19 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Quarta Pública: Museu de Arte Contemporânea promove oficina gratuita de colagem

    Publicado em

    O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove nesta quarta-feira (14) a “Oficina de Colagem: explorando técnicas mistas”, das 14h30 às 16h, com acesso livre e gratuito. O MAC Paraná, que ocupa duas salas no Museu Oscar Niemeyer (MON), oferece atividades interativas ao público como parte do programa Quarta Pública, realizado sempre às quartas-feiras com entrada sem custo.

    Na atividade desta semana, na Sala 09 do MAC no MON, os participantes terão a oportunidade de aprender as técnicas básicas de colagem, começando pela escolha de imagens, seguido pelo recorte e composição. Além disso, será introduzido o uso do giz de cera para desenhar sobre a colagem, demonstrando como esses elementos podem interagir de forma harmoniosa. Será incentivada a experimentação com a sobreposição de imagens e desenhos para criar efeitos de textura e profundidade.

    A oficina integra o programa Quarta Pública, que oferece semanalmente atividades especiais na Sala Aberta do museu, um espaço para a criação de situações artísticas. As atividades são sempre gratuitas e têm o objetivo de fortalecer os laços entre o público e o museu, incentivando a prática e o compartilhamento de experiências em arte contemporânea.

    Leia Também:  Transfusão de sangue imediata no local do acidente salvou vida de criança de 5 anos

    PROPOSTAS DO PÚBLICO – O público é convidado a enviar propostas de workshops, palestras, oficinas interativas ou projetos de arte para integrar as Quartas Públicas da Sala Aberta do MAC Paraná. As propostas podem ser encaminhadas para o e-mail educativomac@seec.pr.gov.br. Todos estão convidados a participar e contribuir com suas ideias. O objetivo é garantir que o espaço continue funcionando como um ponto de encontro para interessados em explorar a arte contemporânea.

    Serviço:

    Oficina de Colagem: explorando técnicas mistas

    Data: Quarta-feira (14), das 14h30 às 16h

    Local: MAC no MON – Sala 9 – Rua Marechal Hermes, 999

    Acesso gratuito toda quarta-feira

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

    Published

    on

    By

    Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

    Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

    Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

    Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

    Leia Também:  Ideathon Paraná: alunos de Ponta Grossa apresentam ideias criativas em gestão pública

    Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

    “A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

    INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

    Leia Também:  Com capacidade para 2 mil atendimentos/mês, Alto Paraná recebe um Pronto Atendimento

    “O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

    ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

    Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

    Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

    Paraná: 29

    São Paulo: 17

    Ceará: 13

    Piauí: 11

    Tocantins: 3

    Rio de Janeiro: 3

    Rio Grande do Sul: 3

    Pernambuco: 2

    Minas Gerais: 1

    Distrito Federal: 1

    Mato Grosso do Sul: 1

    Pará: 1

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA