemos ainda que métodos tradicionais com altos preços podem ser um empecilho para a universalização do saneamento. Novas possibilidades podem trazer equilíbrio e aprimoramento de processos, com ampliação do atendimento”, afirmou. Bley citou como inovadores processos ligados à água de reúso, lodo como fertilizante agrícola e uso a fibra ótica.

Pela Sanepar, também participou o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalício Risden Júnior. Entre as atividades inovadoras da Companhia, citadas por Risden, está a informação de vazamentos de água na rua  com o envio das imagens pelo WhatsApp. Simplificado, o serviço está disponível no Paraná pelo número (41) 99544-0115 e não exige identificação do cliente ou número de matrícula.

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REFERÊNCIA – Durante a mesa redonda, a Sanepar foi citada como referência pelo presidente da Empresa de Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai (ESSAP), Alberto Sanchez Aquino. “Temos a Sanepar como um modelo em inúmeras situações, tanto pela solidez quanto pela inovação. Com a Sanepar existe a enorme vantagem de um caminho já trilhado, que pode ser aprendido pela ESSAP na prática, de modo que se aprende fazendo. Hoje, um dos temas que mais nos interessa é o trabalho da Sanepar na redução de perdas. Quando nosso serviço de esgoto crescer, também será interessante a parte do lodo”, disse.

Além de Bley, Risden e Sanchez, a mesa redonda contou com a presença de Salvador Villarino (Águas Nuevas, do Chile); (Empresa de Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai – ESSAP); Sidney Marques de Oliveira Junior (Companhia Águas de Joinville), com moderação de Pablo Bereciartua, secretário de Infraestrutura da Cidade de Buenos Aires, na Argentina.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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