NOVA AURORA

PARANÁ

Amep promove seminário sobre planejamento metropolitano da região de Curitiba

Publicado em

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) realiza nesta quarta-feira (11), a partir das 14 horas, o Seminário Metropolitano de Planejamento – síntese e convergência dos diagnósticos. O encontro vai tratar do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba. Serão apresentados os resultados referentes ao macrozoneamento atual e síntese das convergência e divergências territoriais da região. O evento contará com a apresentação dos trabalhos técnicos e uma mesa temática com a participação de especialistas no assunto.

Nesta mesa temática, a discussão deverá abranger as convergências e divergências destacando principalmente as diretrizes de uso do solo, planejamento territorial e o macrozoneamento da RMC. Serão discutidos os cenários futuros para o desenvolvimento da região.

São convidados da Amep para esta mesa temática Rosa Moura – geógrafa pela USP e doutora em Geografia pela UFPR, pesquisadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo Curitiba e colaboradora sênior do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA; Rafael Kalinoski – professor no Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba e na Escola de Administração Pública da Prefeitura de Curitiba; Clóvis Ultramari, arquiteto e urbanista, professor permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, da PUCPR, e ao Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná; Paulo Nascimento Neto, arquiteto e urbanista, consultor do Consórcio PDUI-RMC Sustentável; e Gustavo Taniguchi,  engenheiro civil, coordenador-geral do Plano pelo Consórcio PDUI-RMC Sustentável.

Leia Também:  Mulheres privadas de liberdade produzem fantasias para escola de samba de Curitiba

A mediação será de Millena Ribeiro dos Reis, arquiteta e urbanista pela Unicuritiba, coordenadora do Departamento de Pesquisa e Planejamento Metropolitano da Amep, e Raul de Oliveira Gradovski, arquiteto e urbanista pela Unicuritiba, especialista Direito Ambiental e Urbanístico pela Escola Superior do Ministério Público.

O evento será no Auditório Blockchain da Celepar – Rua Mateus Leme, 1561, em Curitiba. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição no site da Escola de Gestão do Paraná, selecionando o evento desejado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Obra da Ponte Guaratuba-Matinhos avança na fase de fundação e confecção das vigas

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Estado já liberou R$ 17 milhões para construção de teatros, bibliotecas e centros culturais

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA