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Alunos de universidades estaduais podem fazer disciplinas de pós da UFPR

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Estudantes dos cursos de mestrado e doutorado das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro) podem se inscrever, até 31 de julho, em seis disciplinas complementares ofertadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). As matérias abrangem conteúdos relacionados aos seguintes temas: meio ambiente, filosofias da ciência e da tecnologia, ética, escrita acadêmica em inglês e produção de gêneros acadêmicos.

Denominado de Disciplinas Transversais, a participação das universidades ligadas ao governo estadual foi articulada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O projeto contribui para a troca de experiências entre professores e estudantes e a melhoria contínua dos diferentes programas de pós-graduação envolvidos no projeto.

Os estudantes podem se matricular nas matérias por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da instituição à qual são vinculados. As aulas serão ministradas por professores da UFPR e por docentes convidados de universidades públicas e privadas na modalidade de ensino a distância (EaD), com encontros ao vivo e registro de presença pela plataforma Moodle, disponível depois que o aluno fizer a matrícula.

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As disciplinas de Filosofias da Ciência e da Tecnologia e Escrita Acadêmica em Inglês, por exemplo, contam, respectivamente, com docentes da Unioeste e Universidade Federal de Minas Gerais, e de duas universidades americanas, Universidade de Oklahoma e Universidade do Arizona. A primeira disciplina irá abordar as principais discussões no campo da filosofia sobre a produção científica e os reflexos dessa atividade na sociedade.

Já a segunda tratará sobre técnicas fundamentais para a escrita de artigos científicos na língua inglesa, com o uso de modelos e exemplos práticos.

As demais disciplinas irão abordar os princípios legais a respeito do uso da biodiversidade brasileira em pesquisas, como conservação e uso sustentável; o estudo de conceitos que envolvem a relação da humanidade com o meio ambiente, tendo em vista a evolução de políticas ambientais, a urbanização e as mudanças climáticas; os valores éticos e discussões que envolvem a pesquisa científica e as repercussões sociais da atividade; e as técnicas de produção de textos acadêmicos, contemplando assuntos como linguagem, organização e revisão.

O coordenador de Ensino Superior na Seti, Fabiano Gonçalves, destaca a importância da iniciativa para a formação acadêmica de estudantes de programas de pós-graduação das universidades estaduais. “As disciplinas transversais viabilizam que professores que dominam uma determinada área possam oferecer essa experiência para estudantes de todo o Estado, o que integra docentes e estudantes e contribui para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Paraná”, afirma.

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Ao todo, são nove disciplinas ofertadas no projeto de maneira alternada em cada um dos semestres letivos. O aproveitamento dos créditos obtidos com a realização das matérias não é automático e fica a critério do colegiado de cada programa de pós-graduação vinculado.

Serviço:

Projeto Disciplinas Transversais – 2º Semestre de 2024

Inscrições: até 31 de julho

Público: estudantes de mestrado e doutorado

UEM

Responsável: Luciane Menchon Moura (agente universitária)

Telefone: (44) 3011-4364

E-mail: dpgapoiopos@gmail.com

UEPG

Responsável: Simone de Fatima Flach (diretora de pós-graduação)

Telefone: (42) 3220-3261

E-mail: dpg@uepg.br

Unicentro

Responsável: Andressa Galli (diretora de pós-graduação)

Telefone: (42) 3621-1378 / (42) 3629-8313

E-mail: propesp@unicentro.br

Unioeste

Responsável: Larissa Inês Squinzani (agente universitária)

Telefone: (45) 3220-3039

E-mail: prppg.transversal@unioeste.br

Fonte: Governo PR

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1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

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Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.

Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.

Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.

“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.

Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.

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Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.

Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.

CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.

“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

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O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.

A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.

“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.

CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.

As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.

Fonte: Governo PR

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