PARANÁ
Estudantes da Rede Estadual se destacam na 29ª edição do Programa Agrinho
Publicado em
4 de novembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Com seis categorias exclusivas para a rede de ensino estadual, a 29ª edição do Programa Agrinho premiou, na manhã desta segunda-feira (04), os trabalhos de destaque desenvolvidos por estudantes vindos de todo o Paraná para a competição. No total, 2.578 projetos foram premiados. Destes, mais da metade foi realizado por alunos da rede que, neste ano, registraram participação recorde no concurso, com mais de 500 mil inscritos, provenientes das 2.091 escolas estaduais de todo o estado.
A cerimônia de premiação do concurso Agrinho foi realizada no ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e reuniu cerca de 4 mil pessoas entre pais, professores e estudantes, autores dos trabalhos finalistas. No total, foram distribuídos 2.578 prêmios entre aparelhos celulares, tablets, chromebooks e três carros zero quilômetro.
O tema escolhido para pautar os trabalhos neste ano foi “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”. No total, foram 15 categorias, abrangendo alunos de diversas faixas etárias das redes pública, privada e das Apaes. Além das categorias tradicionais, o evento contou com categorias exclusivas para a rede estadual, premiando trabalhos vencedores das modalidades Redação Paraná, Robótica, Programação, Colégios Agrícolas e AgroRobótica.
PROJETOS VENCEDORES – Entre centenas de projetos, os alunos da rede de ensino do estado se destacaram a partir do desenvolvimento de soluções inteligentes para múltiplas áreas do setor agropecuário. Entre elas, o trabalho dos estudantes Daniel Silva Cordeiro; Fernanda Wollinger; Liandra Ramos e Kevin Pilecco esteve entre os premiados.
Matriculados no Ensino Fundamental do Colégio Estadual Pedro Stelmachuk, de União da Vitória, na Região Sul, essa foi a primeira vez que a equipe participou do concurso. Vencedores na categoria Robótica para o Ensino Fundamental, eles desenvolveram uma estufa inteligente, com sistema de resfriamento automático. O projeto levou cerca de dois meses para ser desenvolvido e foi idealizado com o objetivo de otimizar o cultivo de hortaliças. A estufa foi construída com os materiais disponibilizados nos kits de robótica da rede estadual e também com materiais recicláveis, como plásticos e palitos de sorvete.
“Meus avós têm uma estufa em casa e, por isso, eu tinha algum conhecimento prévio do funcionamento. Com o projeto, a ideia era tornar ainda mais eficiente o controle de temperatura. Para isso, desenvolvemos um sensor inteligente, que abre e fecha automaticamente, conforme o calor do local. Não é necessário monitorar ou acioná-lo. O sistema reconhece, sozinho, as necessidades do cultivo”, explica Daniel Cordeiro, um dos alunos responsáveis pela estufa.
“Por ter um formato adaptável, o mecanismo pode ser utilizado tanto em estufas nas áreas rurais, quanto na zona urbana, permitindo o cultivo de hortaliças até mesmo dentro de apartamentos”, explica a professora Isane Maria Marques, que orientou o trabalho da equipe.
“O fato de estarmos hoje, entre os vencedores do concurso é a prova do talento e da dedicação desses jovens, que já demonstram um olhar atento às necessidades do setor agropecuário e mostram que, com criatividade e empenho, é possível construir soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro”, destaca.
MEDIDOR DE POLUENTES – Desenvolvido pela equipe dos alunos Enzo Giuseppe Prado e Pedro Haulter Pereira, ambos do nono ano do Colégio Estadual Padre Manoel da Nóbrega, em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, o medidor batizado de EcoVision é uma solução voltada para o monitoramento ambiental. O projeto também foi vencedor da categoria Robótica e foi construído com recursos como a placa Arduíno Uno – do kit de robótica da rede estadual – e uma variedade de sensores, incluindo de temperatura, umidade, gás e turbidez. O mecanismo é capaz de medir a qualidade do ar e da água, detectando níveis de poluição e gases tóxicos.
Desenvolvido ao longo de quatro meses, o projeto atende tanto a demandas rurais, como o monitoramento de plantações, quanto a necessidades urbanas, como a verificação da qualidade da água. Com essa abordagem, os alunos buscam contribuir para uma gestão ambiental mais responsável e sustentável, com potencial para ser aplicado em múltiplos setores.
“A ideia foi desenvolver uma tecnologia simples e eficaz que possa ser usada tanto por agricultores quanto por empresas de saneamento, trazendo mais segurança e sustentabilidade”, explica Enzo.
CONECTANDO O AGRO – Vencedora na categoria de Programação, Nicoly de Carvalho, aluna do Ensino Médio do Colégio Estadual Ari João Dresch, de Nova Londrina, desenvolveu um projeto para promover a interligação entre os pequenos agricultores e a cidade, solucionando uma dificuldade comum nas regiões rurais mais afastadas.
Em um mês e meio, a estudante criou um site que permite que agricultores locais sejam facilmente encontrados, possibilitando anúncios e facilitando o contato direto com os compradores. Para construir essa rede de contatos, ela utilizou recursos de programação aprendidos em sala de aula, como Alura, aplicando HTML (linguagem de marcação que define a estrutura do conteúdo de uma página), e CSS (Cascading Style Sheets), responsável pela estilização, definindo cores, fontes e o layout visual do site.
“Ao descobrir que meu projeto seria finalista, tive reforçada a minha vontade de seguir carreira na área de tecnologia, onde já encontrei minha verdadeira paixão”, celebra a jovem.
AGRINHO – Maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep, o Agrinho resulta da parceria entre a entidade e o Governo do Paraná, através das secretarias da Educação; da Agricultura e do Abastecimento; da Justiça e Cidadania; da Família e Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa conta com a colaboração de prefeituras e várias empresas e instituições públicas e privadas. Criado em 1995, foi implementado em 1996, levando às escolas da rede pública uma proposta pedagógica baseada em uma visão interdisciplinar e transdisciplinar, e na pedagogia da pesquisa.
Neste ano o concurso teve recorde de participações de alunos das redes estadual, privada e APAEs, com mais de 1 milhão de inscritos. Destes, mais de 500 mil alunos são da rede estadual de ensino, representando mais da metade dos participantes.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná
Published
17 horas agoon
18 de abril de 2025By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.
Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.
Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.
Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.
Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.
“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.
Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.
Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:
Paraná: 29
São Paulo: 17
Ceará: 13
Piauí: 11
Tocantins: 3
Rio de Janeiro: 3
Rio Grande do Sul: 3
Pernambuco: 2
Minas Gerais: 1
Distrito Federal: 1
Mato Grosso do Sul: 1
Pará: 1
Fonte: Governo PR

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