NOVA AURORA

PARANÁ

Piana participa da entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná a Paulo Pennacchi

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa (Alep), da solenidade de entrega do título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao empresário Paulo Hermínio Pennacchi.

Nascido em Minas Gerais e radicado em Arapongas, Pennacchi construiu uma carreira de sucesso no Norte do Estado no ramo de alimentos e, também, com iniciativas voltadas à área social.

Piana destacou que a trajetória de vida de Pennacchi o credenciaram para receber a honraria do Poder Legislativo, chancelada pelo Executivo estadual. “Esse é um homem sério, responsável e que tem feito um trabalho social fantástico”, ressaltou.

“Além disso, agora é meu conterrâneo, porque eu também recebi com muita honra esse título. A partir de agora, além da amizade que nós temos, somos cidadãos deste Estado pujante, que nos acolheu e que acolhe todos que aqui chegam”, finalizou Piana.

Para Pennacchi, receber o título de Cidadão Honorário do Paraná é um privilégio. “Uma honra muito grande, o menino que veio de Minas Gerais com 6 anos de idade, que chegou em Arapongas, e agora ser homenageado aqui. Fizemos nossa família aqui, o meu pai veio criar os filhos aqui, e estamos trabalhando, defendendo os interesses do Paraná”, afirmou Pennacchi.

Leia Também:  Saúde registrou 17,2 mil hospitalizações de casos de síndromes respiratórias em 2023

“Nós começamos uma empresa com 15 metros quadrados, em 1962. A empresa cresceu, prosperou, gerou centenas de empregos. Temos também um trabalho social que abrange milhares de crianças, então só temos que agradecer”, concluiu.

O projeto de lei que concedeu o título foi proposto pelos deputados estaduais Pedro Bazana e Tiago Amaral e sancionado pelo governador Ratinho Junior. A honraria é concedida às pessoas com reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, que tenham prestado relevantes serviços de abrangência estadual e de contribuição significativa para todo o Estado do Paraná.

TRAJETÓRIA — Paulo Hermínio Pennacchi é formado em Economia pela antiga Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), incorporada em 2013 como campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Envolvido com a área social, ingressou no Lions Club Arapongas, clube voltado a ações sociais, em 1972, o qual presidiu duas vezes. A instituição foi responsável pela construção da Escola Especial Lions Clube de Arapongas – Modalidade Educação Especial, tendo como mantenedora a Apae.

Leia Também:  R$ 3,76 milhões em créditos do Nota Paraná foram transferidos para pagar o IPVA 2024

O clube fundou também a Casa do Bom Menino, que funcionou por 27 anos como casa lar, acolhendo crianças da região. Em 2005, as antigas casas foram transformadas em salas de aula para atividades de contraturno escolar, nascendo o Projeto Crescer, que começou com 65 alunos.

Com duas unidades, atualmente possui mais de 900 alunos provenientes de famílias de baixa renda, cursando do 4º ao 9º ano, em escolas públicas. São oferecidos cursos e oficinas voltados ao desenvolvimento humano e profissional.

PRESENÇAS — Participaram da solenidade as desembargadoras do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo e Lídia Maejima; o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone; o vice-presidente do Sistema Fiep, Irineu Munhoz; o presidente em exercício da Fecomércio, Ari Faria Bittencourt; o governador do Distrito DL6 do Lions Internacional, Mauro Sérgio Ribeiro, entre outras autoridades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Após quarta animada, palcos Sunset têm programação intensa em Caiobá, Guaratuba e Pontal

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Adultos e crianças participam de passeio ciclístico pela orla revitalizada de Matinhos

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA