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Maior obra da RMC: Estado lança edital do corredor metropolitano de Curitiba na segunda

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A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vai ganhar um novo corredor rodoviário que conectará a BR-116, na região Sul da Capital próximo à Fazenda Rio Grande, com a BR-476, em Araucária, que também dá acesso ao Interior do Estado por meio da BR-277. O edital da licitação que vai definir a empresa responsável pela execução da obra foi autorizado nesta sexta-feira (4) e prevê um investimento de até R$ 394 milhões, com prazo estimado em 30 meses para conclusão após a assinatura da ordem de serviço. Ele será publicado em Diário Oficial na segunda-feira (7).

Com projeto coordenado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), o novo Corredor Metropolitano terá aproximadamente nove quilômetros de extensão em pista duplicada. A pavimentação será feita em concreto utilizando a técnica whitetopping, já usada em outras rodovias estaduais, como a PRC-280 a Rodovia dos Minérios, e que garante mais durabilidade, resistência a cargas pesadas e menor necessidade de manutenção.

Estudos feitos pela Amep estimam que a obra reduzirá em cerca de 30% o fluxo de veículos que atualmente transitam entre a região Sul e o Interior por meio do Contorno Sul de Curitiba, que também receberá uma série de melhorias por estar incluído no Lote 1 do novo pacote de concessões rodoviárias do Estado.

“Esta é mais uma grande obra estrutural feita com recursos do Estado e que vai ajudar a desafogar o trânsito do atual Contorno Sul de Curitiba”, disse o governador. “É uma nova rodovia totalmente duplicada, feita em concreto, com aquilo que há de mais moderno nos Estados Unidos e na Europa, facilitando a ligação de quem chega ao Paraná e precisa ir para outras regiões do Estado, o que vai evitar acidentes e melhorar a vida de quem trabalha e produz”.

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O projeto executivo do novo eixo metropolitano foi concluído em agosto por uma empresa especializada contratada pela Amep ao custo de cerca de R$ 1,3 milhão. Ele prevê todos os detalhes técnicos necessários para a execução da obra, garantindo a eficiência e a qualidade da obra, que será a maior intervenção viária das últimas três décadas na região.

A rodovia terá ainda ciclovia ao longo de toda a sua extensão e sete obras complementares ao longo do percurso. Serão dois viadutos no cruzamento com os dutos da Traspretro, na Repar I e II, um no cruzamento com a BR-116, um sobre a Estrada Delegado Bruno de Almeida e um sobre a Rua Lídia Camargo Zampieri, além de uma nova ponte sobre o Rio Barigui e uma trincheira sob a Rua Ismael de Almeida.

Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, a obra é uma das maiores intervenções dos últimos 30 anos na RMC e promete otimizar o transporte entre Curitiba e o Interior do Estado. “Esta é uma obra de extrema importância para a RMC, mas também para moradores de outras regiões do Estado que atualmente precisam usar o Contorno Sul para deslocamento. Quem está vindo do Sul para o Norte ou vice-versa poderá fazer esse percurso de forma mais rápida, eficiente e segura”, afirmou.

CONTORNO SUL ATUAL – Além de serem beneficiados com a redução do tráfego diário de veículos, os motoristas que trafegam diariamente pelo Contorno Sul de Curitiba também testemunharão outras melhorias estruturais na rodovia ao longo dos próximos anos devido ao novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná. O contrato, que já está em vigor, prevê que a concessionária implante quatro pistas adicionais em 14,6 quilômetros de extensão, totalizando quatro faixas de rolamento em cada sentido.

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As vias marginais existentes também serão alargadas, enquanto novas marginais serão construídas na região próxima ao trevo do Tatuquara. Também serão construídas quatro novas trincheiras, seis novas passarelas e 13,7 quilômetros de ciclovias em ambos os sentidos, entre os trevos de acesso para Campo Largo e para Araucária.

FUTURO – Já o novo eixo metropolitano que criará a ligação alternativa entre Curitiba, Fazenda Rio Grande e Araucária com o Interior do Estado é a primeira etapa de um projeto maior que deverá ser ampliado nos próximos anos. O planejamento da Amep prevê que o trecho que conectará esse corredor com a BR-116 seja estendido a partir de uma nova ligação rodoviária até a BR-376, principal conexão entre o Paraná e Santa Catarina.

“Desde 2019, o governador Ratinho Junior tem fortalecido a atuação da Amep para que o órgão planeje os grandes projetos da RMC sempre de olho no futuro, levando em conta o crescimento das cidades”, disse Santos. “Com essa futura conexão entre a BR-116 e a BR-376 teremos de fato um novo grande contorno da região metropolitana que preparará o Estado para os próximos 50 anos”.

Confira o vídeo do projeto no site da Amep.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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