NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos de Aventura e Natureza: oito eventos agitaram quadro cidades do Litoral

Publicado em

A etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) – Festival de Inverno segue movimentando o litoral paranaense. Neste fim de semana (27 e 28), a programação levou oito eventos, sendo cinco de participação e três campeonatos, a quatro municípios. Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Guaraqueçaba foram as sedes do penúltimo fim de semana do festival, promovido pelo Governo do Estado em parceria com as respectivas federações.

Esta etapa dos Jogos de Aventura e Natureza teve início em 7 de julho e segue no Litoral até 8 de agosto. No próximo e último fim de semana da fase será disputada a 3ª Etapa da Taça Brasil 5000 de Surf, no Pico de Matinhos (5 a 8 de agosto).

A última etapa dos JANs 2024 será realizada no Vale do Iguaçu, no Sudoeste do Estado, com municípios ainda sem definição, entre 14 e 22 de setembro.

“Em um período de baixa frequência turística, os JANs estão levando mais de 5 mil atletas à região, disputando várias modalidades esportivas em terra, ar e água. O objetivo é utilizar o esporte como indutor do turismo, da geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma Tiago Campos, diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), responsável pelos JANs.

Leia Também:  Com apoio do Estado, projeto que estimula produção de mel em Morretes completa um ano

Destaques do último fim de semana

TEQBALL – Com 29 atletas inscritos, foi disputado o Campeonato Paranaense de Teqball, na Arena Vicente Gurski, em Matinhos. As categorias foram: dupla masculina (adulto), dupla feminina (adulto), dupla mista (adulto), individual feminino, individual masculino e escolar (de 12 a 17 anos). Confira os resultados abaixo.

MOUNTAIN BIKE – Em Pontal do Paraná, a 4ª etapa da Copa Ninja de Mountain Bike foi um grande sucesso, com 850 atletas largando nas modalidades mountain bike (450), speed (100) e corrida de rua (300). 

No sábado (27), o torneio teve início com as disputas das categorias elite masculino e feminino (idade livre), sub-30, expert, master A, master B, senior A, senior B, veterano A, veterano B e veterano C. No domingo (28), foi a vez da Etapa Rainha, com a definição das categorias kids, ciclo turismo, light, PCD, e-bike, sport, pro e elite. Confira AQUI os resultados de cada uma das baterias.

SURF – A 3ª Etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador foi realizada na Praia Brava de Guaratuba. O torneio da Federação Paranaense de Surf distribuiu R$ 12 mil de premiações entre as categorias sub-12, sub-14, sub-14 feminino, sub-16, sub-16 feminino, sub-18, universitário, Curitiba, Master, Grand Master, Open e Open feminino.

Os resultados ainda não foram divulgados pela organização e devem aparecer em breve na página do instagram da federação.

Leia Também:  Pedreira do Atuba: audiências e consultas públicas receberam 743 contribuições

EVENTOS DE PARTICIPAÇÃO – Além dos campeonatos, foram realizados cinco eventos de participação. Em Pontal do Sul, 50 pessoas participaram de uma apresentação da modalidade Lite Cross. Em Guaraqueçaba, a pista de skate esteve à disposição da comunidade e em Pontal do Paraná foi realizada aula de taekwondo e vôlei de praia escolares.

JANS – Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

Veja os resultados do Teqball:

Categoria escolar

1º – João e Erick 

2º – Eduardo e Matheus

Dupla masculina

1º – Kachel e Patrick 

2º – Jhonatan e Itagibe 

3º – Eduardo e Matheus

Dupla feminina

1º -Vitória e Giovana

Individual masculino

1º – Patrick

2º – Jhonatan 

3º – Kachel

Dupla mista

1º – Victor e Melissa 

2º – Jhonatan e Ana Luiza 

3º – João e Giovana

Individual feminino

1º – Melissa

2º – Ana Luiza

3º – Vitória.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado faz repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

Leia Também:  Multinacional alemã Horsch confirma Paraná como polo estratégico para produção e exportação

“Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”, completou ele.

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  DER-PR informa que Estrada da Graciosa será bloqueada a partir das 19h desta quinta-feira

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA