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Óculos de IA transforma vida de aluno cego beneficiado por projeto do Estado

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Diagnosticado com uma deficiência visual ao nascer, Luiz Henrique da Rocha, 13 anos, recebeu em agosto de 2023 um óculos de inteligência artificial que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), disponibilizou através do projeto Óculos Amigo. Ele foi um dos 147 alunos cegos da rede estadual de ensino a receber o dispositivo de tecnologia assistiva. Um ano após estar com o equipamento, ele conta como os óculos têm ajudado a melhorar a sua qualidade de vida e autonomia com tarefas.

“Eu gosto bastante do óculos porque ele me ajuda muito. Na escola eu uso para ler, ou quando o professor passa alguma prova ou atividade que precisa marcar alternativas eu faço com ele”, explica o aluno do 8ª ano no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Fabricado em Israel, o dispositivo fica acoplado na haste do óculos e não precisa de conexão à internet para funcionar. Por meio de uma câmera e saída de áudio, usa a inteligência artificial para transmitir informações em tempo real aos usuários, podendo ler textos em qualquer superfície, identificar até 200 rostos, e reconhecer diversos objetos e cores.

Hoje o aparelho já se tornou parte da vida do aluno. O zelo é tamanho pelo “Óculos Amigo” que o dispositivo sempre é carregado na caixinha e só utilizado quando necessário. “Eu não fico com ele o tempo todo porque tenho medo de que alguém esbarre e derrube”, brinca Luiz.

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Mas a utilidade do equipamento não se limita à escola e aos estudos. Em casa, Luiz o utiliza para identificar coisas que estão à sua frente, para ajudar a saber as cores de roupas e objetos, reconhecer pessoas e até mesmo para usar outros equipamentos eletrônicos e assistir a vídeos de futebol, seu esporte preferido. “Ele é bem útil na minha vida porque ele me fala as coisas, os rostos das pessoas, também me diz a hora. Uso sempre para fazer os meus deveres e para mexer no celular”.

Entre os muitos benefícios que o projeto trouxe para a vida do aluno, a mãe, Mônica Celina Alves da Rocha, 31 anos, destaca que, além de ajudar no desenvolvimento estudantil, o equipamento permitiu a Luiz ter mais independência para fazer atividades do dia a dia. Agora, as lições de casa são mais independentes, além de ler livros e gibis favoritos sem a necessidade de ter alguém ao lado.

“É raro ele pedir algo para mim e isso é um grande avanço. Antes, pra ler um livro precisava ser em Braille, e agora não tem essa limitação, ele pode ler qualquer coisa. Foi algo muito bom para o Luiz, não só para o desenvolvimento na escola, mas para o cotidiano dele e também para nossa família. Acredito que é uma tecnologia que vai melhorar a vida de muitas pessoas ainda”, conta a mãe.

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Fazendo o acompanhamento de Luiz desde o recebimento do dispositivo, o pedagogo do Colégio Estadual Anita Canet Claudio Roberto Molina relata o avanço expressivo no aluno com a utilização dos óculos. “O Luiz é um menino excelente, muito dedicado, e o equipamento veio para somar muito no desenvolvimento dele. Estamos sempre conversando sobre como isso tem auxiliado ele na aprendizagem e como tem sido a experiência de usar os óculos”, afirma.

INCLUSÃO – Com um investimento de R$ 2,9 milhões, visando promover a inclusão social de crianças e adolescentes como Luiz, o projeto Óculos Amigo abrangeu 75 municípios do Paraná. A iniciativa ganhou destaque pelo Brasil e serviu de exemplo para outros estados, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que buscaram o Governo do Paraná como referência para aplicação do projeto.

Além da SEI, responsável pela aquisição e a supervisão do projeto, outras duas secretarias estão envolvidas diretamente: do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e a da Educação (Seed). A primeira viabilizou a compra dos equipamentos, por meio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), que é administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-PR). A segunda tem participação efetiva no dia a dia da implementação do novo recurso tecnológico no ambiente escolar.

Fonte: Governo PR

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Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

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Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

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Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

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