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Educação capacita técnicos pedagógicos para aplicação de IA no ensino da matemática

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Nesta semana, 45 técnicos pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) se reúnem em Curitiba para participar da capacitação “KhanMigo para Melhoria do Aprendizado da Matemática”. O evento, promovido pela Secretaria da Educação, visa preparar os profissionais, que também atuam como embaixadores do componente de Matemática, a usarem a plataforma pedagógica KhanMigo, que será incorporada ao ensino de Matemática nas escolas a partir deste mês de agosto. Os técnicos deverão, depois, orientar as equipes pedagógicas de suas regiões. 

A plataforma, pioneira no Brasil, é uma extensão da já utilizada da ferramenta Khan Academy, implementada há dois anos na rede. A KhanMigo foi desenvolvida para enriquecer o processo educacional através do uso de Inteligência Artificial (IA) como “professor auxiliar”, proporcionando suporte individualizado aos alunos, respondendo dúvidas em tempo real e adaptando estratégias de ensino às necessidades específicas de cada estudante.

A plataforma já vem sendo utilizada desde julho em 100 escolas estaduais no formato de projeto-piloto. Agora, será disponibilizada para as turmas do nono ano de todas as escolas da rede estadual. A previsão é que até o mês de setembro a plataforma tenha sido incorporada à rotina de aprendizagem de cerca de 125 mil alunos.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o grande diferencial do KhanMigo é a utilização da IA como “tutor digital”, que guia o processo de resolução de problemas e criação de textos, incentivando a reflexão e a compreensão dos conceitos, sem fornecer respostas diretamente. Para ele, o mecanismo pode alavancar enriquecimentos significativos no processo educacional.

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“O uso dessa nova tecnologia pode oferecer um ensino mais personalizado e eficaz, possibilitando que os alunos avancem em seus próprios ritmos e recebam suporte imediato, conforme suas necessidades”, destaca o secretário. Ele enfatiza que, além de beneficiar os alunos, a plataforma também oferece suporte aos professores, atuando como assistente no planejamento de aulas, atividades, avaliações e acompanhamento do desempenho dos estudantes, tanto em nível de turma quanto individualmente. 

“Com o KhanMigo, os docentes terão à disposição ferramentas mais avançadas para monitorar o progresso dos alunos, identificar áreas de dificuldade e ajustar suas estratégias pedagógicas, tornando o processo educacional mais abrangente, inclusivo e personalizado”, reforça Lorena Pantaleão, coordenadora do Departamento de Educação Digital da Seed-PR.

Segundo ela, a plataforma permite múltiplas aplicações em sala de aula, como revisão de conceitos, apoio na elaboração de planos de aprendizagem e avaliação da compreensão dos alunos. Ela reforça que, por este motivo, é essencial familiarizar e capacitar as equipes pedagógicas para a utilização da ferramenta, de modo a explorar ao máximo suas potencialidades.

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“Ao finalizarem a capacitação em Curitiba, os técnicos dos Núcleos deverão orientar as equipes pedagógicas de suas regiões para que possam integrar a plataforma de maneira eficaz ao cotidiano escolar, garantindo que os professores estejam preparados para utilizar todos os recursos disponíveis e, assim, promover um aprendizado mais dinâmico e, consequentemente, fortalecendo o ensino da matemática no nosso Estado”, destaca.

PLATAFORMAS – A educação gamificada e o uso das plataformas pedagógicas como métodos essenciais ao apoio da aprendizagem dos estudantes e na mensuração do desempenho escolar foram destaque da rede estadual de ensino do Paraná no primeiro semestre de 2024. O investimento feito até agora, neste ano, foi de R$ 9,64 milhões.

Viabilizadas para facilitar a prática pedagógica, as plataformas digitais de aprendizagem incorporam variedade de recursos interativos, como vídeos e quizzes, ampliando as oportunidades educacionais e tornando a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada. Atualmente a rede estadual de ensino conta com recursos digitais, que vão de suporte à leitura, redação e inglês, até capacitação em tecnologia e ensino de matemática, além de sistemas de avaliação da aprendizagem.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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