NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná estreita relações com instituições de pesquisa e inovação agrícola dos EUA

Publicado em

Representantes do Governo do Estado participaram de uma série de visitas técnicas e cursos em universidades e empresas nos estados de Iowa e Missouri, região Centro-Oeste, nos Estados Unidos. A missão, um desdobramento de uma viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao país, teve como objetivo a troca experiências, capacitações e busca por iniciativas na área da agricultura para serem aplicadas em instituições paranaenses. A programação ocorreu durante a semana e encerrou nesta sexta-feira (9).

Os secretários da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona; da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Alex Canziani; além do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Richard Golba; e diretor da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, representaram o Paraná na missão. Durante os dias de atividades a delegação participou de eventos com a finalidade de fomentar e aprimorar as relações com empresários, produtores rurais, acadêmicos, startups, investidores e demais gestores.

Para Bona, a oportunidade mostrou que o Paraná tem potencial para desenvolver o empreendedorismo no setor agropecuário. “As visitas foram relevantes para conhecermos experiências que associam a formação acadêmica, sobretudo na área do agronegócio, e a retenção de talentos com o empreendedorismo. Iremos levar a experiência para aperfeiçoar a estrutura já existente no Estado para um modelo que sirva de vitrine, apresentando o que temos desenvolvido nos aspectos econômico, social e inovação em todas as áreas e sobretudo no agronegócio”, disse.

O grupo visitou a Universidade Estadual de Iowa (ISU), instituto de pesquisa pública na cidade de Ames, conhecida pelo destaque em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, principalmente nas áreas de agricultura, engenharia e ciências dos materiais. Durante a agenda, os representantes do Paraná foram recebidos com uma série de palestras relacionadas ao desenvolvimento de programas de fomento à inovação e ecossistemas de empreendedorismo para a área agrícola.

Leia Também:  Nota Paraná tem ampliação para 43,1 mil prêmios; primeiro sorteio será em maio

O secretário da Inovação, Alex Canziani, destacou a variedade e riqueza do ecossistema de inovação em Iowa, além da possibilidade de conexões entre o estado americano com o estado brasileiro. “Iowa é o Vale do Silício do agro, pela quantidade de instituições, pela quantidade de startups que estão saindo daqui para o mundo todo. Vejo isso como uma oportunidade para podermos nos conectar e para estabelecer parcerias, fazer intercâmbio de alunos nossos, fazer conexão entre os nossos ecossistemas”, disse.

A iniciativa buscou promover, incentivar e realizar a cooperação com órgãos internacionais de apoio para contribuir com o processo de inovação em áreas estratégicas para o Estado. O diretor-presidente do IDR-PR, Richard Golba, considerou que, embora existam diferenças entre os países, a atividade agrícola dos estadunidenses também tem na essência a cooperação.

“É impossível não mencionar as belezas arquitetônicas, os recursos naturais, as paisagens deslumbrantes e a infraestrutura de transporte extremamente desenvolvida. Contudo, o que realmente se sobressai é a cooperação. Cada um colabora visando seus próprios interesses, mas com objetivos claros. Cooperar não é um ato romântico, mas sim uma estratégia objetiva para alcançar resultados específicos. Em suma, estou voltando com uma renovada inspiração, pois essa experiência realmente reforçou nossos propósitos”, afirmou.

Outro local visitado pelo grupo foi o centro de empreendedorismo da Kirkwood Community College, a maior escola técnica dos Estados Unidos, localizada na cidade de Cedar Rapids. O centro oferece recursos para os estudantes que desejam abrir seus próprios negócios, oferecendo orientações sobre elaboração de planos de negócios, estratégias de marketing e facilitando a conexão com mentores e investidores.

O diretor da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, destacou a incubadora ISU Research Park e a cooperativa Landus Cooperative, como exemplo de instituições que demonstram que as pesquisas estão associadas ao crescimento econômico, servindo de inspiração para futuras iniciativas do Paraná.

Leia Também:  Na Sesa, ministra da Saúde destaca parceria com o Estado para o SUS no Paraná

“Acreditamos que é fundamental capacitar nossos agricultores, especialmente aqueles de pequenas propriedades, para que possam desenvolver o espírito empreendedor. Com o agronegócio, queremos aumentar a riqueza e promover o empreendedorismo em todas as suas formas. Em resumo, o objetivo é fazer com que todos prosperem, gerando renda de maneira sustentável e preservando o meio ambiente”, afirmou.

No Missouri, a comitiva visitou o ecossistema de inovação 39 North, que pretende ser um Hub de tecnologia alimentar e ciência das plantas; a BioSTL que desenvolve soluções em agricultura, medicina, saúde e outras áreas de tecnologia; o World Trade Center que atua no fomento do comércio internacional; e o Danforth Plant Science Center, um centro que desenvolve pesquisas com plantas para aplicação na indústria de alimentos e de combustíveis.

Além dos secretários e dirigentes compuseram a delegação o assessor técnico da Seti, Paulo Afonso Schmidt, o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, e o presidente do Cilla Tech Park, Paulo Alvim.

O Paraná tem um sistema de sete universidades estaduais com cursos de graduação e pós-graduação na área de agricultura. Além de pesquisa científica, há programas que estimulam a inovação por meio de fomento para iniciativas inovadoras e articulação entre instituições públicas e privadas.

INTERCÂMBIOS EM IOWA – O Paraná vai levar 100 alunos para intercâmbios em Iowa em 2025. Eles fazem parte do Ganhando o Mundo Agrícola, ação que integra o programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado, realizado por meio da Secretaria da Educação. Essa edição é destinada a alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio e que também tenham estudado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Na Sesa, ministra da Saúde destaca parceria com o Estado para o SUS no Paraná

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Regulamentada pelo IAT, exploração de recursos minerais se destaca na Grande Curitiba

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA