NOVA AURORA

PARANÁ

Detran-PR promove ações educativas para reduzir acidentes com motociclistas

Publicado em

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promoveu duas ações educativas nesta terça-feira (24) com o objetivo de conscientizar a população sobre segurança no trânsito e destacar a visibilidade dos motociclistas. As atividades ocorreram no calçadão da Rua XV de Novembro e na Praça Osório, no Centro de Curitiba, com o apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP), das Polícias Militar e Civil, além do Observatório Nacional de Segurança Viária.

As ações integram a programação da Semana Nacional de Trânsito de 2024, realizada anualmente de 18 a 25 de setembro. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas e vias urbanas. Este ano, no Paraná, o foco está nos motofretistas, mototaxistas e motociclistas, com o tema “Todo mundo precisa ser motoconsciente no rolê”.

No calçadão, foram aplicadas pesquisas com a população para avaliar a percepção sobre o uso de aplicativos de entrega e se os consumidores consideram os riscos enfrentados pelos motociclistas no trânsito. Segundo a educadora de trânsito Dayana Cavalli, muitos entrevistados relataram nunca ter pensado nas condições dos motociclistas. “A pesquisa em si já faz as pessoas pensarem sobre o assunto”, complementa.

O local também oferecia brindes em parceria com a rádio 98,9 FM e um espaço instagramável, onde os participantes podiam tirar fotos com mensagens de conscientização, como “Eu sempre pedalo de capacete” e “Eu não uso celular quando dirijo”. A educadora destacou que essa é uma forma de engajar a população, incentivando-a a compartilhar a mensagem de segurança em suas redes sociais.

Leia Também:  Rodovia entre Wenceslau Braz e Jaguariaíva começa a receber serviços de conservação

Na Praça Osório, as forças policiais estavam presentes para fornecer informações sobre acidentes de trânsito, com exemplos de situações que poderiam ser evitadas, como acidentes causados por excesso de velocidade. Além disso, testes educativo de bafômetro estavam sendo realizados, reforçando o impacto negativo da ingestão de álcool no trânsito.

“Nosso principal objetivo é alertar a população sobre o número elevado de acidentes com vítimas, que destroem famílias, e promover comportamentos mais prudentes e respeitosos”, enfatizou o delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito, Edgar Santana.

Para Rosineia Deise D. B. Werner, 73, aposentada, ações como essa são fundamentais. “Muita gente ainda não faz o que deveria. Talvez essas iniciativas façam algumas pessoas se conscientizarem. Há ainda quem não valorize o uso de cinto de segurança ou cadeirinha, especialmente entre os idosos, que não cresceram com essas normas, mas elas surgiram para o nosso bem”, destacou.

A Semana Nacional de Trânsito será encerrada nesta quarta-feira (25), às 17h, com um painel sobre o tema “Compromisso pela Segurança no Trânsito”. O evento será realizado no auditório do DER/PR, em Curitiba, na Av. Iguaçu, 420, e reforçará o compromisso do Paraná com a segurança viária e a preservação de vidas nas estradas.

Leia Também:  BRDE assina na COP28 pacto da ONU sobre sustentabilidade financeira global

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO – Na abertura da SNT, o Governo do Paraná anunciou a adesão ao programa Bom Condutor, que oferece descontos a motoristas sem infrações nos últimos 12 meses. O Detran-PR firmou parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) para que motoristas registrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) tenham descontos no comércio. A expectativa é que os benefícios estejam disponíveis até o fim do ano. O programa visa promover boas práticas e reduzir acidentes, com a participação de até 11 mil empresas no Paraná.

Outra parceria firmada prevê ações conjuntas entre Detran-PR e o Serviço Social do Comércio (Sesc Paraná) nas áreas de educação, assistência social, saúde, esporte e lazer. Além disso, o Detran-PR também oficializou adesão à plataforma gov.br, que permitirá um acesso mais ágil e eficiente aos serviços públicos digitais dos mais de 150 milhões de usuários cadastrados na plataforma.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Paraná tem 500 estações de monitoramento e três laboratórios para garantir qualidade da água

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com investimento de R$ 13,3 milhões, Terminal de Piraquara atinge 80% de execução

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA