NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos Abertos do Paraná: confira os vencedores de seis modalidades do macrorregional

Publicado em

A fase macrorregional da 66ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (Japs), disputada por mais de 4,5 mil inscritos em quatro municípios do Paraná – Guaratuba, Cornélio Procópio, Engenheiro Beltrão e Medianeira –, encerrou no domingo (1º) e definiu os campeões desta etapa em seis modalidades: futsal, basquete, futebol 7, handebol, vôlei de praia e voleibol. Eles conquistaram vaga na final de 2024, que acontece em dois fins de semana de novembro (21 a 24 e 28 a 30), em Apucarana, no Vale do Ivaí.

Os segundos e terceiros colocados de cada modalidade se classificaram para a série prata, parte do novo formato dos Jogos Oficiais de Rendimento do Paraná, que tem como objetivo aumentar o número de jogos em cada etapa. As finais da série prata serão disputadas ao mesmo tempo que a série ouro.

Promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos Abertos reuniram 355 equipes de 144 cidades, ou seja, 36% dos municípios paranaenses. “Foi um evento que nos trouxe feedbacks positivos de todas as macrorregionais. Agradecemos a todos os participantes e estaremos no aguardo de todos na próxima fase, no mês de novembro”, disse Richarde Salvador, supervisor regional dos Japs.

Leia Também:  Especializações EaD da UEL ofertam 300 vagas em 16 cidades; veja como se inscrever

Os Japs iniciaram com a fase regional no mês de junho, com mais de 12 mil participantes. “É a maior competição multiesportiva adulta realizada no Paraná. Ela evidencia o desenvolvimento do esporte, que se inicia com os Jogos Escolares, na formação esportiva, segue com os Jogos da Juventude no encaminhamento ao alto rendimento, e chega aos Jogos Abertos, finalizando a cadeia do esporte nas competições”, acrescenta o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros D’El Rei.

Os resultados da fase macrorregional podem ser acompanhados no aplicativo da Paraná Esporte, que divulga as informações dos jogos em tempo real e está disponível no Google Play e na Apple Store.

Campeões macrorregionais

GUARATUBA

Futsal Feminino – Guarapuava

Futsal Masculino – Guarapuava

Basquete Feminino – Guarapuava 

Basquete Masculino – São José dos Pinhais

Futebol 7 Masculino – Teixeira Soares

Handebol Feminino – Laranjeiras do Sul

Handebol Masculino – Laranjeiras do Sul

Vôlei de Praia Feminino – Ponta Grossa

Vôlei de Praia Masculino – Guaratuba

Leia Também:  PCPR prende três pessoas em operação contra tráfico de drogas e falsificação de dinheiro

Vôlei Feminino – Guaratuba

Vôlei Masculino – Guarapuava

CORNÉLIO PROCÓPIO

Futsal Feminino – Cornélio Procópio

Futsal Masculino – Manoel Ribas

Basquete Feminino – Londrina

Basquete Masculino – Londrina

Futebol 7 Masculino – Ivaiporã

Handebol Feminino – Londrina

Handebol Masculino – Londrina

Vôlei de Praia Feminino – Londrina

Vôlei de Praia Masculino – Londrina

Vôlei Feminino – Londrina

Vôlei Masculino – Londrina

ENGENHEIRO BELTRÃO

Futsal Feminino – Maringá

Futsal Masculino – Umuarama

Basquete Feminino – Goioerê

Basquete Masculino – Campo Mourão

Futebol 7 Masculino – Paranapoema

Handebol Feminino – Sarandi

Handebol Masculino – Campo Mourão

Vôlei de Praia Feminino – Sarandi

Vôlei de Praia Masculino – Sarandi

Vôlei Feminino – Engenheiro Beltrão

Vôlei Masculino – Maringá

MEDIANEIRA

Futsal Feminino – Marechal Cândido Rondon

Futsal Masculino – Medianeira

Basquete Feminino – Toledo

Basquete Masculino – Medianeira

Futebol 7 Masculino – Cascavel

Handebol Feminino – Santa Helena

Handebol Masculino – Foz do Iguaçu

Vôlei de Praia Feminino – Francisco Beltrão

Vôlei de Praia Masculino – Toledo

Vôlei Feminino – Pato Branco

Vôlei Masculino – Planalto

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  UEL reserva vaga para negros e PCDs em concursos públicos para professores

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Governador assina ordem de serviço para retomada das obras do CEEP de Colorado

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA