PARANÁ
Em 5 anos e meio, 26,4 mil mulheres colocaram DIU pelo SUS no Paraná
Publicado em
30 de setembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revelou que nos últimos quatro anos 26,4 mil mulheres tiveram acesso ao planejamento reprodutivo e sexual na assistência ambulatorial garantido com a escolha do Dispositivo Intrauterino TCu 380 (DIU de cobre) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O DIU é um método contraceptivo reversível que apresenta alta eficácia, segurança e boa tolerância, possui longo tempo de atuação, sua inserção é um procedimento simples e tem poucas contraindicações para o uso.
Focando na atenção integral à saúde da mulher e no planejamento familiar, a Linha de Cuidado Materno Infantil do Paraná organiza a oferta deste método nas unidades de saúde, maternidades e ambulatórios. A incorporação do método pelo Ministério da Saúde e atuação de médicos e enfermeiros para inserção do dispositivo resultou no aumento gradativo da procura e no atual número expressivo de mulheres utilizando o DIU. O volume de colocações apresentou alta expressiva a partir de 2021, quando ultrapassou a marca de 5 mil.
O método foi disponibilizado pelo SUS a partir de 2017 – antes só era possível utilizá-lo pagando o dispositivo e a colocação na rede particular. Desde janeiro daquele ano até julho deste ano foram inseridos 30.725 DIUs pelo SUS no Paraná, com recorde em 2023 (6.410).
Elaine Regina Catanio, de 35 anos, residente em Enéas Marques, no Sudoeste do Paraná, passou pelo procedimento de inserção do DIU há cerca de um ano. Ela conta que o processo foi tranquilo e realizado com muito cuidado e efetividade. “Consultei na Unidade de Saúde com a médica do município que atende a saúde da mulher. Fiz o ultrassom e, com o resultado, foi agendado o procedimento. A colocação foi feita na própria unidade, tudo pelo SUS”, diz.
O DIU de cobre pode ser utilizado sem necessidade de troca por dez anos. Caso a paciente deseje retirar o dispositivo deve procurar um profissional qualificado para que o procedimento seja realizado na Unidade de Saúde.
“Além do DIU, nas unidades de saúde do Paraná podem ser encontrados todos os métodos contraceptivos disponibilizados pelo SUS, como a pílula, a injeção, a camisinha. Também pode ser realizada a consulta ginecológica e decidido em conjunto com a equipe de saúde qual o melhor método para a paciente”, explica a chefe da Divisão de Atenção da Saúde da Mulher da Sesa, Carolina Poliquesi.
AÇÃO REGIONALIZADA – O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realiza desde junho atendimento ambulatorial, via call center, para consulta ginecológica e inserção de DIU nas mulheres. O atendimento é para mulheres que tiveram seus bebês no HUOP e queiram fazer o uso do método posteriormente, além daquelas domiciliadas em um dos 25 municípios da 10ª Regional de Saúde.
Os atendimentos são realizados pelos enfermeiros docentes do programa de residência em Enfermagem Obstétrica do HUOP, com recursos da Sesa. A iniciativa surgiu da demanda hospitalar, que atende aproximadamente 350 partos por mês.
A consulta de enfermagem para a inserção de DIU de cobre ocorre no ambulatório de Saúde das Mulheres toda segunda-feira, geralmente pela manhã. As mulheres que tiverem interesse em fazer a inserção do dispositivo, podem entrar em contato via Call Center (45) 3321-4703 por mensagem de WhatsApp e agendar sua consulta.
Em Turvo, município pertencente à 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, muitas mulheres também aderiram ao DIU de cobre. Uma parceria da Regional de Saúde com a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Paraná garante atendimento personalizado, com enfermeiras treinadas e aptas para realização do procedimento. Desde o início deste ano 86 mulheres já optaram pelo DIU nessa localidade.
“Fui super bem atendida, me deram apoio, com três enfermeiras que me acolheram e me tiraram todas dúvidas. Para as mulheres que têm receio ou medo, podem ir tranquilas, é um método que nos garante segurança”, afirma Flávia Grasile, professora em Turvo, que procurou o SUS para esse serviço.
Confira os dados de inserção de DIU ano a ano:
2017 – 2.619
2018 – 1.706
2019 – 3.939
2020 – 2.777
2021 – 4.351
2022 -5.560
2023 – 6.410;
2024 (até julho) – 3.363.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Espaço Cultural BRDE recebe três novas exposições nesta quinta-feira
Published
50 minutos agoon
14 de abril de 2025By

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, abre no mês de abril três novas exposições que ficarão em cartaz até o final de maio. Eles podem ser visitadas a partir desta quinta-feira (17).
Uma delas é a mostra Transfiguração da Forma, da artista, poeta e contista Mozileide Neri. A abertura, às 19h, contará com visita mediada com a artista, levando o público a conhecer seu trabalho que explora os jogos sensíveis de imaginação e os desdobramentos da abstração geométrica.
Composta por 30 obras, incluindo pinturas e obras táteis acessíveis a todos os públicos, a mostra toma como inspiração a pesquisa da artista sobre cinco artistas brasileiras: Judith Lauand, Maria Leontina, Lygia Clark, Beatriz Milhazes e Criola.
Também da quinta, a partir das 13h, o público poderá conhecer as exposições Coisas de Alice, do duo BordaDuras, e Ilex: o tempo das coisas, do coletivo Bordas.
Coisas de Alice é fruto da colaboração criativa do duo BordaDuras, formado pelas artistas Giovana Casagrande e Leila Alberti. Desenvolvida a partir de uma pesquisa de três anos, a mostra consiste em trabalhos híbridos que mesclam porcelana com crochê e bordado, resgatando objetos culturais esquecidos — como bules e xícaras de porcelana branca — e convidando o público a revisitar memórias afetivas.
“Atualizando as Coisas de Alice e seu mundo invertido no espelho, a poética das artistas alude às práticas ancestrais referentes aos regimes do feminino e aos códigos naturalizados das sociabilidades”, destaca a artista e pesquisadora Tânia Bloomfield.
Ilex: o tempo das coisas é uma exposição do Coletivo Bordas, integrado por Cadu Cinelli, Gi Mazetto, Lisiani Serea, Lucilene Wapichana, Lu Dobrychlop, Marcelo Forte, Max Carlesso, Rafael Codognoto, Sonia Vasconcellos, Suzi Pereira, Talita Thutty e Vavá Diehl. A mostra evidencia as memórias e saberes que se cruzam em diferentes tecidos, costuras, entrelaces e desfechos, olhando para histórias reveladas e camufladas neste espaço eclético e cultural.
“As imagens que construímos em bordados, que acreditamos serem para além de particulares, estão envolvidas em um processo mais amplo de vivência e de trocas. Muitas dessas imagens estão impregnadas de imaginários, permeiam nossas memórias, fazem parte da construção de significados e de arquétipos culturais”, afirma o Colectivo Bordas.
“Com a reunião dessas três mostras no Palacete, buscamos convidar o público a mergulhar em referências ao mesmo tempo distintas e familiares, reforçando o compromisso do Espaço Cultural BRDE em abrigar diversas linguagens. Com diferentes materialidades e técnicas, as obras evocam memórias, seja de artistas, objetos, ou vivências”, comenta a coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Mariana Bernal.
OFICINAS – Como parte das exposições, o Coletivo Bordas ministrará três oficinas no mês de maio, nos dias 8, 15 e 22, sempre às quintas-feiras das 14h às 17h.
No dia 8, a artista Leila Alberti realizará a Oficina Linha de Borda que propõe um convite ao bordado livre. No dia 15, será a vez da Oficina Escultura Mole com Rafael Codognoto estimulando a criatividade através da transformação de tecidos, linhas e agulhas em objetos. No dia 22 será realizado o Bordado Solidário, um convite ao bordado coletivo.
As oficinas têm 15 vagas cada e são gratuitas, com materiais inclusos. Inscrições pelo e-mail leilaalberti@hotmail.com. Envie o nome da oficina que deseja participar, nome completo e idade.
Serviço:
Data: 17/04, quinta-feira
“Transfiguração da Forma de Mozileide Neri”
Abertura e visita mediada com a artista, às 19h
“Coisas de Alice”, do duo BordaDuras, e “Ilex: o tempo das coisas”, do coletivo Bordas
A partir das 13h
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba
Acompanhem a programação do Palacete AQUI.
Fonte: Governo PR

Líder da Oposição denuncia suspeita de sobrepreço em contrato entre SEED e FAPEC

É preciso dar um basta nas fake news contra as vacinas, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

“Nova certidão de óbito é reparação histórica”, diz deputada Luciana Rafagnin (PT) sobre avô, morto pela Ditadura Militar

Aprovado projeto que exige divulgação do peso das porções servidas nos restaurantes

Solteira e beijando espelho, Carol Castro brinca no Dia do Beijo: ‘É o que temos!’
PARANÁ


Espaço Cultural BRDE recebe três novas exposições nesta quinta-feira
O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, abre no mês de abril três novas exposições que ficarão...


Tomam posse membros de comitês da Fundação Araucária que avaliam projetos
Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24...


Natureza invisível: conheça Milena Celli, a nova residente da Academia Alfredo Andersen
Uma nova residente chega à Academia Alfredo Andersen. A partir desta segunda-feira (14) até maio, a artista visual curitibana Milena...
POLÍCIA


BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), realizou duas apreensões de grande impacto...


Emoção, Surpresas e Superação marcam a Formatura da Turma I – 2025 do Curso de Motociclista Policial
Na última sexta-feira, 11 de abril, o Museu Municipal de Arte (MUMA) foi palco de uma solenidade repleta de emoção...


COTAMOTRAN flagra infração de trânsito e apreende drogas no CIC
Durante uma operação no bairro CIC, em Curitiba, na quarta-feira, 9 de abril, a equipe da Companhia Tático Móvel de...
ENTRETENIMENTO


Solteira e beijando espelho, Carol Castro brinca no Dia do Beijo: ‘É o que temos!’
Carol Castro, 41 anos, usou as redes sociais para fazer um deboche sobre o Dia do Beijo, celebrado em 13...


Deborah Secco curte domingo de sol em praia com a filha: ‘Domingo de muito amor’
Deborah Secco curtiu o domingo (13), com a filha, Maria Flor, de 9 anos, na Praia da Barra da Tijuca,...


Graciele Lacerda se derrete pela filha de três meses tentando andar: ‘Devagar’
Graciele Lacerda, de 44 anos, compartilhou neste domingo (13), um registro fofo de Clara, sua filha de 3 meses, fruto...
ESPORTES


Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
Em um jogo tenso e cheio de reviravoltas, o Atlético-MG empatou em 2 a 2 com o Vitória neste domingo,...


Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
Fortaleza e Internacional ficaram no 0 a 0 neste domingo, no Estádio Castelão, em partida válida pela terceira rodada do...


Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
O Santos continua sua saga sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Peixe foi derrotado pelo Fluminense por 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) celebra aprovação de projeto que torna Rolândia a
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante