NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar amplia produção de água no Norte Pioneiro com aumento da vazão de poços

Publicado em

A Sanepar está ampliando a capacidade de produção de água tratada em seis municípios do Norte Pioneiro, com novos poços e aumento de vazão em unidades já existentes. Em Rancho Alegre, o poço de menor vazão do sistema, que hoje opera com menos de 2 litros de água por segundo, terá sua vazão aumentada. Atualmente o poço representa menos de 10% da vazão do sistema. “A expectativa é de que o poço triplique sua capacidade, passando a  representar cerca de 30% da vazão total. Isso ajudará a garantir o abastecimento com tranquilidade, inclusive em períodos de estiagem e calor intenso”, destaca o gerente da Sanepar na região, Thiago Henrique Bueno.

Em Santa Mariana, a Sanepar investe R$ 900 mil no aumento da produção de água para o distrito de Panema. Em Ribeirão do Pinhal, há uma obra prevista para perfuração de mais um poço no sistema, além da operacionalização de novos poços em São Sebastião da Amoreira e em Curiúva.

Leia Também:  Paraná apresenta potencial produtivo de aves e suínos a autoridades chinesas

Sanepar entrega mais de 100 quilos de material reciclável para programa da Alep

Da mesma forma, a Companhia segue investindo e trabalhando para expandir os sistemas de abastecimento de água na região. Recentemente, a Sanepar também ampliou o abastecimento no município de Assaí, colocando em operação um novo poço no sistema. Perfurado no Aquífero Guarani, o poço representa um aumento de 20% na capacidade de produção de água do sistema.

TESTE OPERACIONAIS – Os testes para aumentar a vazão do poço em Rancho Alegre iniciam nesta segunda-feira (8) e devem ser concluídos na sexta-feira (12). Durante esse período, a distribuição de água pode ficar comprometida na cidade. Para evitar que ocorra desabastecimento, a Companhia pode utilizar caminhões-pipa para complementar a demanda da população. Os serviços sempre serão iniciados às 9 horas e finalizados até as 17 horas. É importante reforçar que, em situações como esta, a Sanepar orienta que se faça uso da água, priorizando alimentação e higiene pessoal, sem desperdícios.

Leia Também:  Museu Paranaense inaugura mostra individual de Nina Lins no Espaço Vitrine

ATENDIMENTO – Caso o cliente tenha dúvidas ou queira mais informações, deve entrar em contato por um dos canais oficiais de atendimento da Companhia. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Mais informações também estão disponíveis no aplicativo para celular Sanepar Mobile ou no site: www.sanepar.com.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Governo do Paraná e prefeitura vão construir nova ponte em Cianorte

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Paraná apresenta potencial produtivo de aves e suínos a autoridades chinesas

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA