NOVA AURORA

PARANÁ

Circuito de Corrida Sanepar terá público recorde em Foz do Iguaçu domingo (3)

Publicado em

Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, sedia no próximo domingo (3) a fase regional do Circuito de Corridas Sanepar. Com mais de 1.380 atletas inscritos, a etapa que tem como cenário a confluência dos rios Paraná e Iguaçu, também comemora os 25 anos de Certificação Ambiental ISO 14.001 da Companhia no sistema de Foz do Iguaçu.

Pelo segundo ano consecutivo, a Corrida de Rua Sanepar atraiu um público das mais diversas regiões, com atletas de 20 estados brasileiros, como Amazonas, Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, entre outros. Representantes dos países vizinhos Argentina e Paraguai também se inscreveram na prova.

O principal objetivo da Companhia nesta ação com a comunidade é estimular as pessoas a adotarem a prática de atividades saudáveis e a interação com o meio ambiente. “Promover saúde pública e cuidar do meio ambiente é o que a Sanepar faz no seu dia a dia, especialmente em Foz do Iguaçu, que em razão da certificação ambiental ISO 14.001 tem um olhar especial para a promoção da sustentabilidade e, principalmente, da qualidade de vida”, diz a gerente da Sanepar, Polyana Varlett.

Leia Também:  Edição emblemática: Biblioteca Pública do Paraná é tema do novo Cândido

Além do percurso de 5 km e 10 km para os adultos, crianças com mais de cinco anos podem participar da etapa Kids. Todos os atletas adultos receberão medalhas, e os três primeiros colocados de cada categoria levarão para casa um troféu.

No ano passado, Foz do Iguaçu inaugurou a fase regional do Circuito de Corrida de Rua Sanepar, reunindo mais de 1.000 atletas, que fizeram os percursos de 5 km e 10 km, saindo da Roda Gigante, próximo ao Marco das Três Fronteiras, pela Avenida General Meira, até próximo da Avenida das Cataratas. Este mesmo percurso será realizado neste ano.

A próxima etapa do calendário regional será no dia 10 de novembro, em Umuarama, no Noroeste, e a etapa final de 2024 será no dia 8 de dezembro, em Curitiba. As informações e inscrições estão disponíveis no site https://www.corridassanepar.com.br.

ISO 14.001 – A Sanepar foi a primeira empresa de saneamento das Américas a obter a certificação ISO 14001, concedida ao sistema de Foz do Iguaçu em 1999. Esta certificação é a de maior reconhecimento em todo o mundo na área do meio ambiente, e atesta que o sistema é operado de forma ambientalmente responsável, com todos os processos sendo realizados dentro das normas de preservação ambiental. Esta certificação proporcionou à unidade da Sanepar em Foz do Iguaçu o reconhecimento por práticas inovadoras na operação de água e esgoto, com destaque para a excelência no tratamento de esgoto doméstico.

Leia Também:  Com destaque para o Natal, calendário de dezembro também tem cultura, pesca e ciclismo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Estado abre inscrições para o 37º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Sanepar fará vistorias técnicas em imóveis de Reserva e Cândido de Abreu em março

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA