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Estado apresenta potenciais da Inteligência Artificial em evento para servidores públicos

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Como aplicar a inteligência artificial (IA) no serviço público, otimizando recursos e garantindo um bom atendimento para a população. Esses foram alguns dos temas discutidos na palestra “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público”, voltada para servidores públicos estaduais, nesta terça-feira (22), no Teatro Guaíra, em Curitiba. Pela manhã, secretários estaduais e diretores de autarquias participaram de uma palestra com o mesmo tema, no Palácio Iguaçu.

A palestrante Martha Gabriel, referência multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, apresentou aos mais de 1.200 participantes as possibilidades de uso da inteligência artificial em áreas como saúde, educação, segurança, gestão ambiental, entre outros, despertando a criatividade para a área de inovação.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que participou do encontro, destacou que o Paraná já utiliza ferramentas de IA em diversas iniciativas, visando melhorar a qualidade do serviço público. “Nós temos buscado trazer novas ferramentas para o Governo do Estado, justamente para prestar um serviço melhor para o cidadão. A Inteligência Artificial é uma realidade no dia a dia, no trabalho, e ajuda a diminuir burocracia, facilita e agiliza a prestação do serviço”, afirmou.

“A IA não irá tirar o emprego das pessoas, mas sim daqueles que não estiverem preparados para utilizá-la a seu favor. Então hoje a gente fez uma série de palestras, vendo o que o mundo está fazendo com a Inteligência Artificial para que a gente possa trazer para o Paraná, fazendo com que o Estado avance cada vez mais nessa área de inovação”, acrescentou Ratinho Junior.

Para Martha Gabriel, o Paraná sai na frente no uso da Inteligência Artificial no serviço público. “O Estado tem o poder não só de implementar e aplicar, mas também de educar e entender todas as necessidades. A IA é a tecnologia mais poderosa hoje, ela capitaneia todas as outras. Então, se você faz um evento desses para que todos estejam alinhados com isso para melhorar cada área que tem aqui, você melhora o Estado como um todo”, explicou.

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“Ter os dirigentes motivados, alinhados, fazendo tudo com o máximo de vontade e recursos, não dá resultado se não tiver todos os colaboradores também atuando. A ideia é que todo mundo entenda o que está acontecendo para ser um agente de transformação positiva nesse cenário”, complementou.

NA PRÁTICA — Na área da educação, por exemplo, tanto alunos quanto professores são beneficiados por sistemas que têm a IA como aliada no processo de ensino-aprendizagem. São aplicações para elaboração de materiais didáticos, suporte à leitura, redação e inglês, capacitação em tecnologia e ensino de matemática, além de sistemas de avaliação do aprendizado.

Em junho, o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que traz Diretrizes para Adoção da Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual. O documento delineia as iniciativas e ações já empreendidas pelo governo para aproveitar todo o potencial da IA na melhoria dos serviços públicos, na eficiência da gestão e no desenvolvimento socioeconômico do Paraná, e também aponta caminhos para o futuro.

Para o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, medidas como essa reafirmam o pioneirismo do Estado no desenvolvimento de tecnologias que otimizam processos e melhoram a vida do cidadão.

“Cada vez mais a inteligência artificial participa da vida das pessoas e do governo como um todo. O governador Ratinho Junior nos deu uma determinação de trazer cada vez mais a IA, para que a gente possa fazer com que o Estado seja mais ágil, atenda melhor o cidadão e melhore a sociedade como um todo”, ressaltou.

O secretário do Planejamento, Guto Silva, salientou a importância do poder público acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias. “A Inteligência Artificial já é uma realidade que tem transformado de uma forma drástica a velocidade dos serviços, seja comerciais, empresariais, e o poder público também começa a ser impactado com essa nova realidade. É importante desmistificar um pouco a inteligência artificial, uma ferramenta que, se bem utilizada, pode melhorar a vida das pessoas, facilitando os serviços públicos, agilizando processos e reduzindo a burocracia”, comentou Silva.

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SOLUÇÕES — Além da palestra principal sobre como a IA pode ser utilizada no serviço público, durante o evento foram apresentadas soluções tecnológicas que estão sendo implementadas pelo Governo do Estado em diversas áreas.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, apresentou a nova ferramenta de atualização da foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma digital, pelo próprio condutor que esteja em processo de renovação do documento. “Estamos trazendo a possibilidade da autobiometria ser realizada do conforto de casa de cada um através do celular. É a atualização da foto da CNH, que acaba tendo repercussão também na sua identidade aqui no Estado”, explicou Furtado.

Por mês, são emitidas cerca de 120 mil habilitações no Paraná (entre novas, renovações, alterações de dados ou de categoria), com um contingente de seis milhões de habilitados. “A cada 10 anos nós chamávamos as pessoas para, fisicamente, ir a uma unidade do Detran para atualizar sua foto e biometria. Mais de dois milhões de habilitações estavam com a foto com o tempo superior a dez anos, então nós optamos por desenvolver a tecnologia com o uso de IA para o público fazer isso com conforto e tranquilidade”, reforçou.

Na área de educação, foram apresentadas iniciativas que utilizam IA para potencializar o nível de leitura dos alunos da rede pública estadual. Já na parte de infraestrutura, uma das maiores obras da história do Paraná, a Ponte de Guaratuba, também conta com o uso de IA, por meio de um chatbot, que responde às principais dúvidas sobre a estrutura, dando mais transparência sobre o andamento das obras para a população.

PRESENÇAS — Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; o secretário estadual Sandro Alex (Infraestrutura e Logística); a controladora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva; o diretor de Projetos Estratégicos do Setor Público do Google Brasil, Daniel Mamoré; a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Justus; e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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