NOVA AURORA

PARANÁ

Fórum de Turismo Rural reúne empreendedores para troca de experiências na Expoingá

Publicado em

Pequenos agricultores da região Noroeste do Estado não podem perder o III Fórum de Turismo Rural – Turismo Rural Fortalecendo Nossas Raízes. O evento, que acontece nesta quarta-feira (10), na 49ª Expoingá, vai reunir palestrantes e empreendedores para troca de experiências e debater sobre o segmento que tem se destacado na economia paranaense.

O Fórum é promovido pela Sociedade Rural de Maringá, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu).

O evento é direcionado para produtores que exploram a atividade de turismo rural nas suas propriedades e, ainda, quem pretende empreender no segmento. Também se estende ao público em geral, que pode conhecer os encantos naturais e culturais que o Paraná oferta nos municípios do Interior. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente neste link.

Ao realizar esse tipo de atividade em uma das mais importantes feiras do agro paranaense, a Setu e os organizadores vão aprofundar os temas relacionados ao segmento.

“Essa interação entre quem produz turismo rural, o poder público e as instituições rurais têm três importantes eixos. O primeiro é a discussão e proposituras de crescimento do setor a partir da troca de experiências. O segundo é a capacitação. E o terceiro é a diversificação. Incentivar o surgimento de novos empreendimentos”, diz Marcio Nunes, secretário de Turismo.

Leia Também:  Com grandes obras concluídas em 2024, DER-PR moderniza infraestrutura da região Oeste

FÓRUM – O evento contará com quatro palestrantes: Virlene do Amaral Jardinetti, engenheira agrônoma e produtora rural; Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba; Maria Lucilla de Faria, presidente da Associação dos Produtores da Canastra (MG) e mestre queijeira; e Terezinha Busanello, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR.

Um dos assuntos será a Rota das Lavandas, apresentado por Terezinha. “A ideia é conhecer as propriedades que integram essa rota, os requisitos para fazer parte do turismo de experiência, e despertar o interesse de novos agricultores”, afirma. Ela foi criada em 2022. Atualmente, quatro propriedades e um laboratório da Universidade Estadual de Maringá (UEM) integram o circuito.

Durante a atividade, o IDR-Paraná também fará uma entrega simbólica de placas para produtores da Rota do Queijo, que envolve toda a cadeia produtiva de leite do Paraná, região turística com 31 municípios, sediada em Maringá, e a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba vai mostrar como Campina Grande promove a tradicional festa de São João.

Leia Também:  Primeira biografia da Baronesa do Serro Azul será lançada no Palacete dos Leões nesta sexta

“Vamos trazer cases de sucesso, trocar experiências, buscar informações por parte dos produtores para desenvolver na sua propriedade o negócio de turismo rural. Convidamos todos para participar que teremos muitas novidades”, completa Daniele Bertaglia Begosso, coordenadora de Referência do Turismo Rural do IDR-PR.

ENCANTOS DOS IPÊS – Outro atrativo turístico em debate será a Instância de Governança Regional (IGR) Encantos dos Ipês, representada durante o III Fórum de Turismo Rural pela presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclezia de Araújo. O destino é uma das regiões turísticas da região Noroeste do Paraná.

“Desde a sua criação, em 2022, muita coisa melhorou”, diz a presidente. “Tudo isso será mostrado durante o Fórum, um encontro de pessoas focadas no desenvolvimento sustentável da nossa região”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR e MPPR cumprem 101 ordens judiciais contra grupo criminoso que distribui drogas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador entrega 39 veículos e libera R$ 117 milhões para helicópteros e blindados da PM

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA