PARANÁ
Dinâmica e experimental, “Coletiva” é a nova exposição do MAC-Paraná
Publicado em
29 de julho de 2024por
Itajuba TadeuO Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) abre nesta quarta-feira (31), às 19h, a exposição “Coletiva”. A mostra reúne trabalhos de artistas que participaram da Sala Aberta, um projeto da instituição que recebeu a ocupação de nomes como Coletivo Brutas, Rimon Guimarães e Nicholas Steinmetz. Nesta nova etapa, os artistas vão exibir suas obras na sala que, nos últimos meses, foi marcada por seus processos de criação. A cerimônia de abertura terá entrada livre e gratuita, acessível pela rampa caracol do Museu Oscar Niemeyer (MON).
Durante a Sala Aberta, cada artista e coletivo ocupou o espaço em seu respectivo período para apresentar seus trabalhos e criar situações de interação com o público. A mostra “Coletiva” repercute cada uma dessas ocupações, formando uma exposição colaborativa, com 24 trabalhos que proporcionam ao público um olhar resolutivo sobre os processos de criação e pesquisa de cada artista.
Além do Coletivo Brutas, Rimon Guimarães e Nicholas Steinmetz, a mostra incluirá trabalhos dos artistas Izadora Figueiredo, Luiz Moreira e Akhan. Como estudantes, eles acompanharam e participaram dos processos em suas diferentes fases e, agora, exibem seus trabalhos individualmente como artistas.
Atualmente funcionando em salas do Museu Oscar Niemeyer, o MAC Paraná promove a exposição na Sala 9 do MON. O museu recebe visitantes de terça a domingo, das 10h às 18h, e oferece entrada gratuita às quartas-feiras. “Coletiva” fica em exibição até 3 de novembro.
A MOSTRA – A curadoria é assinada pela diretora-geral do MAC Paraná, Carolina Loch, e a diretora artística, Joanes Barauna, que acompanharam de perto os processos criativos da Sala Aberta. “Este projeto reafirma o compromisso do museu com a inovação e a inclusão de diferentes agentes, celebrando situações artísticas como um meio potente de diálogo e ação”, afirmam as curadoras.
Elas ressaltam o caráter dinâmico e experimental da mostra, que convida o público a participar ativamente, transformando esse espaço tradicionalmente expositivo em um ambiente de descoberta e envolvimento, a partir da utilização de uma variedade de mídias.
“Coletiva” apresenta marcas dos artistas que ocuparam a Sala Aberta. O Coletivo Brutas, primeiro a utilizar o espaço, deixou gravada na parede a frase “eu estou aqui por sua causa”, que se manteve inalterada ao longo das três fases de ocupação. Sob essa inscrição, uma extensa pintura de Nicholas Steinmetz cobre parte da parede com várias camadas de tinta, construída sobre as cores deixadas no espaço por Rimon Guimarães.
Na prática, a Sala Aberta introduziu atos disruptivos no espaço institucional, oferecendo novas perspectivas sobre a arte contemporânea e atraindo um público ávido por novidades. Os artistas propuseram performances variadas, incluindo sessões de desenho vivo, apresentações musicais acústicas e com DJs, degustações de café e chocolate, exibições de moda, práticas de boxe e sessões de videoinstalação.
COLETIVO BRUTAS – Primeiro a ocupar a Sala Aberta, em abril de 2024, o Coletivo Brutas é formado por cinco mulheres curitibanas: Erica Storer, Estelle Flores, Gio Soifer, Jéssica Luz e Pac Calory. Surgido em 2016, o grupo propôs uma reflexão sobre o ciclo de vida dos projetos artísticos, mantendo uma programação de atividades especiais e interações com o público ao longo da ocupação.
Durante o período em que ocupou este espaço, a relação entre museu, público e obra foi posta em evidência. Os trabalhos, que inicialmente convidavam o público à interação, foram gradualmente substituídos por fotografias, vídeos e outras formas não interativas, expandindo a presença dessas obras além da própria exposição.
RIMON GUIMARÃES – Curitibano, artista multidisciplinar e autodidata, Rimon iniciou sua jornada artística com lambe-lambes e colagens, expandindo seu repertório para incluir pintura, desenho, gravura, fotografia, vídeo, instalações, performances, áudio e moda. Ele é conhecido por seus murais coloridos, com trabalhos em mais de 27 países.
- Secretaria da Cultura promove ciclo de diálogo com a sociedade na próxima terça-feira
-
Balé Teatro Guaíra abre o mês de agosto com o espetáculo “Contraponto” no Guairão
Durante sua ocupação, Rimon exibiu a mostra individual “Adaptabilidade”, que fez referência aos processos do artista de adaptar sua arte em diversas superfícies, matizes e espaços.
NICHOLAS STEINMETZ – Artista paulistano que passou grande parte de sua vida em Curitiba. Iniciou sua carreira artística em 2016, dedicando-se à criação de histórias em quadrinhos e publicações independentes. Atualmente, desenvolve um imaginário próprio por meio de pinturas e desenhos.
Durante sua ocupação, Steinmetz propôs um ateliê aberto ao público, permitindo interações diretas com os visitantes. Um extenso número de obras foi criado em tempo real, enquanto o público explorava os 400 metros quadrados da Sala Aberta. Trabalhando com madeira e utilizando técnicas de pintura em camadas, sua produção refletiu estudos sobre corpos e movimentos, bem como os processos poéticos e físicos da pintura.
ESTUDANTES – O projeto Sala Aberta selecionou três estudantes de Artes para acompanhar os processos criativos junto aos artistas e à equipe educativa do museu. “Coletiva” é um encontro não só das três ocupações, mas também dos artistas que assessoraram os convidados na condição de estudantes. A mostra contará com trabalhos produzidos pelos selecionados, que desde abril acompanharam as diferentes fases dos processos criativos.
Izadora Figueiredo acompanhou o Coletivo Brutas em abril. Mestranda em Artes na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), sua pesquisa articula collage art e composição cênica. Luiz Moreira trabalhou com Rimon Guimarães entre maio e junho. Também mestrando em Artes na Unespar, ele explora paisagens por meio de fotografia, pintura, escultura e videoarte. Akhan, nome artístico de Robert Rodrigues, acompanhou Nicholas Steinmetz entre junho e julho. Estudante de Licenciatura em Artes Visuais na Unespar, ele investiga identidade e experiência preta por meio do desenho.
Serviço:
Mostra “Coletiva”, com os ocupantes da Sala Aberta
Abertura: quarta-feira, 31 de julho, às 19h
Acesso gratuito pela rampa caracol
Visitação: de 1º de agosto a 3 de novembro.
Sala 9 do MAC no MON
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba
Terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Acesso gratuito toda quarta-feira.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
Published
4 horas agoon
17 de abril de 2025By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município.
Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.
“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba.
MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.
As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.
“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.
DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.
Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen.
No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Fonte: Governo PR

Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos

Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’

Ações educativas da Copel valorizam patrimônio arqueológico do Paraná
PARANÁ


Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor...


MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos
Em abril, o programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado ao público maior de 60 anos,...


Ações educativas da Copel valorizam patrimônio arqueológico do Paraná
A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’
Clara, filha de Graciele Lacerda, de 44 anos e de Zezé Di Camargo, de 62, encantou a web nesta quinta-feira...


Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’
Flor Gil, neta de Gilberto Gil e filha de Bela Gil e JP Demasi, lançou oficialmente seu primeiro álbum da carreira, Cinema Love, nessa quarta-feira (16)....


Bianca Biancardi, irmã de Bruna, exibe clique fofo com Mavie: ‘Titia coruja’
Bianca Biancardi, de 28 anos, encantou os seguidores ao publicar um novo clique fofo com a sobrinha Mavie, de 1...
ESPORTES


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...


Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão
Em um confronto disputado no Estádio Beira-Rio, o Palmeiras derrotou o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍCIA6 dias ago
PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Londrina e Região pedem investimentos em infraestrutura e maquinário
-
POLÍCIA6 dias ago
PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste