NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, circuito gastronômico movimenta o turismo nos Campos Gerais

Publicado em

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, a 4º edição do Circuito Gastronômico dos Campos Gerais promove experiências envolvendo pratos típicos, doces, iguarias e bebidas de empreendimentos da região. O evento começou nesta sexta-feira (11) e segue até 16 de novembro. 

O objetivo é atrair turistas para os municípios da região. Além de divulgarem seus pratos aos participantes do Circuito, os empreendimentos ainda concorrem a um prêmio dado àquele com melhor avaliação pelo público, outra forma de divulgar a gastronomia e atendimento qualificado que podem ser encontrados nos Campos Gerais.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, o segmento gastronômico é um dos que mais atrai turistas. “Quando um viajante chega ao Paraná, geralmente, ele quer experimentar um bom prato e conhecer mais da gastronomia paranaense. O Estado é rico em tantos aspectos, e a culinária certamente é um deles”, disse.

“Além disso, a gastronomia também passa pelos serviços oferecidos pelos estabelecimentos, porque não adianta servir uma boa refeição, se o atendimento não é bem prestado. Como secretaria estadual do setor, estamos sempre atentos a isso. O turismo está diretamente ligado com uma boa prestação de serviços, conquistando viajantes e divulgando o Paraná como um destino qualificado”, completou.

Leia Também:  Nota Paraná: cinco prêmios de R$ 10 mil não retirados expiram nesta sexta-feira

OPORTUNIDADE – O evento é organizado pela Instância de Governança Regional (IGR) AdeTur Campos Gerais – responsável por fomentar o turismo em suas áreas de abrangência. Ao todo, participam 25 empreendimentos dos municípios de Porto Amazonas, Ponta Grossa, Imbaú, Tibagi, Sengés, Palmeira, Carambeí e Arapoti. 

Para Guilherme Forbeck, presidente da IGR Campos Gerais, o Circuito é uma oportunidade para os empreendimentos da região mostrarem sua diversidade e atraírem público. “Nesta edição, esperamos que os participantes possam usar ainda mais esse evento para promover negócios e fortalecer a gastronomia local”, diz Forbeck.

Para ter acesso a lista com todos os estabelecimentos participantes, pratos servidos e demais informações, basta clicar  AQUI

IGUARIAS – O 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais oferece iguarias como a Alcatra no Espeto, Pão no Bafo e as famosas tortas holandesas. Cada prato local conta uma história de tradição e mistura cultural, formando uma experiência culinária única.  Isso envolve desde receitas centenárias até inovações mais recentes, destacando a culinária local por seu sabor e valor cultural.

Leia Também:  IDR-Paraná e Simepar encerram serviço Alerta Geada 2024 com 120 boletins emitidos

Para a chefe do departamento de Turismo Gastronômico do Viaje Paraná, Luana Ponciano, eventos como este contribuem para a valorização da cultura local em áreas com interesse turístico crescente. “Estes eventos potencializam o turismo nas regiões, sobretudo o recorte gastronômico, que conversa muito com a cultura dos locais”, diz ela.

“O Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do setor no Estado, participa desses encontros também com o objetivo de identificar potenciais e traçar estratégias na promoção comercial do turismo paranaense, divulgando o que há de melhor no Estado”, afirma. 

Conhecer os restaurantes participantes do 4° Circuito Gastronômico também é um convite a visitar os pontos turísticos, atrativos e experiências da região. Confira dicas e sugestões do que fazer nos Campos Gerais acessando o site do Viaje Paraná, clicando AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Secretaria da Educação amplia cobertura de conexão por fibra ótica em escolas da zona rural

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Comerciantes de Matinhos celebram aumento nas vendas com a revitalização da orla

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA