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UEM comemora 50 anos de sua primeira publicação científica

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A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) celebra neste mês os 50 anos da Revista Unimar, primeiro periódico da editora e também a primeira publicação científica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Lançada em agosto de 1974, a revista passou por diversas transformações editoriais ao longo dos anos. Foram publicados 38 volumes até 1997. Desde então a revista adotou o nome Acta Scientiarum. Os primeiros números com o novo nome foram lançados em 1998 e já foram publicados 446 volumes, totalizando 484 edições. 

A publicação no início era formatada com conteúdo misto, abarcando várias áreas do conhecimento, e passou ao longo dos anos a ser organizada em coletânea de periódicos, subdividida por campos de conhecimento. Hoje, abriga oito periódicos nas seguintes áreas: agronomia; ciências animais; ciências biológicas; ciências humanas e sociais; ciências da saúde; educação; linguagem e cultura; e tecnologia. As publicações são gerenciadas pela editora, mas cada área tem um editor específico, que é especialista na área.

“É uma honra celebrar junto com toda a comunidade da UEM os 50 anos de criação da revista Unimar, que foi a primeira publicação científica da universidade, o que lhe confere uma importância imensa, pois iluminou o caminho para a criação de todos os outros periódicos. Portanto, podemos afirmar que ela é um periódico de extrema relevância e que é a semente de todas as revistas que integram o portal de periódicos da UEM”, avalia o diretor da Eduem, Angelo Priori.

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O responsável pela Divisão de Projeto Gráfico e Design da Eduem, Marcos Kazuyoshi Sassaka, esteve à frente, por alguns anos, da diagramação da revista. A produção passou por várias transformações durante o seu período. Sassaka frisa que, há 50 anos, produzir periódicos era um processo árduo e complexo. A edição e revisão dos textos eram feitas manualmente ou em máquinas de escrever, exigindo reescritas extensivas. A diagramação demandava corte e colagem física de textos e imagens, enquanto a impressão utilizava tipos móveis ou chapas metálicas.

“Nos dias atuais, a tecnologia transformou radicalmente essa realidade. Softwares de processamento de texto e ferramentas de colaboração on-line facilitam a edição e revisão, enquanto programas como Adobe InDesign simplificam a diagramação. A impressão digital e a distribuição on-line eliminam muitos dos antigos obstáculos logísticos, permitindo a publicação instantânea e global de periódicos, com custos significativamente menores”, ressalta.

Para o editor-chefe da Eduem, Carlos Herold Junior, a primeira publicação periódica contínua da universidade sempre proporcionou um retorno considerável, beneficiando tanto os editores quanto os departamentos e projetos da instituição. “Esse retorno foi fundamental para a pesquisa, pois facilitou a obtenção de novos financiamentos e projetos a serem submetidos aos órgãos de fomento. Além disso, as citações dos artigos publicados destacam a importância do conteúdo. A frequência com que um artigo é citado reflete seu impacto e relevância, evidenciando que os resultados ou metodologias apresentados são valiosos para outros pesquisadores”, complementa

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“A Revista Unimar marcou o início de iniciativas editoriais da universidade, a conectou com pesquisadores de várias partes do país e do mundo, que enxergam em nossos periódicos veículos importantes para a divulgação de suas pesquisas”, destaca.

PORTAL DE PERIÓDICOS – Hoje, o Portal de Periódicos da UEM, que é administrado pela Eduem, é formado por 34 periódicos. A entrada de periódicos é feita pelo Comitê Gestor, que avalia se a publicação tem as prerrogativas para ser inserida. Os requisitos mínimos são: ter um editor-chefe e conselho editorial nacional e internacional, os artigos precisam ser avaliados por pares, ter registro no International Standard Serial Number (ISSN), que é o registro internacional para obras de publicação periódica e contínua, além de ser listado em indexadores internacionais da área. 

Entre os periódicos mais longevos, destacam-se o Boletim de Geografia, de 1982; o Journal of Physical Education, de 1989; a Revista Enfoque: Reflexão Contábil, de 1990; A Economia em Revista, de 1991; e a Psicologia em Estudo, de 1996. Todos eles são hoje referências em suas áreas, tanto a nível nacional quanto internacional. 

Fonte: Governo PR

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Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

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A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

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“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

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“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

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