14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Diretora de escola, freira participa de intercâmbio no Chile e planeja replicar bons exemplos

    Publicado em

    Mesmo com décadas de experiência em sala de aula e em trabalhos junto à Congregação da Sagrada Família de Maria, a irmã Ana Cristina Jitikoski ainda sentiu um frio na barriga ao iniciar as capacitações do programa Ganhando o Mundo Diretor. A freira foi um dos cem diretores selecionados pelo programa do Governo do Estado para um período intercâmbio na Universidad Diego Portales, em Santiago, no Chile.

    “Minha apostila está cheia de anotações. Está sendo muito empolgante. Tudo que eu vejo por aqui, eu já imagino como pode ser aplicado lá na minha escola. Fico planejando como vou passar isso para os pedagogos, professores e núcleo”, contou a irmã, que é diretora do Colégio Sagrada Família, de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro do Paraná.

    As atividades seguem até sexta-feira (6), quando os diretores completam duas semanas de capacitação. No currículo do curso estão visitas a escolas, troca de experiências entre os profissionais e aulas sobre gestão, liderança e avaliação docente.

    Além disso, os gestores das escolas também fazem uma imersão cultural no Chile, país que tem a melhor avaliação Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) na América Latina.

    “É uma experiência única. É muito ver de perto como é a educação do Chile, como funcionam as escolas e como eles focam na aprendizagem. São oportunidades que fazem a gente e a educação do Paraná crescer”, disse a diretora.

    EXPERIÊNCIA PRÁTICA – Para a irmã Ana, a capacitação terá aplicações práticas que vão ajudá-la profissionalmente, principalmente no processo de adaptação que a freira está passando na gestão da escola em que trabalha.

    Leia Também:  Hemocentro de Maringá solicita doações de sangue de qualquer tipo

    Depois de quase uma década atuando em uma escola de ensino fundamental de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, a diretora foi transferida no começo do ano para o colégio de Siqueira Campos, que é maior, com mais de 500 alunos, e tem turmas de Ensino Médio e Ensino Técnico, uma novidade para ela.

    “É um período em que eu estou tendo que me adaptar a novas situações e encarar a novos desafios. É uma escola com uma dinâmica diferente. Uma capacitação como esta, neste momento da minha vida profissional, vai ajudar muito”, disse.

    A irmã também destaca que os conteúdos aprendidos nas disciplinas de Liderança Pedagógica, Avaliação de Docentes e Trabalhos Colaborativos serão muito úteis para o trabalho pedagógico diário. “O que estamos notando aqui é que o foco principal do ensino aqui no Chile está na aprendizagem do aluno. Não basta o estudante apenas saber o conteúdo, mas ele tem que conseguir aplicar aquilo na prática”, disse.

    INTERCÂMBIO – A experiência pessoal de fazer uma formação fora do País e conhecer uma nova cultura também atraíram a diretora na hora de se inscrever para o intercâmbio promovido pela Secretaria de Educação (Seed).

    Ainda que já tenha participado de vários congressos de educação no Brasil, a freira nunca tinha viajado para o Exterior. “É a minha primeira viagem para fora, então claro que a expectativa de conhecer uma nova cultura, uma língua diferente e até ver neve também me chamaram a atenção”, contou.

    A ideia de se candidatar ao Ganhando o Mundo surgiu durante o programa de formação continuada “Diretor Formador”, também oferecido pela Secretaria de Educação. Um diretor que ministrava um dos cursos sugeriu aos participantes que tentassem o intercâmbio e ela resolveu se inscrever no último dia possível.

    Leia Também:  12 empresas querem licenciar inovações desenvolvidas nas universidades

    Levando em conta os critérios do programa, como nota do Ideb da escola e frequência escolar, entre outros, a diretora foi uma das escolhidas entre os diretores cursistas inscritos. “Quando saiu a lista, eu fiquei muito feliz. Foram semanas de muita expectativa até que o curso começasse”, disse.

    Além dos módulos presenciais no Chile, o curso também tem etapas remotas voltadas para a capacitação em liderança pedagógica.

    VOCAÇÃO – Nascida em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, irmã Ana tem 52 anos é professora da rede estadual desde 2012. Antes disso, já tinha trabalhado em escolas particulares.

    Nos anos dedicados à docência e à congregação, ela atuou em colégios de Ponta Grossa, Campo Magro e São José dos Pinhais. Ainda passou por Santo Antônio da Platina e Jacarezinho durante o período de noviciado.

    Ela conta que o interesse pela educação surgiu logo cedo, naquilo que ela define como uma vocação. “Eu me formei na escola pública e me interessei pelo magistério ainda quando era uma aluna em Campo Largo. Foi no mesmo período em que decidi me entregar à vida religiosa. E desde então faz parte da minha vida servir ao próximo por meio da educação”, disse.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

    Published

    on

    By

    A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

    O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

    Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

    Leia Também:  Educação promove na próxima semana segundo seminário de diretores em Foz do Iguaçu

    Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

    ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

    CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

    Leia Também:  Governo conquista prêmio de instituição internacional com Banco de Alimentos Comida Boa

    Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

    Serviço:

    Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

    Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

    Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

    Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

    Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

    Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

    Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA