NOVA AURORA

PARANÁ

Disney Magic Run reuniu cerca de seis mil pessoas para corrida e caminhada em Curitiba

Publicado em

O Paraná recebeu neste domingo (4) uma das maiores corridas de rua  do Brasil, a Disney Magic Run. O palco foi Curitiba e teve a participação de cerca de 6 mil pessoas. O evento, que teve o apoio do Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná, atraiu turistas de 148 municípios paranaenses e de 18 estados, com registros de inscrições oriundas de Portugal também. Os turistas representam quase metade do total de inscritos (mais de 43%).

Os percursos de corrida e caminhada aconteceram dentro do campus da Universidade Positivo, com receptivo montado no ViaSoft. Dentro desse espaço, o Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do governo estadual, atraiu centenas de pessoas, durante o fim de semana. 

Mais de 500 pessoas levaram para casa uma lembrança em foto tendo como fundo atrativos turísticos, como Vila Velha (nos Campos Gerais), Cataratas do Iguaçu (em Foz do Iguaçu), o Centro Histórico de Curitiba e a linha de trem que leva turistas da Capital a Morretes, pela Serra do Mar.

Está foi a primeira vez que o Paraná sediou a corrida com os personagens mais famosos do mundo, evento que normalmente acontece em São Paulo. A família paulista de Mauricio Torti, inclusive a cachorrinha de estimação, veio a Curitiba para não perder a tradição de participar do evento e escolheram registrar uma foto com o fundo do Centro Histórico de Curitiba no estande do Viaje Paraná. 

“Já conhecíamos Curitiba, que é uma cidade maravilhosa, mas dessa vez estamos hospedados aqui somente por causa da corrida”, disse Torti.

Leia Também:  Prazo de matrículas em escolas da rede estadual é prorrogado para 17 de novembro

“Isso mostra que estamos no caminho certo, conseguindo colocar o Estado do Paraná em grandes eventos nacionais e internacionais. Temos o que mostrar e prontos para nos tornar destino turístico em diversos estilos”, destacou o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, reforçou que a proposta de mostrar grandes atrativos turísticos em forma de registro fotográfico deixou nos participantes da corrida de rua aquele desejo de voltar ao Estado. 

“Ao levar uma fotografia com o fundo das Cataratas do Iguaçu, do passeio de trem ou do parque Vila Velha e Curitiba desperta a vontade de quero mais e de vir novamente ao Paraná para visitar de perto essas paisagens maravilhosas, com serviços bem prestados ao turista”, destacou.

TURISTAS – Moradora de São Paulo, Amanda Ward aproveitou o fim de semana da corrida para conhecer pontos turísticos de Curitiba. “Conhecemos o Jardim Botânico, lugar fantástico, limpo e que não cobra entrada. Conhecemos também o Parque Tanguá e a Ópera de Arame e ficamos encantados com tudo”, afirmou.

Também paulista, mas moradora de Curitiba há muitos anos, Giane Tâmara, destaca o bom momento em que o Estado vive com o turismo. “Nós temos Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, a nossa Capital, todos com muitos atrativos fantásticos para se visitar. O Paraná está se tornando mesmo um destino do turismo no Brasil”, disse.

ESPORTE E SAÚDE – Com corrida e caminhada, o Disney Magic Run é a união do esporte e saúde com o turismo e o entretenimento. Os participantes são animados durante todos os percursos pelos personagens mais famosos do mundo.

Leia Também:  Ratinho Junior lidera missão à Índia em busca de soluções de inovação e tecnologia

Amante da corrida, o curitibano Michel Schelbauer conta que teve a oportunidade de participar de uma Disney Magic Run pela primeira vez porque ela aconteceu na capital paranaense. 

“É um evento mágico mesmo, porque enquanto eu corria, a família aproveitava de outra forma. Outra coisa legal é que enquanto eu corria, já conheci uma pessoa que não é daqui, ficamos amigos, trocamos contato, muito legal isso”, disse.

“A Disney é algo muito distante para muitos e esses personagens estarem aqui, do nosso ladinho, é até uma obrigação nossa prestigiar esse evento que acontece pela primeira vez no sul do país”, lembrou o morador de Paranaguá, Gustavo Araújo. 

A corrida teve início com a largada de participantes na categoria “PCD” (pessoas com deficiência). O aquecimento começou às 6h30, com a largada às 7h. 

Os que caminharam se aqueceram às 7h e partiram às 7h30. O trajeto foi dentro do campus da Universidade e nas ruas próximas. No percurso de 5 km, a idade mínima foi de 15 anos, completados em 2024. Para a caminhada, foram aceitas inscrições a partir de 2 anos, completos em 2024.

A Disney Magic Run Curitiba contou com a apresentação da Caixa Econômica Federal, patrocínio da Universidade Positivo e Arlequim, e apoio do Colégio Positivo, ParkShoppingBarigüi, Vitao Alimentos, Viaje Paraná e Grupo RIC. A realização do evento é da AirPromo e da Global Vita Sports.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Ratinho Junior lidera missão à Índia em busca de soluções de inovação e tecnologia

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Mês da Mulher: conheça a engenheira responsável pelos investimentos urbanos do Estado

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA