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Brigadas Escolares do Paraná são referência para criação de projeto no Ceará

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O Programa Brigadas Escolares da Defesa Civil do Paraná é referência nacional. Os resultados alcançados em 12 anos com a capacitação de servidores e alunos da Rede Estadual de Ensino colocaram o Paraná numa posição de destaque, tanto que nesta semana o chefe de treinamento do Corpo de Bombeiros do Ceará, tenente-coronel George Girão, veio a Curitiba conhecer o trabalho no Paraná. O Governo do Ceará pretender implementar brigadas nas escolas a partir do modelo paranaense.

Desde o início do programa em 2012, já foram treinados mais de 90 mil servidores e alunos, que se tornaram capazes de atuar como brigadistas na comunidade escolar. O objetivo é capacitar alunos e servidores para atuar em ações mitigadoras e de enfrentamento a emergências e desastres. O programa integra o manual de boas práticas em proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. 

No Ceará, a dinâmica de organização do treinamento das brigadas em órgão públicos, secretarias e escolas é realizada de maneira diferente, como explica o tente-coronel Girão. “Não há uma articulação e um alinhamento como acontece aqui no Paraná. Eu vejo que o trabalho da Defesa Civil do Paraná, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Educação criou um marco muito importante para desenvolver essa cultura de consciência dos cuidados com o jovem”, avalia. 

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Nos primeiros dias Girão visitou a Coordenadoria da Defesa Civil Estadual, em Curitiba. Foram realizadas simulações de abandono em São José dos Pinhais, no Colégio Estadual Costa Vianna e no Colégio Estadual Padre Antônio Vieira.

A partir do alerta, as duas escolas evacuaram as edificações e deslocaram de forma ordenada as centenas de alunos que estavam em sala de aula. Em menos de cinco minutos todos estavam organizados nos pátios, pontos de encontro definidos como seguros. Em cada um dos colégios há aproximadamente 20 brigadistas treinados entre os servidores. São professores, diretores, auxiliares de limpeza e da cozinha. 

Para diretora do Colégio Estadual Costa Vianna, a atividade da brigada ajuda os estudantes a permanecerem tranquilos diante de uma situação de risco. “Esse momento é pra reforçar toda a parte teórica, esse simulado é ótimo. Os próprios alunos apontam onde podemos melhorar, quais os locais de maior atenção. Estamos muito bem preparados”, destaca.

MUNICIPALIZAÇÃO – Em 2021, o programa voltado inicialmente para os colégios estaduais foi ampliado para as escolas públicas municipais. 

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“O Programa Brigadas Escolares é um carro-chefe do Paraná na disseminação da cultura da prevenção. Tanto que agora trabalhamos na municipalização do Programa, para que ainda mais escolas do Paraná estejam protegidas e repliquem as ações de prevenção”, afirma o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Fernando Schunig. 

Ele relembra ainda os relatos sobre eventos em que o programa se mostrou efetivo. “Tivemos algumas situações em que o treinamento foi determinante para salvar vidas. O sucesso das manobras em casos de engasgo, no controle de princípios de incêndio ou no abandono da escola salvaram muitas vidas no Paraná”, finaliza.

Ao fim da semana, o tenente-coronel Girão vai retornar ao Ceará com uma série de apontamentos para aprimorar a atividade no seu estado. “A experiência no Paraná é um marco, um exemplo por implantar as brigadas escolares. Muitas crianças e adolescente já passaram por essa experiência e eu tenho certeza de que é um projeto de médio e longo prazo e vamos ter adultos com a consciência de prevenção a acidentes e princípios de incêndios”, avalia.

Fonte: Governo PR

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Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

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Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

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Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

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“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

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