NOVA AURORA

PARANÁ

Governo promove capacitação para impulsionar melhorias na gestão de transferências

Publicado em

A Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), promoveu nesta quinta (10) e sexta-feira (11) uma capacitação para a aplicação do Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG) no serviço público estadual paranaense.

O instrumento, que objetiva aferir o grau de maturidade da governança e gestão das organizações (órgãos e entidades), é ferramenta central do Gestaopublicagov e módulo da plataforma Transferegov, e visa a melhoria da qualidade do gasto público.

Direcionada a servidores de órgãos e entidades estaduais e municipais que operam transferências de recursos da União, a capacitação, que envolve 35 servidores estaduais e municipais, integra as ações dos elos estadual e municipal da Rede de Parcerias, assim como do Conecta399, administrado pela Coordenação de Apoio ao Planejamento Municipal, da SEPL, que atuará como uma base de incentivo e apoio aos municípios na aplicação local do IMGG.

Para o secretário do Planejamento, Guto Silva, trata-se de mais um passo fundamental para o Paraná consolidar as bases indispensáveis para se obter e executar recursos.

A aplicação do IMGG depende de comissão formada por servidores e pela alta gestão das organizações, que informarão o atendimento de critérios a serem analisados por validador externo, conferindo-se, ao fim, selo de reconhecimento e pontuação para a qualidade da instituição.

Leia Também:  Cultura apresenta eixos finais do investimento da Política Nacional Aldir Blanc no Paraná

“Esse modelo visa a melhoria dos atendimentos ao cidadão, que efetivamente vai receber melhores serviços decorrentes desse aprimoramento interno”, disse o secretário. “A qualificação de servidores para a avaliação das organizações vai ajudar a formar uma equipe que poderá prestar apoio aos órgãos e entidades dos municípios paranaenses e do Estado quando da aplicação de seus instrumentos”, acrescentou.

ESTRATÉGIA – O curso, conduzido por Esaú Sirqueira, coordenador do projeto de Implementação do Modelo de Governança e Gestão pelo MGI, com apoio da servidora Mirian Veiga, integra a estratégia de promoção da cultura do planejamento no Paraná, fortalecendo a governança e a gestão estadual e municipal.

Esse instrumento compreende 100 pontos, no qual a organização vai apresentar, de modo organizado, práticas, resultados de gestão e respectivas evidências de que, de fato, são ações adequadas aos requisitos de excelência disponíveis pela ferramenta.

“Na medida em que a organização apresenta essas práticas de gestão e resultados em atendimento a esses requisitos, isso gera uma pontuação, que vai atestar o nível de maturidade da gestão”, diz Esaú Sirqueira, ressaltando que o passo seguinte é a busca por melhorias. “Essa autoavaliação identifica lacunas, o que não é atendido ou é parcialmente atendido, abrindo a oportunidade de criação de um plano de melhoria com prazo determinado”.

Leia Também:  Estado firma acordo com Ministério da Agricultura para impulsionar inovação no setor

De acordo com Marcos Marini, diretor de Projetos da Secretaria de Estado do Planejamento, essa qualificação é essencial para garantir que os órgãos estaduais estejam aptos a certificar e que os participantes se tornem multiplicadores dentro de suas secretarias, promovendo uma gestão mais eficiente.

“A Secretaria de Planejamento possibilita, por essa capacitação, em interação com os técnicos do Ministério de Gestão e Inovação, a melhoria da governança e da gestão pública das diversas secretarias e órgãos do Estado. Para a população, possibilitará melhor mecanismo de gestão, governança e eficiência pública”, afirmou.

A certificação pelo IMGG é obrigatória para as transferências governamentais e, ao final do processo, os órgãos que atenderem aos critérios e aplicarem planos de melhoria poderão avançar na excelência da gestão pública, com maior autonomia e eficácia.

CONECTA399 – O Conecta399 é um programa da Secretaria do Planejamento destinado ao fortalecimento da cultura do planejamento no Paraná. A rede contém interlocutores (as) dos 399 municípios paranaenses, e se liga à Rede de Parcerias.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Centros da Juventude do Paraná preparam nova programação especial para os jovens

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Pontal do Paraná recebe Paraná em Ação e Justiça no Bairro nesta semana

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA