NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Projeto de lei quer institui a Campanha Estadual de Prevenção à Síndrome do Pescoço de Texto no Paraná

Publicado em

O deputado estadual delegado Tito Barichello (União), apresentou, na Assembleia Legislativa do Paraná, o Projeto de Lei nº 656/2024 que cria a “Campanha Estadual de Prevenção à Síndrome do Pescoço de Texto no Estado do Paraná”, voltada para a conscientização, prevenção e orientação sobre o uso correto de dispositivos eletrônicos.

De acordo com Barichello, a campanha quer alertar a população paranaense sobre a importância da postura correta ao utilizar dispositivos móveis. “Através de ações educativas anuais, a serem realizadas em escolas e demais instituições, serão disseminadas informações sobre os riscos da síndrome e incentivadas práticas de alongamento e fortalecimento muscular como medidas preventivas”.

As campanhas serão realizadas anualmente, na semana que compreende o dia 19 de setembro (Dia do Médico Ortopedista), em colégios e escolas da rede pública e privada, órgãos públicos do estado, redes sociais e demais canais de comunicação, com orientações sobre postura e exercícios preventivos.

A Rede Pública de Saúde poderá promover parcerias com instituições de saúde e associações de profissionais de fisioterapia, ortopedia e educação física para oferecer atendimento e orientação sobre diagnóstico e tratamento da Síndrome do Pescoço de Texto e realizar exames e procedimentos de fisioterapia para reeducação postural, quando necessários.

Leia Também:  Assembleia lança cartilha para implementar Parlamentos Jovens em câmaras municipais

O que é a Síndrome do Pescoço de Texto

A Síndrome do Pescoço de Texto, também conhecida como “text neck syndrome”, é um problema crescente de saúde pública, desencadeado pela má postura ao utilizar dispositivos móveis, como celulares e tablets. Caracterizada por dores no pescoço, rigidez muscular, cefaleias e até deformações posturais, esta condição resulta do peso excessivo que a coluna cervical suporta ao se inclinar a cabeça para frente, fora de sua posição neutra.

Os sintomas da síndrome vão desde dores constantes no pescoço e região cervical até complicações mais graves, como a compressão de nervos cervicais, que pode causar formigamento e dormência nos braços. Estes problemas impactam a qualidade de vida e o desempenho escolar e profissional, especialmente em jovens e trabalhadores que utilizam dispositivos eletrônicos de forma intensiva.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Visitas guiadas na Assembleia Legislativa promoveram educação e cidadania para os visitantes

Published

on

By

Quem visita a Assembleia Legislativa, além de conhecer como funciona o Poder Legislativo, recebe uma aula de história do Paraná através das obras de arte de artistas renomados como Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto. As visitas guiadas são verdadeiros suportes do ensino para estudantes e de ampliação de saberes para os mais diversos visitantes que passam todo ano pela Casa de Leis do Paraná. Os visitantes exploram e vivenciam uma grande diversidade de conteúdos e, ao entrarem em contato com o ambiente legislativo, compreendem melhor as atribuições dos parlamentares e os processos de criação das leis.

Em 2024, a Assembleia Legislativa recebeu 165 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de 50 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.834 visitantes. Do Paraná, a Assembleia recebeu visitantes de Curitiba, Palmeira, São Jerônimo da Serra, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Rio Azul, São José dos Pinhais, Pato Branco, Coronel Vivida, Loanda, Ponta Grossa, Piraquara, Cascavel, Guarapuava, , Laranjeiras do Sul, Pinhais, Carambeí, Antônio Olinto, Pontal do Paraná, Telêmaco Borba, Palmas, Lapa, Porecatu, Quatro Barras, Reserva, Apucarana, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Castro, Paranavaí, União da Vitória, Tijucas do Sul, Cantagalo, Tomazina, Marechal Cândico Rondon, Rio Negro, Irati, Borrazópolis, Campo Mourão, Cruzeiro do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jerônimo da Serra, Maringá, São Jorge do Ivaí, São João do Caiuá, Londrina e Japira. Além de um grupo da cidade de Canoinhas, em Santa Catarina e outro grupo de universitários intercambistas de Paris, França.

Leia Também:  Deputado Adriano José (PP) representa a Assembleia Legislativa do Paraná no Smart City Expo em Barcelona

Aula de História

A recepção dos visitantes feita pela equipe de Cerimonial da Assembleia acontece já na portaria e segue para o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde é explicado um pouco sobre o funcionamento das audiências públicas e mostrado o painel de Poty Lazarotto, datado de 1974, em madeira, que representa os três poderes. Já no Salão Nobre, são mostradas as obras de arte expostas e se fala um pouco sobre a história da política e do Legislativo Paranaense.

Havendo sessão plenária os visitantes podem acompanhar o trabalho dos deputados em tempo real, caso o horário seja diverso da sessão plenária, os visitantes conhecem o Plenário, local das mais importantes decisões legislativas do estado. No local, ganham destaque as placas solenes com os Brasões Paranaenses. Uma das placas marca a Lei Imperial de 29 de agosto de 1853, quando o presidente da Província do Paraná era Zacarias de Góes de Vasconcelos e Dom Pedro II, era o Imperador do Brasil. Ali estão todos os nomes dos deputados daquela primeira legislatura, muitos que se transformaram em nomes de ruas em várias cidades paranaenses como Brigadeiro Franco, Barão dos Campos Gerais e Comendador Roseira, entre outros.

Há também, no plenário, outras duas placas: uma delas de 2003, momento em que o Paraná registrava uma grande safra e apresentava um expressivo crescimento industrial, e outra, bem no centro do plenário, revela o Brasão de armas do Estado. Ele foi criado por lei no ano de 1910 e tem como figura central um Semeador, que representa o trabalhador rural. Também aparecem no Brasão três montanhas com os três planaltos paranaenses: o de Curitiba, o de Ponta Grossa e o de Guarapuava. Ao lado, o Sol Nascente aqui e o Gavião-real, demonstrando a força do Paraná. Nas laterais, ramos de Araucária que destacam as riquezas naturais. Símbolos que revelam parte da identidade paranaense e que também nos contam um pouquinho da nossa história.

Leia Também:  Paraná tem nova lei sobre transporte de animais em ônibus intermunicipais

Todo acervo é monitorado por especialistas que verificam as condições de preservação e a necessidade ou não de reparo dos quadros e esculturas espalhadas pelos corredores do Legislativo. As obras estão catalogadas e fazem parte do patrimônio e do acervo da Assembleia, valor cultural, histórico e econômico do acervo.

Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa e fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício informando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas pela manhã. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007. Ou acesse o site: www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA